Xarope de beterraba para curar TOSSE, ANEMIA e PNEUMONIA

Você já ouviu falar de xarope de beterraba. Ele é muito eficaz no tratamento de anemia e pneumonia. Continue lendo o artigo e aprenda como fazer.

Ele é um aliado incrível para te ajudar a combater os sintomas de gripes e resfriados, muitas pessoas nem imaginam que esse prato do nosso dia a dia pode virar o xarope de beterraba.

Neste artigo falaremos de todos os benefícios e atuações do xarope de beterraba, além de te passar receitas incríveis para que você possa realizar o tratamento natural de tosses, gripes, anemias e pneumonias, veja a baixo.

Para que serve e como fazer xarope de beterraba

A beterraba, cujo nome científico é Beta vulgaris L., é a raiz de uma hortaliça tuberculosa oriunda do continente africano. Atualmente ela é comercializada e consumida no mundo todo. Sendo muito comum na alimentação do brasileiro.

O seu consumo pode ser feito de diversas formas, mas poucas pessoas sabem que é possível preparar um xarope de beterraba a partir dessa raiz. Este xarope possui aplicações medicinais incríveis, principalmente por conta dos componentes nutricionais encontrados na mesma:

  • Vitamina A
  • Vitamina B
  • Vitamina C
  • Ferro
  • Cálcio e Magnésio
  • Betaína

Portanto, a beterraba é capaz de aumentar a sua imunidade, manter a sua pele e cabelos saudáveis, diminuir a sua pressão arterial e proteger o seu coração.

Ao consumir o xarope de beterraba, você poderá utilizar todos os componentes listados acima como forma de tratar gripes, tosses e demais problemas no sistema respiratório.

Porém, as aplicações do xarope não param por aí, por conta da beterraba ser rica em ferro e vitaminas essenciais para o nosso corpo, o xarope de beterraba também é muito útil para o tratamento de quadros de anemia.

O modo de preparo do xarope é muito simples. Você pode realizar o preparo apenas cortando a beterraba em pedaços pequenos, misturando com açúcar e deixando descansar por um dia.

Nos próximos tópicos abordaremos outras receitas e modos de preparo que podem potencializar a ação do xarope de beterraba, tornando-o ainda mais funcional para o seu corpo.

Receita de xarope de beterraba para tosse

A beterraba é uma raiz repleta de nutrientes essenciais para o nosso organismo. Além de conter altos níveis de Vitamina A e C, ela também possui substâncias que agem como anti-inflamatórios naturais.

A tosse geralmente está atrelada às gripes e resfriados, que serão combatidos pelas vitaminas e minerais contidos na beterraba.

Os anti-inflamatórios agirão acalmando o tecido que reveste a região da garganta, evitando que os sintomas de tosse piorem ou continuem.

O xarope de beterraba também é indicado para o tratamento de bronquites e inflamações no sistema respiratório.

O preparo do xarope deixa os nutrientes e componentes medicinais da beterraba mais concentrados, potencializando o resultado do tratamento.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

A receita para preparar o xarope de beterraba é bem simples:

  • Você vai precisar de uma beterraba grande e 2 colheres de açúcar
  • Corte a beterraba em pequenos pedaços e a misture com o açúcar
  • Guarde a mistura em um recipiente fechado, e deixe descansar por aproximadamente vinte e quatro horas.

Após esse período, um suco será formado. Recolha esse suco e armazene, consuma duas colheres de sopa três vezes ao dia, até os sintomas sumirem. A única contraindicação para o consumo do xarope de beterraba é para pessoas diabéticas.

Receita de xarope de beterraba para anemia

Geralmente a anemia está associada com baixos níveis de ferro, zinco e vitaminas essenciais. O ferro é um nutriente primordial para o seu corpo, porque ele está associado com a produção de células do sangue.

Se faltar este nutriente no seu organismo, várias funções do seu metabolismo serão debilitadas. Nesse cenário, o xarope de beterraba pode se tornar um grande aliado.

Pois, além de ser rico em ferro, possui altos níveis de Magnésio, Zinco, Vitamina B6 e outros componentes nutricionais incríveis que vão auxiliar o seu corpo a recuperar o vigor.

Para preparar o xarope de beterraba o processo é simples, e pode ser incrementado com outros ingredientes que te trarão força e energia. Veja a receita abaixo: 

Ingredientes:

  • Meia xícara de água
  • 2 unidades de beterraba picada ou ralada
  • Meia xícara de rapadura ralada

Modo de preparo:

  • Coloque a beterraba e a rapadura em uma panela com a água e leve para ferver
  • Após começar a ferver, desligue o fogo e aguarde quinze minutos
  • Filtre e guarde o xarope em um recipiente com tampa.

O recomendado é consumir entre uma e duas colheres de sopa por dia antes das principais refeições. Cabe salientar que diabéticos não devem consumir o xarope de beterraba por conto do elevado índice de açúcar.

Receita de xarope de beterraba para pneumonia

A pneumonia é uma doença do sistema respiratório que causa inflamação, podendo ser causada por infecção de bactérias ou vírus. Ela deve ser acompanhada de perto por um profissional da saúde, para que não haja piora no quadro.

O xarope de beterraba pode ser um recurso auxiliar e complementar ao tratamento proposto pelo médico. Pois a beterraba possui substâncias que irão turbinar o seu sistema imunológico, te auxiliando a vencer a infecção.

Além de ser rica em nutrientes que irão atuar na recuperação das suas células, te dando energia para vencer os sintomas de fadiga e mal-estar causados pela doença.

Por fim, a beterraba também possui substâncias que atuam como anti-inflamatórios naturais para o seu organismo. Atuando diretamente na recuperação dos seus alvéolos pulmonares e na recuperação dos tecidos que revestem o seu sistema respiratório.

Dessa forma, além de ajudar na renovação do seu sangue, a fim de eliminar os agentes infecciosos, o xarope de beterraba também te ajudará a combater a tosse e as dores causadas pela inflamação.

A receita do xarope de beterraba pode ser acrescida de certos ingredientes que te ajudarão a vencer a pneumonia ainda mais rápido. O ingrediente que sugerimos para este fim é a cebola, que além de auxiliar o seu sistema imunológico e a renovação do seu sangue, estimulará a vasodilatação.

Ingredientes:

  • Um litro de água
  • Uma beterraba grande picada
  • Uma colher de sopa de açúcar mascavo
  • 4 folhas de hortelã
  • Uma cebola pequena picada

Modo de preparo:

  • Coloque todos os ingredientes (exceto o açúcar) em uma panela com a água e leve ao fogo
  • Cozinhe até que todos os ingredientes desmanchem na água
  • Desligue o fogo e espere que a mistura esfrie
  • Coe a mistura
  • Coloque o suco para ferver novamente e acrescente o açúcar
  • Deixe cozinhar por mais alguns minutos e estará pronto

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios