Como Curar Unheiro na Unha da Mão

O unheiro da unha da mão não é um problema raro de acontecer. Ele é o nome popular dado a doença Paroníquia. O problema trata-se de uma inflamação que afeta os cantos e a pele que fica ao redor da unha.

Alguns médicos dermatologistas consideram o unheiro como mais um tipo de micose. Isso porque o problema costuma ser causado por fungos. A doença pode atingir também as unhas dos pés, mas o mais comum é que afete as unhas das mãos.

Apesar da incidência do unheiro não ser rara, o problema costuma causar muitos desconfortos para a pessoa que desenvolve esse tipo de inflamação, como:

  • Dores
  • Inchaços no local
  • Sensação de ardência ao redor da unha da mão
  • Aparência irregular na unha
  • Alterações na superfície da unha
  • Presença de pus debaixo da unha
  • Presença de pus na pele que fica ao redor da unha
  • Descamação e decomposição da cutícula da unha
  • Pode afetar um ou mais dedos na mão
  • Peles úmidas
  • Região da unha amolecida

Além disso, o unheiro pode acabar afetando também os dedos. Nos casos mais graves e sem o devido tratamento, o unheiro da unha da mão pode levar a pessoa a manifestar calafrios ou mesmo febre.

Aí, frente aos esses incômodos sintomas, vem a pergunta: Como Curar Unheiro da Unha? Se você está apresentando tais desconfortos, não é preciso se desesperar, pois a inflamação tem tratamento e cura.

Causas do unheiro na unha da mão

O unheiro que afeta a unha da mão, geralmente, tem como causa o contato constante e direto com água. Também pode afetar as crianças, que costumam ter o hábito de ficarem muito tempo com o dedo na boca.

O unheiro ainda pode ter como causa o vício que algumas pessoas possuem de roer a unha. A inflamação também pode surgir naquelas pessoas que ficam tentando remover as cutículas da unha com a boca.

Complicações do unheiro

Apesar de não ser considerada uma doença grave, o unheiro, se não tratado pode evoluir. Além de atingir os dedos, como já mencionado, a inflamação pode evoluir para a Osteomielite.

A Osteomielite é uma infecção mais grave que acomete a unha, deixando-a com uma aparência realmente muito feia. Mas o pior: pode resultar na perda da unha. Em casos gravíssimos, a pessoa pode perder até partes do dedo.

Por isso a preocupação das pessoas em Como Curar Unheiro da Unha é pertinente.

Além disso, se você contrair o unheiro em uma das suas unhas da mão, a inflamação pode passar para outras. Os sintomas serão, assim, muito piores e o tratamento mais trabalhoso.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como tratar o unheiro da unha da mão

Primeiramente, a pessoa que está com unheiro na unha da mão, pode tomar algumas medidas caseiras – quando o caso ainda estiver no começo.

Uma maneira de amenizar ou mesmo tratar o unheiro que está no início é colocando os dedos atingidos de molho por cerca de 15 minutos. Use água morna para isso e repita o procedimento de 2 a 4 vezes ao dia.

Caso passe cerca de uma semana e situação da unha não apresentar melhoras, está na hora de buscar ajuda médica. Marque uma consulta com um médico dermatologista.

Provavelmente, o profissional avaliará a situação da sua unha e dará o diagnóstico, sem a necessidade de se submeter a exames. O tratamento para o unheiro da unha da mão costuma ser realizado com a administração de medicamentos tópicos ou orais, com efeito antibiótico ou antifúngico.

As medicações atuarão sobre a inflamação do unheiro, acabando com os fungos e fazendo com que sua unha volte ao normal.

Há casos, como citados, que o unheiro da unha da mão está mais avançado e existe a presença de pus no local. Nesse caso, o médico, provavelmente, indicará que sejam realizadas uma limpeza e uma drenagem no local.

Vale ressaltar que o tratamento orientado pelo médico dermatologista deve ser seguido à risca. Também deve ser feito pelo tempo recomendado, mesmo que a unha já não apresente mais sintomas.

Isso porque muitas pessoas interrompem o tratamento do unheiro da unha da mão antes do tempo estipulado pelo médico. Basta a unha voltar ao normal, que tais pacientes suspendem, por conta própria, o tratamento. Esse é um erro grande, pois a doença pode não ter sido totalmente curada e voltar em pouco tempo, com sintomas ainda mais graves. Não comete esse erro!

Como evitar o unheiro

Além de como tratar o unheiro da unha da mão é importante saber como evitamos essa doença. Para não termos que passar pelos incômodos que ela causa e nem termos que nos submeter a tratamentos médicos, não é?

Siga algumas instruções importantes passadas por médicos para evitar o unheiro:

  • Certificar-se de que as ferramentas da manicure são adequadamente esterilizadas, antes de ser usadas em você. Isso porque o unheiro de uma pessoa pode passar para outra.
  • Levar as próprias ferramentas para fazer as unhas, como: lixa, alicate, palitos, espátulas, etc.
  • Solicitar que a manicure hidrate bem as suas cutículas antes de removê-las.
  • Não permitir que a profissional manicure retire as cutículas de forma muito funda. Isso remove a proteção natural das unhas e se torna mais fácil de contrair um unheiro.
  • Usar sempre luvas ao entrar em contato com produtos de limpeza.

Cuidando das unhas

Agora você já sabe de todos os sintomas, complicações e o trabalho que pode dar para se curar de um unheiro. Então, procure seguir à risca as orientações para evitar o problema.

E ao invés de se perguntar Como Curar Unheiro da Unha, sempre observe as suas mãos e pés. Ao menor sinal dos sintomas citados do unheiro, não excite em procurar um médico dermatologista!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios