Chuchu: Conheça os 15 benefícios para a saúde

O chuchu é tido por muitos como sem graça por falta de sabor, mas ele possui muitas propriedades que são capazes de mudar esse estigma.

O nome científico da árvore do chuchu é Sechium edule e faz parte da família Curcubitácea. O fruto dela é a hortaliça conhecida como chuchu. O lugar onde mais se encontra essa hortaliça é nas nascentes do rio e sua origem é na América Central, principalmente no Panamá e Costa Rica.

É possível consumir todas as partes do chuchu sem desperdícios. Folhas, brotos e raízes podem ser comidos quando lavados de forma apropriada.

A ingestão do chuchu é muito benéfica para a saúde por ser rico em vitaminas, minerais e fibras, veja a seguir tudo sobre ele.

Propriedades do chuchu

  • Rico em vitaminas do tipo A, C e do complexo B, como tiamina, riboflavina
  • Substâncias antioxidantes que ajudam no combate de radicais livres
  • Minerais, como fósforo, cálcio, ferro, magnésio

Saiba os 15 benefícios do chuchu

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

 

Veja abaixo todos os benefícios que o chuchu pode agregar em nossa dieta:

Protege os ossos: o chuchu é rico em vitamina K, magnésio e fósforo que são vitaminas e minerais conhecidos por ajudar no fortalecimento dos ossos e na prevenção contra osteoporose.

Controle da pressão arterial: o chuchu reduz as chances de hipertensão, e previne de AVC e derrames. Além de possuir fibras que auxiliam no controle do índice de açúcar e sódio no sangue, é rico em Potássio que vai ajudar na manutenção do controle da pressão arterial.

Faz bem ao coração:  por ser uma fonte da vitamina do complexo B conhecida como Folato, o chuchu fortalece a saúde do coração. Essa vitamina previne a acumulação da homocisteína, que é um aminoácido capaz de causar problema quando se encontra em excesso ou em falta no corpo.

Ajuda na perda de peso: O chuchu possui uma baixa taxa de calorias, colesterol e gorduras saturadas.

Além disso, ele possui uma alta porção de água e fibras na sua composição, por isso o chuchu é um forte aliado para quem procurar diminuir os números na balança. As fibras serão responsáveis por dar sensação de saciedade e ajudam também no fluxo do intestino.

Diabetes: o chuchu é uma boa escolha para quem é diabético e para quem procura prevenir essa doença também. Por ser um alimento com baixo índice glicêmico e por equilibrar a quantidade de açúcar no organismo, ele vai ajudar tanto na hipoglicemia quanto na hiperglicemia.

Combate à depressão: o chuchu por ser rico em vitaminas do complexo B, auxilia no combate da depressão e da fadiga. O manganês presente no chuchu transforma proteínas e gorduras em energia.

Sistema imunológico: esse vegetal é rico em vitamina C, zinco e substâncias antioxidantes, que vão ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e no combate das doenças virais e bacterianas.

Faz bem para a pele e cabelo: o zinco, mineral que é abundante no chuchu, diminui a oleosidade da pele e ajuda na redução de manchas. E também ajuda na hidratação da pele e do cabelo

Combate o envelhecimento: o chuchu também possui nutrientes que vão combater o envelhecimento da pele devido as substâncias antioxidantes que estão presentes em sua composição.

Ganho de memória: por ser rico em vitamina B6, o chuchu auxilia na melhora da atividade cerebral e no exercício da memória. Por isso, ele também previne doenças como Alzheimer.

Previne o câncer: a sua composição rica em vitamina C faz com que ele seja um dos legumes que auxiliam na prevenção de células cancerígenas no corpo. A vitamina C possui propriedades antioxidantes que servem para diminuir os radicais livres no corpo.

É bom para os rins: o potássio do chuchu auxilia na filtração das impurezas no sangue, trabalho que é executado pelos rins. Além disso, o chuchu possui muita água que também ajuda na prevenção da formação de pedras e cálculos nos rins.

Faz bem para o bebê: o chuchu é um ótimo alimento a ser consumido pelas grávidas, por possuir ácido fólico que é responsável por auxiliar no desenvolvimento fetal

Energia para treinar: o magnésio presente na vegetal ajuda no fornecimento de energia para o corpo, por isso o chuchu é um bom alimento para ser consumido antes de treinos. E também, O manganês no vegetal transforma proteínas e gorduras em energia

Combate a anemia: o chuchu é uma rica fonte de ferro e vitamina B2. Visto que quando essas substâncias estão em falta no organismo elas são as maiores causadoras da anemia, a ingestão das mesmas será responsável pelo combate a anemia.

Receitas fáceis com chuchu:

 – Chuchu à milanesa:

Ingredientes

  • 2 ovos
  • Farinha de trigo
  • Tempero a gosto
  • 1 chuchu

Corte o chuchu em filetes verticais e coloque-os em papel toalha. Em um pote coloque a farinha de trigo e o tempero, em outro os ovos batidos.

Pegue os pedaços de chuchu e passe um de cada vez, primeiro na mistura de farinha e tempero, depois no ovo e aí de novo na farinha de trigo. Frite no óleo e sirva.

Chuchu refogado:

Ingredientes

  • 1 chuchu cortado em cubos
  • Meia cebola cortada em cubinhos
  • 2 dentes de alho
  • Óleo
  • Meia xícara de água
  • Sal a gosto

Refogue a cebola e o alho no óleo até dourar, e então acrescente o chuchu. Adicione a água e deixe o chuchu cozinhar. Adicione o sal enquanto a comida está cozinhando.

É importante não deixar o chuchu cozinhar muito. Pode ser que fique alguma água no final, mas não tem problema, o essencial é que o vegetal tenha ficado com o sabor dos ingredientes usados na receita.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios