Dieta do mamão para emagrecer, secar barriga e limpar o intestino

A dieta do mamão é perfeita para quem procurar desintoxicar o corpo, emagrecer de forma saudável e ainda favorecer o sistema digestivo, descubra nesse artigo como fazer.

O mamão é uma fruta tropical que tem origem na América Central. Ele é consumido puro, em forma de suco ou em saladas. É rico em vitamina C, licopeno, um antioxidante muito benéfico ao organismo, e muitos minerais como, zinco, cálcio e ferro.

A dieta do mamão ajuda na digestão porque o mamão é rico em fibras que assistem no fluxo intestinal. Além disso, ele possui as substâncias papaína e quimiopapaína que são responsáveis por digerir as proteínas e também são anti-inflamatórias.

Veja a seguir o que é a Dieta do mamão, os seus benefícios e por que ela está na moda no mundo fitness.

Como funciona a dieta do mamão para emagrecer

A dieta do mamão consiste em ingerir apenas mamão nos dois primeiros dias. Ou seja, consumir a fruta nas seguintes modalidades:

  • Mamão cortado
  • Suco de mamão
  • Vitaminas

O objetivo é desintoxicar o corpo e o organismo e, por isso é recomendado a ingestão de mamão e água, gradualmente, todos os dias e com a diminuição do consumo alimentar.

Essa dieta pode ser seguida por apenas uma semana ou um mês, dependendo de qual for o cardápio escolhido a perda de peso vai variar. É extremamente recomendado procurar um nutricionista para montar a dieta pois você pode acabar a prejudicar a sua saúde se não consumir as calorias necessárias.

Já em outros dias a restrição diminui e comidas como:

  • Saladas
  • Legumes cozidos ou crus
  • Frutas com baixa calorias, no início é liberado o consumo de qualquer fruta, depois de 15 dias, apenas as não calóricas, como maça, Pêra, uva.

Vale alertar que o consumo máximo de calorias na dieta do mamão tem que ser 1500 kcal por dia. E também que essa dieta não queima gordura e por esse motivo é possível que haja uma perda de músculos e não de massa gorda.

Por ser uma dieta voltada a desintoxicar, o corpo pode perder muita água, então é importante na dieta do mamão consumir 2 litros de água por dia para manter o corpo hidratado.

Cardápio

A dieta do mamão só pode ser restritiva ao mamão por no máximo 2 dias por semana seguidos para que não ocorra desidratação ou outro problema de saúde por falta de outros nutrientes, vitaminas e aminoácidos.

Por isso, é optativo separar 2 dias na semana para comer apenas o mamão ou só fazer a desintoxicação uma vez no começo da dieta.

A dieta do mamão pode ser seguida assim nos dias restantes:

  • Café da manhã:

Um mamão inteiro cortado em cubos. Em cima do mamão colocar aveia e algum grão para oferecer mais fibras ao organismo.

  • Almoço:

Uma salada de alface, tomate e cenoura com legumes cozidos, uma porção de arroz e um ovo cozido, seguido por um suco de mamão. No almoço, é necessário consumir uma proteína magra, uma porção de carboidrato e uma de salada.

  • Lanche:

Prepare uma vitamina de mamão, para uma receita de 500 gramas da fruta mistura uma banana média e 1 litro de leite, consumo 200 ml do preparo.

  • Jantar:

Uma sopa de legumes e depois, comer de sobremesa a metade de um mamão.

 

Benefícios da dieta do mamão

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Além do emagrecimento e desintoxicação, a dieta do mamão irá oferecer vários outros benefícios.

  • Diminui os radicais livres:

Por ser rico em vitamina A e no composto chamado licopeno, que são antioxidantes. O mamão ajuda no combate de radicais livres, átomos com um número ímpar de elétrons que são instáveis e reativos.

  • Melhora a cicatrização:

A papaína e a fibrina auxiliam na cicatrização do corpo, e também a vitamina C que ajuda na regeneração da pele, pode auxiliar no tratamento de gastrites estomacais.

  • Diminui o colesterol:

A pectina, polissacarídeo presente no mamão, é responsável por diminuir o absorvimento e gordura no sangue e, por isso ajuda a controlar o nível de colesterol no corpo.

  • Aumenta a imunidade:

O mamão é rico em vitaminas A B e C, que ajudam a combater as bactérias e vírus que causam as doenças. Além disso, a vitamina A junto a C ajudam a prevenir gripes e resfriados com mais eficiência.

  • Previne a osteoporose:

O mamão é rico de minerais e o cálcio é um deles, sendo responsável por fortalecer os ossos do corpo.

  • Reduz o estresse:

O mamão é rico em riboflavina, a vitamina B2, que ajuda a diminuir o estresse nas pessoas ao preservar o sistema nervoso, e regenerando células danificadas.

 

Precauções

A dieta do mamão deve ser feita de forma correta pois o consumo exagerado de mamão pode causar problemas.

Por possuir muita vitamina C, o exagero pode levar a formação de cálculos no rim, mudanças no ciclo menstrual, problemas na bexiga e baixa absorção do ferro.

Mesmo que o emagrecimento seja muito desejado pelas pessoas, é sempre importante lembrar que o certo é perder o peso de forma saudável, sem machucar o seu organismo e contrair outras doenças, tanto psicológicas quanto físicas.

Por isso, é muito importante procurar um nutricionista ou algum profissional antes de fazer a dieta do mamão, ou qualquer dieta para emagrecer, para ter certeza que ela é irá fazer bem para seu corpo e também para que na hora de montar o cardápio, ele seja saudável e nutritivo

Ainda que o mamão seja uma fruta altamente nutritiva, que traz benefícios para a saúde e seja o suficiente em uma dieta saudável para emagrecer. É necessário consumir alimentos que façam bem a saúde e que possuem a variedade adequada de nutrientes para seu corpo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios