Baru o que é? Para que serve? Quais benefícios?

O baruzeiro é uma árvore leguminosa e sua castanha, o baru, é rica em proteínas, antioxidantes e fibras, sendo muito beneficente para a saúde.

A árvore do baru pode atingir até 25 metros de altura e é natural do cerrado brasileiro. Além de baru, a leguminosa é conhecida por outros nomes pelo Brasil, como:

  • Cumaru
  • Cumbaru
  • Feijão-baru
  • Coco-feijão

A castanha do baru possui um sabor parecido com o amendoim e um teor proteico de 29,6%, maior que o da castanha-do-pará.

O Baru possui excelentes propriedades que veremos com detalhes nesse artigo como por exemplo prevenção da anemia, afrodisíaco e cicatrizante.

É também rica em ácidos graxos, e possui uma alta concentração de ferro e zinco, então descubra nesse artigo tudo sobre o Baru!

O que é Baru?

 

O baruzeiro é uma árvore que vem do cerrado e de alguns lugares da mata atlântica brasileira que pode chegar ao comprimento de 25 metros de altura e um diâmetro de 70 centímetros.

Sua árvore faz parte da família leguminosa e seu período de florescimento é de outubro a janeiro. Ela é quem produz o fruto, baru, que é uma castanha com apenas uma amêndoa comestível.

O sabor do baru lembra o amendoim e pode ser comido natural ou torrado. Porém o consumo dele natural não é indicado porque pode dificultar a absorção de aminoácidos essenciais no corpo. Já o torrado faz com que os fatores nutricionais sejam inativados e aumenta a absorção de ferro e zinco.

Ele possui variadas formas de utilização podendo virar farinha, óleo e ser usado na alimentação. Além disso tem um importante uso na indústria de cosméticos e até como remédio em pomadas e óleos de massagem.

Por fim, é possível ser utilizada para produzir paçocas, bolos, rapadura e tantas outras receitas, sua farinha também é bastante maleável.

Como a maioria das castanhas, o baru possui um alto teor calórico. Por isso, quando em dieta é necessário ingeri-lo com moderação.

Para que o baru serve?

 

  • Diminui o colesterol: o óleo do baru é rico em ômegas 6 e 9 que ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim no sangue. Além disso, essas substâncias ajudam a prevenir a hipertensão e reduzem a ocorrência de câncer.
  • Prevenção da anemia: o baru tem um alto teor de ferro, o que ajuda no controle de anemia. Em algumas escolas no país, a farinha de baru é usada nas comidas para diminuir o índice de anemia entre as crianças.
  • Queima de gordura localizada: os ômegas 6 e 9 são ótimos aliados da queima de gordura, especialmente no abdômen porque elas normalizam o nível de glicose no sangue.
  • Hidratação: o óleo do baru é usado na cosmética também, ele é tão potente quanto o óleo de Argan e é usado para hidratar e restaurar os fios dos cabelos. Mas também pode ser usado para hidratar a pele impedindo o envelhecimento precoce das células.
  • Afrodisíaco: muitos dizem que o baru é afrodisíaco e aumenta a fertilidade masculina e feminina, sendo conhecido como “Viagra do cerrado”. O motivo é o alto teor de zinco, que é considerado o mineral mais importante para o aumento da fertilidade.
  • Cicatrizante: o baru apresenta muitas propriedades anti-inflamatórias que são aliadas da cicatrização. Pode ser usado tanto ingerindo quanto passado na pele pois seu poder de cicatrização é eficiente das duas formas.
  • Reutilizável e ecológico: os restos do baru que antes eram jogados na natureza, agora são transformados em um carvão potente que é utilizado em casas e indústrias. Assim sendo, ele produz menos lixo para o meio ambiente. Legal né?
  • (Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Quais os benefícios do Baru para a saúde?

 

Visto que o baru possui uma grande variedade de nutrientes, ele também oferece muitos benefícios para a saúde.

Como citado acima, o baru possui um alto nível de ômegas 6 e 9, que são importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue, principalmente do LDL, o colesterol ruim e por isso é um amigo do coração. Além disso, elas também servem para diminuir a incidência de câncer e queimar gorduras localizadas.

Não só tem um alto teor proteico, mas também é composto por vários nutrientes com substância antioxidantes, como o ômega 9, zinco e vitamina E, que previnem contra doenças como Alzheimer, obesidade e diabetes.

O óleo do baru também é muito famoso por ser antirreumático e possuir propriedades que fortalecem os ossos e os músculos. Por isso é muito usado para massagens.

Onde encontrar o Baru ?

 

A árvore do baru é encontrada no cerrado e em alguns lugares de Mata Atlântica, geralmente se concentra nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso também. Mas pode ser achado em outras partes do Brasil como no Pará, sul de São Paulo e Maranhão.

Atualmente, o baru é vendido em muitas feiras pelo centro-oeste do país, contudo também é encontrado em mercados em São Paulo e região. Depois de sua popularização se tornou mais fácil encontrar a castanha em cidades grandes.

Entretanto, ele é mais fácil de ser achado em cidades do interior do Goiás e de Minas Gerais. O derrubamento de suas árvores para uso da madeira e colhimento da castanha está sendo prejudicial para sua espécie.

Devido a sua popularização, o baru está, atualmente, correndo risco de extinção devido ao desmatamento no cerrado brasileiro e a derrubada de suas árvores.

Entretanto, essa árvore deveria ser mais preservada pois a castanha de baru tem muitas propriedades importantes seja para alimentação, medicina ou cosméticos.

Em suma, o baru é uma castanha com inúmeras funções muito importantes para o ser humano. Ela pode ser usada também como combustível e possui uma madeira que é de alta qualidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios