Quando Começam os Enjoos na Gravidez?

A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher. Mas junto com a alegria de estar esperando um bebê, podem surgir alguns sintomas desagradáveis da gestação, como o famoso enjoo na gravidez.

De acordo com os médicos, o enjoo na gravidez é um sintoma sentido cedo pela a maioria das mulheres. Ele começa a aparecer por volta da 5ª e da 6ª semana de gestação – ou seja, a partir do 2º mês da gravidez. Nem todas as mulheres grávidas sentem enjoos. Já outras gestantes, podem apresentar enjoo na gravidez, acompanhado de outros sintomas, tais como:

  • Vômitos
  • Aumento da sensibilidade nas mamas
  • Cansaço
  • Sono exagerado
  • Oscilações no humor, com presença de choros
  • Necessidade frequente de urinar

Motivos do Enjoo na Gravidez

 

Como já mencionado, o enjoo na gravidez, em geral, começa a partir do 2º mês da gestação. Mas muita gente tem dúvidas sobre o que causam os enjoos nas mulheres grávidas.  Destacamos alguns motivos para o enjoo na gravidez, são eles:

  • O organismo da mulher passa por uma grande alteração hormonal durante a gestação, que pode ocasionar os enjoos.

 

  • Outro motivo, acredita-se que o enjoo seja um sábio sinal da natureza. O enjoo na gravidez alertaria a mulher sobre a existência do processo de gestação.

 

  • As altas dosagens produzidas pelo organismo da mulher dos hormônios estrogênio e progesterona. Esses são considerados os principais responsáveis pelo enjoo na gravidez, que acontece na fase inicial da gestação.

 

Esses dois hormônios também são os causadores de outros incômodos na fase inicial da gestação. Entre eles: o sono excessivo e a sensação de fadiga.

  • O enjoo na gravidez também se trata de outra estratégia biológica. Ele evitaria de que a futura mãe ingerisse alimentos contaminados durante a gestação, fazendo mal a ela e ao feto, por isso as ,mamães precisam estar atentas aos alimentos não recomendados na gravidez.

 

  • A presença do HCG durante a gestação também ocasiona o enjoo na gravidez. Trata-se de um hormônio que só é produzido pelo organismo da mulher quando ela está grávida.

 

Além disso, muitas gestantes passam a sentir enjoos ainda mais fortes na gestação, entre a 6ª e 9ª semana de gravidez. Outras gestantes, no entanto, podem sentir enjoo na gravidez antes mesmo de saber sobre ela. Começam a enjoar já com o atraso da menstruação

 

O enjoo na gravidez ainda tem outra particularidade, ele costuma acontecer no período da manhã.  O enjoo na gravidez ainda costuma a ser mais intenso do que os enjoos estomacais, por exemplo.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como Aliviar o Enjoo na Gravidez

 

O enjoo na gravidez sentido por algumas mulheres pode ser realmente muito incômodo. Algumas podem sentir enjoos matinais todos os dias ou mesmo pelo dia todo, além disso, podem apresentar vômitos. Também o cheiro de certas comidas, perfumes ou produtos químicos podem fazer os enjoos aparecerem.

Mas, felizmente, existem algumas maneiras de aliviar a incômoda sensação dos enjoos sentidos na fase inicial da gestação. Costumam aliviar o enjoo na gravidez:

  • Comer biscoito de água e sal: algumas mulheres gestantes e, até mesmo, alguns médicos afirmam que ingerir alguns biscoitos de água e sal aliviam o enjoo na gravidez – principalmente, o matinal. Isso porque os biscoitos secos e salgados costumam reduzir a sensação de “estômago embrulhado”.

 

  • Comer menos e de forma mais saudável: isso também ajuda a reduzir o enjoo na gravidez. Uma dica é se alimentar a cada 2 horas, com alimentos leves. Com o estômago sempre trabalhando, a tendência é que a sensação de enjoo reduza.

 

  • Beber bastante líquidos: é outra maneira de reduzir o incômodo do enjoo na gravidez. Além disso, o organismo fica bem hidratado. Dê preferência para água ou sucos naturais.

 

Por outro lado, não consuma líquidos durante as refeições. Isso faz efeito contrário, ou seja, aumenta a sensação dos enjoos.

 

  • Não se deite após as principais refeições. Espere cerca de 1 hora. Isso porque com o ácido gástrico em funcionamento, os enjoos podem piorar, além de correr o risco de aparecerem refluxos gástricos.

Medicamentos para Enjoo na Gravidez

 

Algumas mulheres sentem enjoos de alta intensidade na fase inicial da gestação. Assim, alguns médicos podem receitar medicamentos que controlem esses enjoos.

 

Entre essas medicações mais receitadas estão: o Dramin B6, o Vonau e o Meclin. São medicamentos eficazes conta o enjoo na gravidez, além de não fazerem mal à gestação.

 

Porém, esses medicamentos possuem o efeito colateral de causar muito sono à paciente. Assim, gestantes que têm tarefas a cumprir durante o dia, podem acabar não usando esses remédios.

 

Uma novidade, no entanto, chegou recentemente ao mercado e ainda é desconhecida por muitas mulheres. Trata-se de pulseiras anti enjoos.

 

O produto é totalmente seguro – tanto para a gestante, quanto para o feto. As pulseiras anti enjoos ainda oferecem a vantagem de não ocasionarem sonolência.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Enjoo na Gravidez e Perda de Peso

 

Algumas gestantes sentem tanto enjoo na gravidez, durante a fase do processo de gestação, que acabam perdendo peso. Essas mulheres passam a não conseguirem se alimentar corretamente devido aos enjoos.

Se a causa da perda de peso for apenas o excesso de enjoos, não existe motivo para preocupar-se, pois esse sintoma tende a passar.

Porém, passada a fase dos enjoos, a gestante não deve mais apresentar perda de peso. Se isso acontecer, o médico deverá investigar as causas do emagrecimento da gestante.  

Enjoo na Gravidez Quando Começa e Termina?

 

Conforme mencionado no início, o enjoo na gravidez costuma a se manifestar, na maioria das mulheres, a partir do 2º mês de gestação. Algumas gestantes, porém, podem sentir enjoos mesmo antes de saberem que estão grávidas, enjoando assim que a menstruação atrasa.

O enjoo na gravidez tende, então, a se intensificar entre a 6ª e 9º semana de gestação. Geralmente, os enjoos são mais intensos pela manhã.

A partir da 9º semana, em geral, os enjoos vão diminuindo até, aproximadamente, a 12ª semana de gestação – quando costumam sumir por completo. Algumas gestantes, apesar de raro, podem permanecer com o enjoo na gravidez até a 16º semana.

Vale lembrar também que algumas grávidas não sentem enjoos em nenhum momento da gestação.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios