Chá de folha de goiaba: Conheça os benefícios dessa folha!

A goiaba é uma fruta muito saudável e que tem vários benefícios para nossa saúde. Mas você sabia que a folha de goiaba também pode ser muito benéfica?

Vamos conhecer um pouco mais sobre a goiaba: é uma fruta muito rica em nutrientes, vitaminas e antioxidantes. É considerada uma das frutas mais saudáveis para nosso organismo. Por isso é uma fruta muito versátil pois pode ser aproveitada inteira: fruto, sementes e folhas.

A folha de goiaba pode ser consumida em forma de chá. Igualmente pode ser usada como complemento para diversos tipos de tratamento. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre os benefícios desse chá mágico.

Os benefícios incríveis do chá de folha da goiabeira

 

São muitos os benefícios da folha de goiaba, pois ela é rica em antioxidantes, agentes antibacterianos, anti-inflamatórios e taninos. Também pode ser um analgésico natural.

É eficaz no tratamento de doenças devido a suas propriedades medicinais. Possui ação antifúngica e antimicrobiana sendo ótima para tratar problemas de infecção.

A folha de goiaba também tem função diurética que ajuda a diminuir inchaços e hemorragias no útero. Além disso, ajuda em disfunções menstruais e cólicas. Também é antisséptica com poder analgésico e cicatrizante.

Outro uso da folha de goiaba é para tratamento de pele e cabelos. Isso é devido às vitaminas A, B e C presentes na folha. Em contato com a pele ou couro cabeludo, ajuda a melhorar a circulação, nutre e aumenta a produção de colágeno.

 

5 benefícios do chá de folha de goiaba

Dentre seus inúmeros benefícios, podemos destacar:

1- Auxilia no emagrecimento
2- Alivia a diarreia
3- Ação antibacteriana e anti-inflamatória
4- Contribui com a redução do diabetes
5- Efeitos cardiovasculares

A seguir vamos falar sobre cada um dos benefícios da folha de goiaba, explicando como ela age. Logo após também ensinaremos como preparar o chá.

 

1- Auxilia no emagrecimento

Sua ação antioxidante ajuda muito a perder peso por esse ser um fator importante. Também é rica em fibras dando a sensação de saciedade e é muito pouco calórica.

A saciedade reduz o consumo de calorias pois a pessoa come em porções menores. Assim como retarda a absorção de carboidratos evitando que acumule mais gordura no corpo. E as fibras ajudam no melhor funcionamento do intestino.

 

2- Alivia a diarreia

O chá da folha de goiaba é eficiente no combate à diarreia. Isso porque contém compostos específicos que ajudam a eliminar certos tipos de agentes patogênicos. Também ajuda a inibir inúmeras bactérias que causam diarreia.

Muito eficaz também no alívio de dores abdominais resultantes da diarreia. Para isso é recomendado beber o chá em jejum pois o efeito é mais satisfatório.

 

3- Ação antibacteriana e anti-inflamatória

O chá da folha de goiaba possui forte ação antibacteriana sendo excelente para tratar doenças virais. Igualmente é usado para tratar infecções cutâneas, doenças respiratórias e intoxicação alimentar.

Também possui propriedades anti-inflamatórias devido ao seu alto teor de flavonoides. Um eficiente remédio natural para gripes, resfriados e dor da artrite.

 

4- Contribui com a redução do diabetes

O chá da folha de goiaba ajuda o corpo a regular naturalmente os níveis de açúcar no sangue. Isso porque seus componentes evitam a absorção de dois tipos de açúcares (maltose e sacarose). Contudo, não aumenta os níveis de insulina.

Além disso, o extrato da folha tem o poder de bloquear a alfa-glicosidase, uma enzima que diminui o amido e carboidratos na glicose.

 

5- Efeitos cardiovasculares

O chá da folha de goiaba beneficia todo o sistema cardiovascular. Auxilia na diminuição do colesterol LDL e triglicerídeos mantendo em equilíbrio. Também reduz a pressão arterial e batimentos cardíacos.

Igualmente melhora os lipídios sanguíneos, utilizado para administrar a gota e a hipertensão. Ajuda também a impedir uma enzima responsável por princípio de aterogênese. Essa doença resulta em vários problemas cardiovasculares.

 

Como preparar o chá da folha de goiaba

O preparo do chá pode se distinguir dependendo da causa. No entanto, o preparo comum é de 1 xícara de chá da folha e 2 xícaras de água. Ferva a água, adicione as folhas e deixe repousar com uma tampa por 15 minutos. Após, basta coar e beber.

Para tratar a diarreia ferva 30g de folhas. Após, acrescente um punhado de farinha de arroz em 1 ou 2 copos de água. Indicado beber 2 vezes ao dia.

Para perder peso basta beber o chá da folha de goiaba 1 ou 2 vezes por dia. A quantidade diária do chá vai depender do quanto você deseja emagrecer.

Para tratar feridas e infecções basta triturar algumas folhas e aplicar na parte afetada. Serve para prevenir infecções e acelera a cicatrização da pele.

 

Efeitos colaterais

Geralmente não apresenta efeitos colaterais e é seguro quando tomado moderadamente. Por vezes, pode gerar reações alérgicas, mas é raro. Não é indicado a ingestão de grande quantidade do chá.

Não se tem informações significativas sobre seu consumo na gravidez ou amamentação. Também pode interagir com alguns medicamentos.

 

Alguns cuidados

O consumo do chá da folha de goiaba não dispensa o tratamento médico. É aconselhável consultar um especialista sobre seu caso e verificar se a bebida pode mesmo beneficiar. Seu uso incorreto pode acarretar em prejuízos na sua saúde.

Quem sofre com prisão de ventre deve evitar esse chá pois pode agravar o problema. Assim como pessoas com diabetes devem ingerir com cuidado para não baixar demais os níveis de açúcar causando hipoglicemia.

Muito cuidado também quem sofre de uma doença do coração. Pois o chá diminui a frequência cardíaca e então pode causar problemas.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios