Melhores remédios caseiros e naturais para a cura da sinusite

A Sinusite pode ser de origem alérgica, viral ou bacteriana, agindo como uma inflamação nasal.
Ela causa um grande incômodo, e pode lhe deixar até mesmo de mal humor. O recomendado é procurar otorrinolaringologista, mas além disso, existem precauções que podem ser tomadas. Descubra os melhores remédios caseiros e naturais que auxiliam na cura para sinusite.                      

A Origem da palavra vem do latim Sinus, que significa cavidade e do grego Ite, inflamação. Ou seja, ocorre uma inflamação das cavidades que estão localizadas na parte de atrás da testa, bochecha, olhos e nariz. Podem ser resultados de gripes ou resfriados.

Os sintomas podem acarretar em dor de cabeça, dificuldade para respira, cansaço, inchaço ao redor os olhos, coriza e até mesmo perda de apetite.  É necessário um diagnóstico, mas existem remédios caseiros para a sinusite, que podem auxiliar no tratamento.

10 melhores remédios caseiros para sinusite

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Com o seio da face inflamado, dor intensa, e com uma obstrução no nariz, o remédio caseiro para sinusite pode colaborar para sanar esse incomodo.

Especialistas indicam os remédios caseiros para auxiliar no tratamento dos sintomas sem ter que sair de casa, veja a seguir quais são:

·         Gengibre

O gengibre que já é utilizado na culinária, possui também a propriedade de curar sinusite, lhe auxiliando na cura da gripe, dor de cabeça, e tratamento de doenças respiratórias como a bronquite ou rinite.

Para preparar esse auxilio é necessário apenas ferver uma xícara de água com um pedaço de gengibre por cinco minutos. Logo após esse período você deve inalar o vapor transportado da fervura da água, isso irá colaborar na desinflamação das cavidades nasais.

O consumo do chá de gengibre, junto com outros ingredientes, pode ser um importante aliados para a desobstrução das vias áreas. Logo possível misturar mel, limão e alho auxiliando assim o alivio para a dor da sinusite.

·         Eucalipto

O chá de eucalipto pode ser consumido junto com o chá de gengibre, citado a cima, além de ser usado em inalação pode ser combinado com outros ingredientes.

 Ambas as formas podem curar sinusite e são simples de se usar, mas se for utilizar na inalação, acrescente cinco gotinhas de óleo de eucalipto em 1 litro de água fervente, em seguida é só inalar. Apenas fique atento, pois existem pessoas alérgicas a esse óleo.

  • Chá de Hortelã

O chá de Hortelã contém anti-inflamatórios e descongestionantes, que auxiliam na eliminação da secreção. É só ferver umas folhinhas da erva e tomar, se quiser, acrescente óleo de eucalipto.

  • Chá de Camomila

O chá de Camomila pode curar sinusite, pois ela aumenta a temperatura das vias respiratórias, auxiliando na descongestionamento. Além disso possui um grande poder na eliminação da secreção.

Além do consumo do chá você pode usar para inalar, ou misturar com um creme e aplicar no local massageando, irá auxiliar no desprendimento e liberação do nariz. O chá de camomila também tem o efeito de calmante o pode lhe auxiliar ou principalmente nas crianças, para terem uma boa noite de sono. 

  • Chá de Mel e Limão e alho Para Sinusite 

A combinação do chão de limão com mel tem o poder de diminuir a pressão facial. Logo a sua ação auxilia na desinflamação da mucosa.

É muito simples de ser feito, basta amassar um dente de alho e colocar em um copo com um pouco de suco de limão, ferva, e após coe, misture colheres de mel ao seu gosto e beba antes de dormir.

  • Suco de espinafre com hortelã

Uma colher de sopa de eucalipto, um copo de água de coco, 20g de espinafre, bata todos os ingredientes e após coar beba três vezes durante o dia. Isso irá curar a sinusite, e qualquer outro incomodo respiratório.

  • Óleo essencial de eucalipto

A mistura necessita de eucalipto, uma colher de sopa de sal, e 1 litro de água fervente. Junte todos os ingredientes em uma bacia grande, em seguida, cubra a cabeça nesse recipiente por uns 15 minutos.

A inalação do óleo irá auxiliar para o desprendimento das mucosas da parede do nariz e assim acabando com a sinusite.

  • Limpeza do nariz com soro

Esse remédio caseiro para sinusite precisará apenas de 200 ml de água morna, uma colher de sopa de sal e uma de açúcar, em seguida posicione suas narinas e jogue a água pelo nariz, ele irá aliviar a dor e soltar o muco inflamado.

  • Raiz forte

A raiz forte ajuda a dissolver o muco das narinas. Inale-a, de preferência ralada ou dissolvida com água, com uma narina por vez. Tenha cuidado pois a raiz forte pode causar muita ardência já que ela é parecida com uma pimenta.

  • Chá de Orégano

Misture uma colher de sopa de orégano seco a uma xícara de água, após a fervura misture tudo. Depois espere ficar em temperatura ambiente, beba ou faça a inalação se preferir.

Sempre busque auxílio médico para eu possa lhe indicar a medicação correta, se você estiver com um quadro grave de sinusite é possível que o médico solicite uma tomografia do nariz se for o caso.

Para que possa descobrir possíveis bloqueios que somente poderão ser tratados cirurgicamente. Ou receitando algum medicamento caso seja necessário.

Evite o remédio caseiro para sinusite se for gestante, ou se possuir algum problema no estômago, caso o contrário, ele é uma possível cura para sinusite e não há contraindicação. Os medicamentos auxiliam para a volta do fluxo da respiração e auxiliará para melhorar a qualidade de vida.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios