Jambo o que é? Para que serve? Quais os benefícios?

Neste artigo será discutido sobre a fruta jambo, a fruta que veio da Ásia e que está cada vez mais presente no brasil, uma importante fonte medicinal, descubra tudo sobre a fruta nesse artigo.

O jambo é repleto de benefícios para o corpo, pois o mesmo tem minerais essenciais como o ferro. Também possui vitaminas que auxiliam nosso corpo como a vitamina C que protege contra infecções virais e proteínas que ajudam nosso corpo a fazerem suas funções com eficiência.

No brasil há quatro espécies de jambo, com colorações diferentes, como nas cores rosa, vermelho, amarelo e verde, no entanto a mais vendida no brasil é o de cor rosa. Você precisa conhecer mais dessa incrível fruta!

Com efeito diurético o jambo pode auxiliar de alguma maneira para o emagrecimento pois você irá eliminar todo o liquido em excesso no seu corpo além de também ter um papel importe no controle da diabetes, descubra esses segredos nesse artigo, acompanhe!

O que é jambo?

 

Jambo é uma fruta da espécie do Jambeiro, a mesma tem origem asiática, encontrada na Malásia, entretanto no decorrer do tempo chegou ao Brasil. A fruta é encontrada principalmente em três regiões brasileiras que são o Norte, Nordeste e no Sudeste sua colheita é entre janeiro e março.

O jambo está classificado na família Myrtaceae, nesta família também estão presentes outras plantas frutíferas como a goiaba, a jabuticaba e também o eucalipto. As principais características que são apresentadas nessa família são:

  • Frutas com casca lisa e cerosa
  • Polpa consistente na cor branca
  • Sementes no interior arredondadas

A fruta Jambo é usada para métodos medicinais, curas de muitas doenças, quase todas as partes da fruta são usadas, há variação dependendo do país, o maior consumo é principalmente na índia e outros países asiáticos.

Porém as sementes do jambo são tidas como venenosas por terem ácido hidrociânico e alcaloide jambosina e é a única parte que não pode ser aproveitada.

Para que serve a fruta jambo?

 

O jambo é usado para o tratamento de uma série de doenças pois é rico em minerais como o ferro, fósforo, cálcio, potássio, esse último controla o sódio que consumimos não deixando o corpo o absorver em excesso e assim garantindo que não ocorra retenção de líquido e consequentemente o aumento da pressão arterial.

O jambo também possui vitaminas A, B e B2 além de uma grande quantidade de vitamina C. Além disso há várias proteínas na fruta que pode a vir serem uteis na questão de saciedade alimentar, assim consumindo jambo você terá menos fome.

Logo ele é excelente para o auxílio no emagrecimento, já que elimina agua em excesso e desincha, não permite acumulo excessivo de sódio e também da mais sensação de saciedade. Além disso O jambo serve para o tratamento e combate de enfermidades como por exemplo:

  • Auxilia no tratamento da diabetes, reduzindo a quantidade de glicose no sangue
  • É uma rica fonte de antioxidantes, não permitindo que os radicais livres oxidem as células e logo cause envelhecimento e câncer
  • Possui o efeito diurético, logo auxilia na eliminação de líquidos absorvidos em excesso, aumenta o fluxo de urina e previne o surgimento de cálculos renais e infecção urinaria
  • Tem ação antitérmica, ou seja, reduz a febre
  • Combate problemas estomacais, regulando as funções do intestino
  • Fortalecer o sistema imunológico com o alto nível de antioxidantes

Quais os benefícios da fruta jambo?

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

A fruta tem uma série de benefícios nos quais podemos citar:

  • Desintoxica o corpo e elimina impurezas:

O jambo tem substâncias que o conferem como diurético e assim auxiliam na eliminação de líquidos, acumulados excessivamente, a partir da urina, ajudando assim o sistema urinário a não criar pedras nos rins.

  • Melhora memória

Por causa da sua ação antioxidante a fruta auxilia na não oxidação do nosso corpo, fazendo com que os danos não regenerativos sejam menores, como por exemplo na morte de neurônios. Com isso também auxilia na prevenção do Alzheimer.

  • Combate a diabetes tipo 2

Pois possui polifenóis, essas substâncias ajudam no desenvolvimento do metabolismo, acelerando o uso da glicose e assim auxiliando na diminuição de níveis de açúcar no sangue.

  • Ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico

Pelo fato do jambo ter uma grande quantidade de vitamina C em média quatro vezes mais que a acerola que é campeã em quantidade da vitamina. Logo faz com que o sistema de proteção do corpo tenha uma ajuda mais que significativa. Essa vitamina também auxilia na reconstrução de tecidos, auxiliando assim o retardamento do envelhecimento

  • O jambo também ajuda na conservação a pele, unhas e cabelo, pois o mesmo tem presença da proteína do colágeno.

Há contras indicações de consumo?

 

Os frutos devem ser consumidos assim que são retirados do jambeiro pôs os mesmos são altamente perecíveis e podem escurecer sua polpa por causa da oxidação, mas nada que prejudique a saúde.

A única contraindicação de consumo é referente a suas sementes que são tóxicas, elas possuem ácido hidrociânico e alcaloide jambosina e não devem ser utilizadas.

Onde comprar o jambo?

 

Como qualquer outra fruta o jambo é encontrado em locas especializados de vendas de frutas ou em feiras, sendo mais fácil de se encontrar no nordeste, sudeste e norte onde há a maior produção da fruta.

Em outros locais do país é possível encontrar em mercado que possuem frutas de outros estados, mas o valor será bem mais elevado.

É possível também, comprar uma muda de jambeiro online, o valor de cada muda custa em medica 35 reais, é claro para plantar a mesma você terá que ter espaço no seu terreno ou jardim pois quando atinge a fase adulta ela atinge 15 metros de altura.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios