Tâmara o que é? Para que serve? Conheça os 10 Benefícios!

A tâmara é uma fruta muito saudável e pelo sabor serve como um tipo de adoçante natural. Confira esse artigo que preparamos para você e saiba tudo sobre a tâmara e seus benefícios.

Essa fruta tem origem no norte africano e é fruto da tamareira. Ela pode ser consumida natural ou de forma seca como uma uva passa. Além disso, a tâmara é rica em nutrientes como vitaminas, potássio, fibras e também é energética.

Uma porção de 100 gramas de tâmara possui um alto teor calórico além de uma grande concentração de açúcar. Por isso, seu consumo deve ser moderado para que não acabe fazendo mal à saúde, veja a seguir 10 benefícios dessa fruta.

O que é tâmara?

 

A tâmara é um fruto advindo da tamareira. Essa fruta possui muitas qualidades e apesar de não ter um preço muito atrativo, vale a pena adicionar ela a alimentação diária. Porém, ela deve ser consumida de forma balanceada por ter um alto teor calórico e ser rica em açúcares.

A tamareira, árvore que dá origem a tâmara, é cultivada a milênios por ter esse fruto. Ela foi cultivada primeiramente no norte da África. Além disso, é uma palmeira de alto comprimento, podendo chegar de 15 a 25 metros.

Os nutrientes que a tâmara tem são muitos. Dentre eles estão as vitaminas:

  • Riboflavina
  • Tiamina
  • Dos complexos A e K
  • Niacina

Ela também é rica em fibras, cálcio, cobre e potássio. Cada um desses nutrientes irá agregar um benefício que a tâmara possui para o organismo.

Para que serve o fruto tâmara?

 

A tâmara pode ser consumida como um fruto comum, mas também tem outros usos. Ela pode servir como um adoçante natural para receitas mais saudáveis, quem procura não utilizar açúcar em suas refeições pode usar a tâmara para adoçar vitaminas, smoothies, bolos e etc.

Além disso, a tâmara pode ser consumida seca, como uma uva passa. Essa opção é mais doce e, por isso a mais recomendada para usar em receitas como um tipo de adoçante.

A ingestão da tâmara recomendada é de uma fruta por dia, devido ao seu alto teor calórico e de açúcar, sua ingestão exacerbada pode causar problemas de saúde.

Tâmara é bom para quê?

 

A tâmara possui muitas vantagens e benefícios para a saúde do organismo em geral. Suas propriedades e nutrientes mostram que vale muito a pena consumi-la.

Ela é rica em antioxidantes, fibra, vitaminas e minerais que irão dar a ela todas as suas qualidades e benefícios. Mas, o consumo da tâmara tem que ser feito de forma equilibrada para que não acabe sendo maléfico para a saúde.

A tâmara possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além de fazer bem para os ossos e participar no controle da pressão arterial. Ela também pode ajudar na perda e manutenção de peso por seu teor calórico.

A tâmara também é uma boa alternativa para ser consumida no pré treino por seu alto teor calórico.

Ela é rica em frutose e glicose que dá a ela o alto teor calórico, essa fruta proporciona muita energia quando consumida. Além disso, reduz o cansaço e a fadiga, por isso é um bom alimento para ser consumido antes de treinar.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Saiba os 10 benefícios e propriedades da tâmara

 

Ajuda no fortalecimento dos ossos

Por ser rica em minerais como cálcio, a tâmara é uma grande aliada do fortalecimento ósseo. Sua ingestão é recomendada para quem precisa fortalecer os ossos e diminuir dores no mesmo. Ela também ajuda a prevenir a osteoporose.

Rica em antioxidantes

A tâmara possui muitos nutrientes que aderem a ela a propriedade antioxidante. O efeito antioxidante é de não deixar os radicais livres prejudicar as células e, assim previne de possíveis doenças.

Previne a anemia

Por possuir altos níveis de ferro, a tâmara é uma ótima opção para quem está com déficit desse mineral ou quer se prevenir contra uma provável anemia. De qualquer forma, o consumo da tâmara irá ajudar na obtenção de ferro no organismo.

Controle da pressão arterial

A tâmara ajuda na manutenção da saúde cardiovascular, por possuir altos níveis de potássio e magnésio ela auxilia no controle da pressão arterial, auxiliando assim o coração. O consumo de tâmara 2 vezes na semana é o suficiente para beneficiar o sistema cardiovascular.

Regulação intestinal

A tâmara é rica em fibras, o que ajuda a regular o intestino e o organismo em geral. Ela possui fibras tanto solúveis quanto insolúveis, cada uma tem um papel importante na manutenção do sistema gastrointestinal.

Melhora intoxicações

As tâmaras podem funcionar como um remédio para intoxicações estomacais. Ela cura ressacas de álcool quando consumidas na manhã seguinte ao excesso de consumo alcoólico.

Fonte de energia

Rica em frutose e glicose, a tâmara auxilia no fornecimento de energia para o corpo e diminui a sensação de cansaço e fadiga.

Boa para a atividade cerebral

Existem muitos estudos que comprovam que a tâmara faz bem para o cérebro em diversos sentidos. Ela diminui a interleucina no cérebro, que é relacionada a doenças degenerativas como Alzheimer.

Combate à acne

A tâmara ajuda a diminuir espinhas e cravos no rosto, terror dos adolescentes e até adultos. Por possuir um alto teor de vitamina A que é conhecida por combater a acne, ela ajuda a diminuir as espinhas e cravos.

Ajuda no parto normal

A ingestão da tâmara nas últimas semanas antes do parto vai ajudar na dilatação e consequentemente diminuir as chances de o parto ter que ser cesáreo. Ela também ajuda a reduzir o tempo do trabalho de parto.

Porém se você tem facilidade em ter dilatação deve ter cuidado para não consumir a fruta e acabar acelerando o processo de trabalho de parto. Sempre consulte o médico antes do consumo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios