Chá de melissa para que serve? Conheça os 10 benefícios!

Já ouviu falar de chá de melissa? Ele é um poderoso aliado para a sua saúde e tem sido utilizado há séculos como tratamento natural para diversas enfermidades.

O chá de melissa é um poderoso aliado para aqueles que buscam uma vida saudável. Sua aplicação vai desde o tratamento de inflamações, infecções e dores, até a melhoria da qualidade do sono e auxílio na perda de peso.

A lista de benefícios é gigante, descubra neste artigo os 10 principais benefícios do consumo deste chá e promova uma melhora na sua qualidade de vida.

Saiba quais os benefícios e propriedades do chá de melissa

 

A procura por alimentos terapêuticos e funcionais têm crescido muito nos últimos anos. Dentre tais alimentos, podemos destacar as plantas e ervas medicinais, que contam com propriedades incríveis não só para turbinar a saúde, como também para melhorar a qualidade de vida.

A melissa é mais uma delas, uma erva medicinal oriunda da Europa. Que foi disseminada pelo mundo por conta de seus benefícios à saúde, bem como por seu sabor e aroma.

O chá de melissa é apreciado e conhecido no mundo todo, sendo comercializado com os mais diversos nomes.

Aqui no Brasil é comum chamar a melissa de erva-cidreira. Então, é bem capaz de você já ter provado o chá de melissa sem nem mesmo saber.

O nome científico dessa erva é Melissa officinalis e ela é parente de outras plantas medicinais bem conhecidas como o boldo, a menta e a hortelã.   

O melhor é que a comercialização da melissa é barata. E ela pode ser facilmente cultivada em hortas, jardins e até na varanda do seu apartamento. Tornando o acesso aos seus benefícios bastante simples para todos.

Esses benefícios estão presentes na melissa por conta de sua composição, reunindo em suas folhas quantidades consideráveis de:

  • Taninos e Flavonoides – Combatem os radicais livres e atuam como antioxidantes
  • Ácido Rosmarínico – Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Grande potencial terapêutico
  • Citronelal – Alto potencial anti-inflamatório, confere agradável sabor cítrico ao chá de melissa.
  • Eugenol .- Poderoso antisséptico, anti bactericida e antiviral.  Também possui qualidades medicinais no tratamento de mazelas intestinais.
  • Manganês, cobre e zinco – Minerais essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo. Possuem incontáveis benefícios para a nossa saúde.

Os 10 principais benefícios do chá de melissa

 

Agora que você já conhece os principais componentes desta planta, confira a seguir a lista com os 10 melhores benefícios que o consumo do chá de melissa pode te oferecer:

1- Controle da Ansiedade

Praticamente todos os componentes presentes no chá de melissa possuem potencial de relaxar o sistema nervoso. Esse efeito é útil para os momentos de crise de ansiedade.

Pois tal crise é gerada por conta de uma super ativação do sistema nervoso, que deixa nosso organismo em estado de alerta, pronto para correr ou se defender. Tomar o chá nesses momentos fará com que, aos poucos, seu organismo desacelere e retorne ao estado de repouso.

2- Tratamento de insônia e perturbações no sono

Justamente por conta do seu efeito relaxante, o chá de melissa é muito utilizado no tratamento de quadros de insônia. Estudos comprovam que a melissa possui qualidades sedativas.

Ela também ajuda a garantir uma noite de sono de qualidade. Pois diminui as chances de que você acorde várias vezes durante a noite, condição que não permite o correto descanso.

3- Ação anti-inflamatória

A melissa possui diversos componentes que atuam como anti-inflamatórios naturais no nosso corpo. Auxiliando no tratamento de reações alérgicas e dores causadas por inflamações.

4- Antioxidante natural

Os antioxidantes presentes no chá de melissa, possuem qualidades curativas que promovem a renovação das células do nosso corpo.

Ajudando no combate ao envelhecimento precoce e impedindo o desenvolvimento de vários tipos de doenças. Além disso, os antioxidantes eliminam os radicais livres do nosso corpo, que são substâncias tóxicas provenientes da nossa alimentação.

5- Alívio de cólicas menstruais

As propriedades sedativas e analgésicas do chá de melissa são utilizadas há séculos pelas mulheres, a fim de reduzir as dores provocadas pelo período menstrual.

6- Tratamento de mazelas do sistema digestório

A melissa é muito eficaz no tratamento de indigestões, excesso de gases, cólicas intestinais, constipação, refluxo e gastrite. Isso porque além de reduzir a inflamação gerada por essas mazelas, ela tem efeito analgésico, que reduzirá consideravelmente a dor e sedativo, que acalmará seu estômago ou intestino.

7- Alívio de dores de dentes

O chá de melissa pode ser um grande aliado no tratamento de dores de dente. Pois, o mesmo ajudará a reduzir a inflamação presente no dente, combaterá os microrganismos que podem estar piorando o problema e reduzirá a dor, por conta de suas propriedades sedativas e analgésicas.

8- Combate a microrganismos

A melissa possui propriedades anti bactericidas e antivirais, que a tornam um antisséptico natural em nosso organismo. Dessa forma, ela nos ajudará a combater infecções e doenças causadas por micro-organismos patógenos, como gripes e herpes.

O chá de melissa tem efeito comprovado cientificamente no auxílio ao combate das doenças mencionadas acima. E também atua fortalecendo o nosso sistema imunológico.

9- Alívio de dores de cabeça

Muitas vezes nossas dores de cabeça são causadas por inflamações. Portanto, a melissa ajudará no combate a causa da dor, e também terá efeito na redução do sintoma, por conta da sua ação analgésica e sedativa.

10- Ajuda a emagrecer

Por fim, além de todos os benefícios citados, o chá de melissa também pode ser um aliado para aqueles que querem perder peso. Estudos realizados com camundongos provaram que o extrato de melissa ajuda a reduzir a formação de tecido adiposo.

E, em certos casos, pode até promover a morte das células de gordura. Mais estudos ainda precisam ser realizados, mas o potencial emagrecedor da melissa parece ser bem promissor.

Além disso o chá de melissa possui um teor calórico baixíssimo e pode ser utilizado para substituir bebidas calóricas. Uma vez que o mesmo pode ser consumido quente ou gelado. O recomendado é que você o consuma sem adoçar.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como fazer chá de melissa?

 

O processo para preparar o chá de melissa é bem fácil, pois é uma infusão simples. Você pode prepará-lo através das folhas desidratadas, ou mediante os sachês vendidos em mercados e mercearias, obviamente o recomendado é totalmente natural, de preferencia orgânico!

Confira abaixo o passo a passo para prepará-lo utilizando as folhas desidratadas de melissa:

  • Passo 1: Coloque a água para ferver – a quantidade depende da sua intenção de consumo.
  • Passo 2: Acrescente as folhas desidratadas de melissa – 8 folhas para 1 xícara de água.
  • Passo 3: Desligue o fogo e tampe o recipiente por 15 minutos
  • Passo 4: Coe o chá. O ideal é consumi-lo sem açúcar, mas se quiser adoçar dê preferência a utilização de mel ou adoçante.

Importante salientar, que o recomendado é sempre procurar um especialista, o intuito do artigo é abrir possibilidades de conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios