Muesli o que é? Engorda? Como comer? Quais os benefícios?

Você já ouviu falar em muesli? Acha que pode ser uma fruta? Uma semente? Ou até mesmo um suco diurético? Não! Na verdade, é um cereal, utilizado principalmente em refeições matinais. Descubra a seguir tudo sobre.

Consumi-lo durante o dia fará com que você tenha energia suficiente para cumprir a rotina pesada. Por esse motivo, nos últimos anos, a receita tem ganhado o coração de vários adeptos, já que tem fama de ser uma opção saudável e saborosa.

O muesli nasceu na suíça, por volta de 1900, e foi desenvolvido pelo Dr. Maximilian Bircher-Benner. E apesar de ser comumente consumido durante o café da manhã, no país de origem é possível encontrá-lo em refeições noturnas.

O inventor era pioneiro na área nutricional. E com isso, elaborou um alimento que além de fornecer propriedades nutricionais, agradou o paladar de seus pacientes.

Dr. Benner comandou a ala de doentes crônicos, e durante o atendimento, indicava o cereal. Pois acreditava que a mistura de grãos e leite era um excelente curativo.

Sua constituição é basicamente aveia, frutas e frutos ressecados, como uva passa, ameixa, tâmara ou damasco. Assim sendo, possui aparência bastante similar ao da granola, no entanto, ambos apresentam características diferentes.

Para não confundir, entenda: a granola tem como base a aveia integral, e é sempre acompanhada com mel e outros grãos, como trigo e nozes. Todavia, em vista dela, cereal suíço contém quantidades controladas de açúcar e gordura. Sem contar que possui a textura mais fina.

O que é muesli?

 

Inicialmente chamado de Birchermuesli (em homenagem ao seu inventor), o muesli é consumido ao lado de leite de vaca, leite de castanhas, leite de soja, iogurte ou vitamina. Porém, sua base principalmente são os grãos, podendo variar entre areia, sementes de girassol, chia, quinoa ou até flocos de arroz.

Além disso, é possível adicionar outros ingredientes como gergelim, uva passa, ameixa, tâmara e semente de abóbora. Como também, linhaça, nozes, damasco, castanha, coco ralado, canela e amêndoas.

Por outro lado, por ser um prato fitness, não é acrescentado o açúcar. Então para que tenha um sabor adocicado, as pessoas costumam prepará-lo com frutas, como banana ou mamão.

Desta forma, ele é uma importante fonte de minerais, ácidos graxos, ômega-3 e proteínas. Nisso, as frutas possuem valores incontáveis como potássio, ferro e vitaminas do complexo B, A, E ou C.

Tudo sem contar que não há necessidade de cozimento. Ou seja, diferente de outras opções sugeridas, no cereal suíço, as qualidades naturais do alimento não são alternadas.

Muesli engorda ou emagrece ?

 

O muesli é utilizado na dieta com intuito de perder peso. No entanto, é importante que a pessoa não consuma em excesso. Isso porque para emagrecer, deve ser levado em consideração a quantidade de calorias.

Dependendo da marca ou da mistura de ingredientes, ½ xícara contém entre 144 a 250 calorias. E caso seja acrescentado mais elementos, aumenta no mínimo 100 calorias.

Ou seja, se seu objetivo é perder peso, a opção é excelente. Contanto que tenha cautela no tamanho da porção e principalmente, nos condimentos adicionados.

Este cereal, como já foi dito, é rico em proteínas e fibras. Ambas propriedades são conhecidas por dar a sensação de saciedade. Pois tais nutrientes são capazes de aumentar o volume do estômago e informar ao cérebro que você está satisfeito.

Pode se perceber que o muesli tende a ser a melhor alternativa comparado a outros cereais encontrados em supermercados. Já que, por ser rico em fibras, seus ingredientes auxiliam na regulação do sistema digestivo. Característica fundamental em qualquer dieta.

Além disso, ele possui carboidratos que são responsáveis pelo fornecimento de energia. Com isso, a vitamina de complexo B acelera o metabolismo e ajuda na conversão do alimento, mantendo o índice de massa corporal.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Saiba como comer Muesli

 

Para fugir do tradicional, confira algumas receitas criativas, fáceis de fazer e super saborosas:

Sanduíche

Sim, você pode fazer um sanduíche de cereais. Só espalhar manteiga de semente no pão, logo em seguida acrescentar maçãs cortadas em oito anéis.  E depois finalizar com o muesli da sua preferência. Muito fácil, não?

Torta

Já pensou em fazer uma torta fitness? É uma ótima opção como sobremesa de café da manhã ou pós almoço. Basta preparar o cereal e adicionar ovo, canela, iogurte natural, extrato de baunilha e farinha branca de pastelaria. Misture tudo e asse por alguns minutinhos. Está pronto!

Bolo de chocolate

Se você quer aprender a fazer um bolo delicioso e saudável, continue lendo! Misture o prato tradicional com ovo, açúcar mascavo, farinha de trigo integral, extrato de baunilha, manteiga sem sal, bicarbonato de sódio e raspas de chocolate.

Neste, além do bolo, dá para fazer biscoitos. Só colocar em pequenas fôrmas ou fazer bolinhos. Acredite: sua família vai te adorar depois dessa receita. Ficou com água na boca, né?

Conheça os principais benefícios do muesli

 

Além de todos os benefícios supracitados, este alimento contém outras propriedades essenciais. Como no caso do zinco e ferro, ambos nutrientes são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela prevenção de doenças.

Ele ainda é fonte de fibras solúveis e insolúveis, ou seja, auxilia na eliminação do colesterol. Importante característica na qual trabalha contra a pressão arterial elevada.

Fora isso, o cereal suíço tem a capacidade de diminuir as taxas de hipertensão e ajudar no tratamento da depressão. Pois se for consumido com frequência, é possível que reduza a quantidade de remédios antidepressivos.

Ele é útil também para controlar as chances de doenças como artrite e artrose. Sem contar que ajuda na saúde do sistema nervoso e evita o desenvolvimento de infecções bacterianas.

Para finalizar, esse prato normalmente vem recheado de aveia e nozes. Ambos ingredientes são agentes fitoquímicos, ou seja, baixam as possibilidades do aparecimento de câncer de mama, no ovário ou de próstata.

Muito bom né? Está esperando o que para implementar o muesli nas refeições da sua casa? Pode ter certeza que depois dessas dicas, seguir a dieta ficará mais fácil!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios