Barriga inchada: O que fazer para acabar com o inchaço na barriga?

Não maior incomodo do que uma barriga inchada, além de pressionar seu abdômen devido ao excesso de gases, pode ser sinal de alguma doença! Descubra nesse artigo tudo que você precisa saber sobre o inchaço na barriga.

Neste texto, você descobrirá quais são as causas comuns do inchaço na barriga, como por exemplo a má alimentação. Além disso, há uma doença crônica, que por fatores também alimentares, é mais propensa de causar a barriga inchada.

Também será revelado como diminuir o desconforto, além de formas de evitar essa alteração no corpo. Inclusive alguns dos tratamentos que devem ser acompanhados de um profissional da área da saúde.

O que fazer para diminuir a barriga inchada

 

Maus hábitos alimentares podem causar uma barriga inchada. Então, é importante evitar bebidas gaseificadas, visto que elas causam desconforto e podem vir a dilatar o estômago.

Outro fator referente à alimentação é a ingestão de alimentos que produzem gases, como feijão, gorduras, embutidos, rabanete. Como eles são difíceis de serem quebrados pelo organismo, o estômago precisa fermenta-los. Logo, esse processo de fermentação acaba produzindo mais gases além de que a digestão por completo leva mais tempo para ser concluída.

No grupo de alimentos que podem atrasar o sistema digestivo e causar a formação de gases são:

  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Repolho
  • Ovo
  • Batata doce
  • Também é importante evitar a ingestão de alimentos industrializados, porque eles contêm muito sódio e isso causa retenção de líquido e consequentemente, o inchaço por causa do acúmulo de água.

Por último, outra medida que pode ser tomada é a ingestão de alimentos ricos em fibras e de mais líquidos. Alguns exemplos são cereais, farelos, alimentos integrais, manga, proteínas e grãos.

Causas da barriga inchada

 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que uma das principais causas da barriga inchada é o excesso de alimentação. Comer mais que o necessário para se saciar pode trazer problemas na hora da digestão e causar desconforto assim como também o consumo de alimentos de difícil digestão.

Outra causa popular são os gases. Podem ser causados por diversos fatores. Entretanto um motivo comum para a presença de gases é uma alimentação muito rica em gorduras e doces. Alimentos com muitos temperos também podem causar inchaço.

A bebida alcoólica também causa retenção de líquidos e pode causar no consumidor desse tipo de bebida a chamada barriga d’água. Essa condição pode estar ligada a diversas doenças como cirrose, câncer, infecções, insuficiência renal ou cardíaca.

Outro fator que pode causar a barriga inchada é a menstruação. Fator que ocorre nas mulheres devido à alta alteração de hormônios, o período de fluxo faz com que diversos líquidos se acumulem na região abdominal, fazendo com que diversas meninas se queixem de barriga inchada.

Por fim, temos a prisão de ventre. Podendo acometer qualquer faixa etária, o acúmulo de dejetos no intestino é uma grande causa do inchaço. Ocorre por causa da falta de ingestão de alimentos ricos em fibras e de líquidos ou distúrbio sistema digestivo.

Qualquer uma das situações aqui apresentada precisam de um acompanhamento médico especializado afim de que se descubra o diagnóstico e tratamento correto.

Sintomas da barriga inchada

 

Os sintomas mais comuns da barriga inchada são:

  • Dor abdominal
  • Prisão de ventre
  • Arrotos
  • Sensação de ter um balão inflado no abdômen
  • Indigestão
  • Indisposição
  • Diarreia
  • Flatulência
  • Náuseas
  • Sensação de saciedade
  • Vômitos

Um sintoma pouco comum, e que pode revelar sinal do quadro, é a perda de peso. Isso pode indicar tumor ou até um rompimento no intestino. Nesses casos, é necessário procurar um médico para o tratamento correto.

Outro fator incomum que pode ser observado é a existência de febre. Um sintoma preocupante em qualquer doença, a febre pode indicar inflamação ou infecção no organismo.

Casso ocorra o aumento da temperatura busque auxilio, observe os locais que ficaram maiores no seu corpo como na região intestinal ou do estômago, doenças como cirrose também pode causar o inchaço do fígado e consequentemente da barriga. Um médico deve ser consultado urgentemente.

Tratamento para barriga inchada

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

No caso de excesso de ingestão de alimentos ricos em gordura ou que necessitam do processo de fermentação, basta que a pessoa repouse para que o organismo consiga terminar a digestão e beba bastante líquidos.

O chá de erva doce reduz a produção de gases intestinais e consequentemente alivia o desconforto e a barriga inchada.

Comer mais devagar e prologar o tempo de mastigação pode ajudar a evitar esse fator pois alimentos mais triturados são mais facilmente digeridos. Além disso o cérebro terá mais tempo para conseguir processar que o nível de saciedade foi atingido e você não comera em excesso.

Quando se fala em tratamento médico, as medidas podem ser outras. O médico responsável pode prescrever o uso de diuréticos para que os rins eliminem o excesso de líquidos presentes no abdômen.

Há também diversos tipos de chás que eliminam as causas da barriga inchada como gases e líquidos e você pode solicitar para sua nutricionista a prescrição do chá correto para o seu problema.

Ainda, pode ser que o paciente seja submetido ao tratamento com o uso de antibióticos, isso ocorrerá quando a causa da barriga inchada é alguma infecção ou inflamação.

No caso de intolerância à lactose, o que pode ser sugerido é uma dieta mais restrita já que quem possui esse quadro, ao consumir o leite, produz uma quantidade excessiva de gases.

Isso se dá porque a pessoa intolerante à lactose não possui a enzima da lactasse e não consegue digerir o açúcar do leite (lactose). Logo pode acabar por ter náuseas, inflamações, diarreia e outros problemas intestinais que levem à um inchaço na barriga.

Qualquer desconforto que você sentir em seu abdômen procure um especialista afim de que se faça um diagnóstico correto do seu problema e lhe prescreva o melhor tratamento para barriga inchada.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios