Conheça os 10 Benefícios da Semente Chia

A semente de Chia é considerada uma das mais importante do mundo pela grande quantidade de nutrientes, mas você sabe quais os benefícios da chia?

 Ela contém substâncias que em nosso corpo melhoram níveis que se estiverem baixos poderão vir a causar graves doenças, como por exemplo o controle do colesterol.

         A alimentação humana é essencial para sobrevivermos e sermos saudáveis, pois nela que encontraremos vitaminas, nutrientes e sais minerais para o perfeito funcionamento do corpo.

Porém ela também é vilã, o excesso alimentar causa além do depósito de gordura, diversas doenças relacionadas como diabetes, colesterol, problemas gástricos.

         Uma das grandes funções da Chia é que ela contém mucilagem. Que é uma substância gelatinosa que em contato com a água, absorve-a podendo aumentar o seu tamanho em 20 vezes.

         Assim o corpo tem a sensação de saciedade pois com a expansão da Chia o seu estômago estará com os espaços completos. Porém é importante salientar que é necessário consumir a quantidade de água necessária pois se o nível for abaixo do necessário a chia poderá causar constipação, prisão de ventre.

         São muitos benefícios da chia ela é rica em cálcio, uma das sementes mais ricas do mundo no mineral, cem gramas de chia possuem 600 mg de cálcio.

         Além do cálcio a chia é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres que são células livres carregadas de energia que podem causar sintomas e doenças no nosso corpo, como por exemplo o estresse.

         Também possui altos índices de fibras 34g em 100 gramas, proteínas 17g em 100g, manganês, fosforo, magnésio e é o alimento que mais possui Ômega-3, 20g em 100g.

         Nesse artigo vamos descobrir em detalhes os dez benefícios que a Chia pode proporcionar ao nosso corpo. Como por exemplo:

  • Diminuição de acidentes cardiovasculares
  • Prevenção do envelhecimento
  • Controle da pressão
  • Melhoramento da digestão
  • Proteção para os olhos
  • Auxilia o sono
  • Fortalece os ossos
  • Controle do diabetes
  • Auxilio para o intestino e a emagrecer
  • Auxilia para uma boa digestão

Benefícios da Chia para emagrecer e rejuvenescer

 

            Entre os diversos benéficos da chia, dois deles chamam a atenção no mundo dos cuidados pessoais, o poder de emagrecimento e rejuvenescimento.

         A chia possui mucilagem que é uma substância gelatinosa, encontrada em sementes e plantas, que ao entrar em contato com a água tem alto poder de absorção. Logo alimentos mucilaginosos podem aumentar de tamanho em até 20 vezes, o que dá a sensação de saciedade para quem o ingeriu.

         É importante lembrar que o consumo de água deve ser nos níveis necessários para que ocorra o bom resultado da chia em seu organismo, para que não falte água para a ação na chia e não resseque o intestino, causando constipação ou prisão de ventre.

         Esse é um dos benefícios da chia, que em contato com o suco gástrico irá inchar e lhe dar a sensação de saciedade.

Essa saciedade irá lhe auxilia para não comer mais do o que necessário, assim aumentando as possibilidades de você perder peso. Além disso, o alto número de fibras que possui, 34g em 100g, auxilia na digestão.

         Auxilia o intestino na formação de fezes e sua evacuação, logo o corpo que não guarda por muitas horas o alimento em si, absorve menos gorduras para o corpo, auxiliando assim a prevenção do acúmulo de gordura desnecessário e aumento de peso corporal.

         Outra ação interessante da chia no corpo humano é a seguinte, devido ao seu alto valor de fibras, essas fibras agem como inibidores de glicemia. Ou seja todo carboidratos que é ingerido se transforma em açúcar naturalmente e a chia controla a velocidade desta transformação.

         O carboidrato depois de ingerido, graças as fibras da chia, levam mais tempo para serem digeridos, o que proporciona um maior controle na absorção.

         Nesse caso a glicose entra lentamente na corrente sanguínea e a insulina também não precisa de grandes doses para transportar o açúcar. Esse processo mais lento da glicose evita que a gordura seja acumulada, evitando um dos problemas que mais incomodam quem luta pelo emagrecimento o efeito sanfona.

         Além do benefício do emagrecimento a chia possui propriedades para combater o envelhecimento. Ela é uma poderosa semente antioxidante, que combate os radicais livres que podem prejudicar células de nosso corpo.

         O alto índice do cálcio dá a pele brilho, e é responsável pela divisão celular.

A divisão celular causada na pele é graças ao cálcio , assim essas reações não irá deixar que as células velhas permanecerem e serão substituídas quase que imediatamente por novas.

Deixando assim a pele firme e com elasticidade, evitando estrias, celulite, flacidez e sem acnes.

Os benefícios da chia se estendem também aos cabelos e unhas, pois é rica em vitamina B2 que auxilia no reparo e fortificação.

         Possui também benefícios de desintoxicação do fígado retirando as impurezas, melhora o cérebro auxiliando na fortificação das terminações nervosas, deixando o cérebro jovem, forte e rápido.

         Assim os benefícios da chia são incrivelmente tentadores para todos que buscam uma boa saúde. O seu consumo é essencial, não somente para suprir níveis de vitaminas e minerais, mas para prevenir e auxiliar em transformações.

Como preparar a Chia

 

        Assim como os benefícios da chia são diversas opções o seu preparo também tem muitas opções na culinária, tudo depende de como você deseja consumir, na forma de farinha, semente seca, óleo de chia ou em forma de gel.

         Você deve deixar de molho na proporção um para dois, ou seja, uma xícara de chia para duas de água. É necessário mexer por um determinado tempo de uns dois minutos para que se evite que as sementes grudem. Logo depois deixe descansar por dez minutos para o surgimento do gel.

Como consumir a Chia

 

Os tipos de consumo mais habituais para se obter os benefícios da chia são:

  • Em forma de gel:

Utilize 50 gramas de chia para 100 ml de água, mexa por alguns minutos afim de que não se grudem. Logo depois deixe descansar por dez minutos, a goma irá se formar e você pode utilizar em sopas, sucos, vitaminas, com frutas ou pura.

  • Farinha de Chia:

Se desejar há farinha prontas nas lojas para venda ou você pode comprar a chia em semente e triturá-la nos seus eletrodomésticos específicos. A farinha pode ser misturada nas suas refeições, almoço, frutas, sucos, sopas.

  • Óleo de Chia:

O Óleo de chia é ideal para pratos frescos, como saladas, não deve ser aquecido ou misturado com comidas quentes pois o Ômega-3 se oxida com facilidade quando entra em contato com o calor.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Contraindicações, riscos e onde encontrar a Chia

 

         Não há registros clínicos de contra indicações da semente de chia. Porém se você deseja aproveitar todos os benefícios da chia através de suplementos é importante o auxílio de um profissional especializado.

         Como é rica em mucilagem e fibras, ela pode causar o aumento de peso se consumido em excesso, além disso, o baixo consumo de água em relação a quantidade de fibra consumida pode causar constipação.

         Hoje é fácil o acesso ao produto, facilmente você encontra nos supermercados, mas uma boa escolha é visitar casa de produtos naturais para receber dicas de profissionais do ramo.

         A chia é fonte de vida e saúde, é importantíssimo você inserir ela no seu dia a dia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios