Proctologista o que é? O que faz? Qual a sua importância?

O Proctologista é o responsável em prevenir, detectar e tratar os possíveis problemas no intestino grosso, cólon, reto e ânus. Doenças que podem levar a morte, descubra o que esse importante profissional faz.

A etimologia do nome é bem interessante, o termo se originou do grego Proktós, que significa ânus, e ao se acrescentar o sufixo – gia que seria “estudo de”, teríamos o estudo de doenças retais. As junções destas duas etimologias criaram essa especialidade médica.

Importante especialista, é o responsável pelo diagnóstico, através de exames, de sangue ou toque, sobre a saúde da próstata. O câncer de próstata é uma das doenças que mais mata os homens no Brasil, logo, o proctologista é o caminho para a boa saúde.

Mas cabe saber que temos um novo termo sendo usado, Colo-proctologia, pois passou a incluir a abordagem de doenças do intestino grosso e delgado.

Além do tratamento de doenças, o Proctologista é responsável também pela prevenção do câncer de intestino, complicações digestivas como a prisão de ventre, doença divertículos do intestino, retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

Além dos exames clínicos ele faz o exame físico de toque retal, descubra nesse artigo sobre todas as doenças que ele pode tratar e qual o momento de você visitar o profissional.

O que é um Proctologista

 

Muitos pacientes ficam em dúvida, e se perguntando se ele é um Urologista, mas a resposta é não. São especialidades bem diferentes, enquanto o urologista vai tratar doenças relacionadas aos rins, bexiga, o Proctologista vai se encarregar de todas as disfunções do fim do sistema digestivo, como por exemplo a hemorroida.

Ele é o especialista responsável pelo tratamento de doenças dos órgãos finais do sistema digestivo como o intestino, reto e ânus. Ele irá fazer todos os exames necessário e também prescreve medicamentos caso haja necessidade.

O que faz um médico Proctologista

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

O Proctologista cuida de qualquer coisa relacionada ao intestino, reto, ânus seja apenas exames de rotina até a diagnósticos e possíveis tratamentos para graves doenças nessas regiões.

Conheça as suas peculiaridades profissionais, e quando é o momento de se procurar uma pessoa especializada. Ele te auxiliará no diagnóstico e tratamento das seguintes doenças:

Eczema Anal: É uma reação na pele com inflamação, ela pode surgir por vários fatores, como reação alérgica isoladamente ou agrupados. ·

Fissura anal: É uma ferida na pele que gera incômodo, um corte na região do ânus, podem aparecer em homens ou mulheres, as causas variam de dificuldade de evacuação ou outra causa comum é por inserção de objeto no ânus.   ·

Hemorroidas:  É a inflamação de veias no reto e que ficam doloridas e causam incômodo, podem ser internas ou externas. Abaixo temos outras doenças que do mesmo modo o Proctologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento, lembrado que, é responsabilidade do paciente ter a primeira preocupação com a própria saúde, então não subestime a necessidade dos exames de rotina.
·
• Fístula Anal, Tags da pele anal, Tromboses anais
• Abcessos Anorretais, Carcinoma Anorretal, Pólipos Anorretais
• Doenças Crônicas do Intestino
• Câncer de colo, Rastreio do Cancro do Cólon, Polipoide Colorretal.
• Condilomas, Criptite, Diverticulite
• Incontinência Fecal, Obstrução Intestinal (Ileus)
• Síndrome do intestino irritável
• Proctite, Proctologia
• Câncer retal, Doenças Retais
• Prolapso retal, Úlcera Retal
• Hérnia de Richter, Deficiência do esfíncter.

Você deve procurar um especialista quando sentir qualquer  desconforto, que incluem desconforto anal, ardor, secreção, sangramento, sensação ou dor na região do intestino, do reto e do ânus.

Posteriormente, ele irá te proporcionar um bom diagnóstico e um tratamento seguro, para isso irá solicitar os exames proctológicos para uma boa avaliação.

Alem disso é recomendado que homens acima de 50 anos procurem um médico proctologista, pois esse especialista é responsável pelo exame preventivo de câncer de próstata, ainda mais se for verificado casos dessa doença na família é aconcelhável iniciar os exames a partir dos 45 anos.

O cancêr de próstata é um dos que mais mata homens no Brasil por preconceito do exame ou falta dele, já que a doença é silenciosa. A saúde sempre deve estar em primeiro lugar, então com esas informações você já pode procurar o seu medico para realizar os exames necessários.

Qual a importância de consultar um médico Proctologista

 

A consulta com um proctologista é essencial para curar doenças mortais, não só apenas quando há sintomas, mas preventivamente, pois as doenças que surgem nesse sistema geralmente são silenciosas e quando surgem sintomas pode ser tarde para um tratamento eficaz.

Dessa forma, quando se tem sangramentos, hemorroidas, um médico clínico geral geralmente não estará apto para um diagnóstico.

Sendo assim necessário uma boa investigação para se chegar a um resultado. É para isso que precisamos desse especialista, ele é fundamental para o diagnóstico e tratamento de doenças do reto, intestino e do ânus.

Agora que você já sabe qual especialista procurar veja qual prorcedimento ele pode vir a utilizar, eles irão lhe auxiliar com a prevenção, detecção e tratamento de doenças do reto e ânus.

Para fins de diagnóstico, o proctologista utiliza métodos como proctoscopia (visualização do canal anal) e retoscopia (visualização do reto).

Há tambem a necessidade de que ele posa vir a recolher amostras de tecido, que são utilizados nos tratamentos de hemorróidas por exemplo, ou até mesmo exames de urina e de fezes, esses exames são de risco muito baixo e envolvem pouca ou nenhuma dor.

Mas se mesmo assim ainda sentir algum desconforto, você paciente pode solicitar uma injeção analgésica  e sedativa.

Enfim, o Proctologista pode tratar uma doença do trato digestivo inferior, e se for necessário, fazer cirurgia colorretal corretiva para reparos no cólon, reto ou ânus, tudo para proporcionar os melhores resultados aos pacientes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios