Bicarbonato de Sódio para que Serve? Principais usos e Benefícios

O Bicarbonato de Sódio é muito usado para a neutralização de agentes ácidos. Assim, é um excelente antiácido natural para o estômago.

Mas os benefícios do Bicarbonato de Sódio não param por aí…ele é bom para a saúde bucal, para problemas renais, para fazer limpezas, entre diversas outras utilizações.

Quer saber mais sobre para que serve essa substância, os seus benefícios e como usá-la? Então não deixe de ler nosso artigo até final e saiba tudo sobre o Bicarbonato de Sódio!

O que é o Bicarbonato de Sódio?

 

O Bicarbonato de Sódio se trata de um agente alcalino, com alto pH. Ele costuma neutralizar as substâncias ácidas.

Valer ressaltar que, em química, as substâncias possuem a sua acidez determinadas pelo seu pH. As substâncias ácidas, em geral, têm o pH baixo – que vai de 1 a 5. Já as substâncias alcalinas, conhecidas como bases, apresentam o pH alto – entre 9 e 14. Enquanto isso, as substâncias do meio são consideradas como neutras.

Se um meio apresenta muita acidez, ele pode ser neutralizado com a adição de substâncias alcalinas – como é o caso do Bicarbonato de Sódio.

Benefícios Comprovados do Bicarbonato de Sódio

 

Como já fora citado, o Bicarbonato de Sódio apresenta diversos benefícios e utilizações. Porém, nem todas essas utilidades são comprovadas.

A seguir, você confere os reais benefícios do Bicarbonato de Sódio, ou seja, aqueles que são comprovados. Confira abaixo:

Bom para aliviar acidez no estômago: o Bicarbonato de Sódio é um excelente produto natural para aliviar os sintomas de acidez estomacal, como azias e sensação de queimação. Isso porque o Bicarbonato de Sódio costuma neutralizar o ácido clorídrico, que agride o estômago.

Melhora a acidez bucal: quem sofre com problemas de refluxo ou com estomatite, como as crianças, por exemplo, podem se beneficiar muito com o Bicarbonato de Sódio. Os sintomas são reduzidos ao se fazer bochechos com a substância.

Isso se deve ao poder do Bicarbonato de Sódio diminuir a acidez que afeta a boca, por meio do refluxo do suco gástrico – o que costuma prejudicar as mucosas bucais e os dentes.

Bom para Pedras nos Rins: O Bicarbonato de Sódio também pode ser um aliado para prevenir e para quem já sofre de pedras nos rins, que são compostas pelo oxalato de cálcio.

As pedras nos rins são resultado do acúmulo de cálcio no órgão, por meio de uma reação de alcalinização, quando o sangue se encontra mais ácido do que o indicado. Então, o próprio organismo libera o carbonato de cálcio – retirando esse mineral de nossa estrutura óssea.

Esse cálcio, após ser usado, é expelido através da urina e vem a se juntar com o oxalato – o que dá origem às pedras nos rins.

A alcalinização pode ser feita, então, pelo Bicarbonato de Sódio – que tende a reduzir a composição do carbonato de cálcio e sua saída pelos rins, reduzindo essas pedras.

Ajuda na saúde bucal: o Bicarbonato de Sódio reduz a acidez bucal, assim, ao fazermos bochechos com ele, podemos diminuir a sensibilidade dos nossos dentes. Além disso, o Bicarbonato de Sódio proporciona o clareamento dos dentes, quando o escurecimento é causado por problemas de pH ácido na boca.

O Bicarbonato de Sódio também ajuda a combater o mau hálito causado pela acidez bucal – a halitose.

Benefícios do Bicarbonato de Sódio não comprovados

 

Outros benefícios são atribuídos Bicarbonato de Sódio, no entanto, não são comprovados. São eles:

Para a perda de peso: a quem garanta que consumir o Bicarbonato de Sódio, juntamente com limão ou vinagre de mação, ajudaria no emagrecimento.

Especialistas, no entanto, não concordam com tal conceito e afirmam que não existem evidências do poder de emagrecimento por meio da ingestão do Bicarbonato de Sódio.

Para o câncer: já outros acreditam que a alcalinização produzida pelo Bicarbonato de Sódio ajudaria a reduzir o desenvolvimento das células cancerígenas, ajudando no tratamento contra a doença.

Também não estudos que comprovem essa ação do Bicarbonato de Sódio contra o câncer, de redução das células em mutação.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Bicarbonato de Sódio para a beleza

 

O Bicarbonato de Sódio pode ser usado para dar um up na sua aparência. Ele é um ingrediente que ajuda na beleza da pele e dos cabelos. Veja a seguir as suas principais utilizações:

  • Hidrata a pele
  • Ingrediente para esfoliante caseiro
  • Funciona como um desodorante natural
  • Ingrediente para xampu anti- resíduos
  • Reduz a oleosidade dos cabelos
  • Bicarbonato de Sódio para limpeza

Além da saúde, o Bicarbonato de Sódio pode ser usado para limpar ambientes e objetos. Confira a seguir algumas dessas suas utilizações:

Amaciante e alvejante de tecidos: O Bicarbonato de Sódio ajuda no realce da tonalidade branca de tecidos em geral, se misturados no sabão em pó. Também deixa os tecidos coloridos com as tonalidades mais vivas.

Além disso, a substância pode ser adicionada ao amaciante de roupas, aumentando ainda mais a maciez dos tecidos.

Remove o mau odor do refrigerador: com o passar do tempo, o refrigerador pode apresentar um cheiro não muito agradável, característico da variedade de alimentos que foram guardados no eletrodoméstico.

O Bicarbonato de Sódio pode ajudar na tarefa de eliminar esse mau odor de forma bem fácil. Para isso, coloque meia xícara de chá de Bicarbonato de Sódio dentro de um recipiente aberto e o mantenha no refrigerador.

Com o passar de alguns dias, você perceberá que aquele cheiro característico e desagradável foi embora. Troque o Bicarbonato de Sódio a cada 3 meses.

Limpa a seco: o Bicarbonato de Sódio é um ótimo ingrediente para você limpar objetos a seco. Vasos, itens de decoração, pequenos pingos de líquidos em toalhas e outras peças que precisam ser limpas podem ser beneficiadas pela substância.

Para isso, aplique o Bicarbonato de Sódio com um pano úmido naquilo que precisa ser limpo. Esfregue suavemente sobre a sujeira e a peça estará como nova!

Além disso, é possível polvilhar o Bicarbonato de Sódio em carpetes, colchões, sofás, cortinas, almofadas, etc. Esfregue a substância por esses materiais e aspire-a em seguida.

Cuidados ao consumir o Bicarbonato de Sódio

Vale ressaltar que existe limite para a ingestão do Bicarbonato de Sódio. O máximo recomendado para ser consumido por dia é 30 g do produto- o que equivale a duas colheres de sobremesa.

Vale se atentar que o consumo exagerado do Bicarbonato de Sódio pode causar problemas como náuseas, enjoos, vômitos e dores abdominais.

Bicarbonato de Sódio para que te quero?!

 

Como pudemos conferir, o Bicarbonato de Sódio é realmente uma substância extremamente útil e versátil. Podemos usá-lo para a nossa saúde, ajudando a aliviar náuseas e enjoos, prevenindo e tratando as pedras nos rins, ajudando na boa saúde da boca e dos dentes e melhorando e prevenindo doenças gástricas.

Ainda podemos usar o Bicarbonato de Sódio para a pele o os cabelos e para limpezas em geral. Assim, não abra de ter sempre o Bicarbonato de Sódio em casa.

Porém, não se esqueça que, se for consumi-lo, a dose máxima diária indicada é de até 30 g – mais do que isso ele pode trazer danos a sua saúde.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios