SISU 2019: INSCRIÇÕES, CRONOGRAMA, DATAS e EDITAL

Quer saber tudo sobre o SISU 2019? Separamos as melhores dicas para você entender como funciona, quais as melhores estratégias para se inscrever e aumentar suas chances de concorrer a uma vaga em uma universidade pública.

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) nada mais é do que um grande banco de dados.

Ele irá ranquear as notas do Enem dos candidatos e os classificar. Assim poderá os selecionar de forma unificada.

Essa unificação é de acordo com o número de vagas disponibilizadas por cada curso ofertado. São várias instituições públicas de ensino superior participantes.

Neste sistema do Ministério da Educação, a inscrição é simples, gratuita e realizada pela internet. Mas para participar, os estudantes precisam atender os seguintes requisitos básicos:

  • Realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), no ano anterior
  • Tirar nota igual ou superior a 450 na prova objetiva
  • Não “zerar” a redação, ou seja, precisam obter nota superior a zero.

Atendendo a estas condições necessárias, vamos partir para os próximos passos, confira!

Como funciona o SISU 2019

 

Os estudantes devem ficar atentos aos cronogramas das aberturas das inscrições para o SISU 2019.

Eles acontecem duas vezes ao ano, sendo que normalmente a primeira ocorre uma semana após a divulgação do resultado do ENEM 2018. E a segunda por volta do início de junho.

Os alunos poderão se candidatar a duas opções de vagas diferentes. Podendo variar a modalidade, o curso, a universidade, os turnos, ou polo. Podem haver cursos que só estejam disponíveis em apenas uma das inscrições do programa.

Algumas universidades possuem políticas afirmativas (medidas especiais que visam diminuir as desigualdades acumuladas historicamente) e de cotas como por exemplo

“Sobre a lei 12.711/2012: Para estudantes que realizaram o ensino médio em escola pública, ou são de baixa renda ou se auto declarem como negros, pardos ou indígenas. ”

E oferecem vagas reservadas, que exigirão aos candidatos, documentos para comprovar que se enquadram dentro dos requisitos da lei.

Além de poderem adotar critério de pesos diferentes para as provas e nota/média mínima de acordo com o curso escolhido.

Por isso é crucial que o candidato leia e entenda todo o edital da faculdade que deseja ingressar.

Uma dica simples para encontrar o edital é digitar no Google o nome da faculdade seguido por SISU 2019.Veaja a seguir como se inscrever no SISU.

Inscrições SISU 2019

 

Portando o número de inscrição, a senha e a nota do ENEM 2018, o candidato deve acessar o portal http://sisu.mec.gov.br.

Neste momento, o candidato já deve ter escolhido suas duas opções de vagas ao qual deseja concorrer no SISU 2019.

Aqui vale a dica de optar pelo curso dos sonhos na primeira, e como segunda opção, pensar numa modalidade que tenha mais chances de garantir uma vaga na universidade, caso o desejo de cursar o nível superior seja maior que o da escolha de uma carreira específica.

Para explorar esta estratégia existem simuladores disponíveis, que de acordo com suas notas vão apresentar as opções nas quais o candidato terá mais chances de ser selecionado.

A partir do segundo dia, conforme os candidatos vão se inscrevendo, o SISU atualiza o ranking e divulga diariamente a nota de corte (nota do candidato classificado para ocupar a última vaga) para cada curso e a sua classificação parcial.

Durante o período de inscrições, o candidato pode acompanhar a concorrência através da tela “Minhas Inscrições” ou pelo aplicativo disponível para smartphone, e pode alterar as opções escolhidas.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como se Inscrever

  • No portal do SISU, clique em “Inscreva-se”
  • Verifique se os dados para contato estão atualizados
  • Escolha duas opções dos cursos disponíveis no SISU 2019 (pode buscar pelo curso, pelo município ou pela instituição, e verificar detalhes como o número de vagas disponíveis)
  • Encontre as vagas disponíveis em cada universidade
  • Escolha a modalidade de concorrência (ampla ou cotas)
  • Confirme sua inscrição no SISU

Cronograma SISU 2019

 

É muito importante estar atento ao cronograma e às datas do SISU 2019, para que o participante não perca nenhuma etapa dos processos.

Calendário SISU e Datas

 Primeiro Semestre

 24/01 a 29/01 – Período de Inscrições

  • 30/01 – Divulgação dos resultados da primeira chamada do SISU
  • 30/01 a 10/02 – Inscrições na lista de espera disponível apenas para a primeira opção dos candidatos não aprovados na chamada regular, e para os que foram selecionados apenas para a segunda opção independente de terem realizado a matrícula
  • 03/02 a 07/02 – Período de matrícula para os convocados na chamada regular (pode variar de acordo com a instituição)
  • 16/02 – Convocação dos inscritos na lista de espera

Segundo Semestre

  • 12/06 a 15/06 – Período de Inscrições
  • 18/06 – Divulgação dos resultados da chamada regular
  • 22/06 a 27/06 – Inscrições na lista de espera (nas mesmas condições da primeira etapa de seleção)
  • 22/06 a 28/06 – Período de matrícula para os convocados na chamada regular (pode variar de acordo com a instituição)

Edital SISU 2019

 

No edital do SISU 2019 estão contidas todas as regras e condições que os candidatos precisam se enquadrar para estarem aptos à concorrência das vagas.

Desde sua criação em 2009, já foram realizadas várias reformulações no sistema. Por isso é necessário verificar o novo edital antes de realizar as inscrições, para checar se não existe alguma nova regra.

O MEC só divulgará o edital do SISU 2019 no final de dezembro de 2018. Até caso surja alguma dúvida você pode entrar em contato através do portal http://sisu.mec.gov.br/contato, ou pelo telefone 0800-616161.

Acessem, confiram e boa sorte!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios