Sabonete de açafrão funciona? Para que serve? Como usar?

O sabonete tem muitas funções além da higiene. Então devemos escolher produtos que nos trazem benefícios. Assim o sabonete de açafrão é uma excelente escolha par isso, veja a seguir!

São muitas opções de sabonete no mercado, não é mesmo? Mas uma boa escolha é o sabonete de açafrão, pois além de rejuvenescer a sua pele ele pode prevenir diversas doenças. Descubra a seguir tudo sobre esse incrível produto.

Sabonete de açafrão para que serve?

 

O sabonete de açafrão é uma forma de utilizar os benefícios do açafrão e de outros ingredientes usados na receita para a pele. O açafrão possui efeitos antioxidantes, queratolíticos, anti-inflamatórios e cicatrizantes.

Ou seja, o açafrão ajuda a manter a pele hidratada, rejuvenescida, e favorece a cicatrização de ferimentos, a curar processos inflamatórios e com a acne.

É importante ressaltar que existem duas variedades de açafrão. O chamado açafrão comum é extraído de uma flor e vendido como fiozinhos vermelhos ou um pó vermelho.

E o açafrão-da-Índia, também chamado de açafrão-da-terra ou cúrcuma, originário da Ásia. Essa é a variedade usada no sabonete de açafrão. Considerado como um dos condimentos mais ricos em nutrientes do mundo.

Este segundo é uma planta herbácea da família do gengibre, e é amplamente utilizado na culinária. Ele tem uma cor amarela muito forte e tem papel essencial em vários pratos indianos, como o arroz, e faz parte do tempero do pó de Cury (ou caril).

Não só a cúrcuma, mas também outros curcuminóides têm sido estudados pela ciência para o tratamento e prevenção de diversas doenças.

Sabonete de açafrão funciona mesmo?

 

Os benefícios do sabonete de açafrão para a pele, ajudando a mantê-la hidratada, rejuvenescida e livre de feridas, são comprovados. Porém, existem alguns mitos acerca do uso e dos benefícios desta planta.

Um deles é o de que o sabonete de açafrão serve para depilação e para evitar o crescimento de pelos, ou torná-los mais finos. Existem diversos depoimentos atestando esses resultados, apesar de não haver nenhuma comprovação científica.

Porém os exemplos sempre criam as teorias. Mas é importante lembrar que cada corpo reage de uma determinada maneira perante a produtos. Ainda mais quando são naturais, então você pode testar para descobrir como ele irá reagir. Assim sempre que ouve algum tipo de reação alérgica procure o médico mais próximo.

Se você quiser experimentar, o ideal é que consulte um dermatologista antes, pois também não se sabe muito sobre a segurança do método. Dessa forma, você irá prevenir efeitos colaterais na pele.

Como usar o sabonete de açafrão?

 

Para usufruir dos benefícios do sabonete de açafrão, ele deve ser usado diariamente para a limpeza da pele. A maior parte das pessoas apenas usa no rosto, então simplesmente usá-lo para lavar seu rosto de manhã já será o suficiente.

Porém, se você quiser, também pode usá-lo no corpo inteiro, no banho, por exemplo. Dessa forma os efeitos surgirão por toda a sua pele. Já que ele possui muitas propriedades de cura para problemas na pele, é interessante tornar um habito o uso pelo corpo todo, afim de prevenção.

Ao utilizar o sabonete de açafrão dessa forma por algum tempo, você notará uma pele mais jovem, mais limpa e com uma aparência mais saudável. Se você tem espinhas, elas sairão mais rápido e não mais lhe incomodarão tanto.

O poder de retirar as impurezas da pele e a oleosidade irão fazer com que sua pele se renove, deixando-a mais firme e com menos propensão para o envelhecimento.

Diversos benefícios da curcumina

 

O açafrão-da-Índia também possui diversos outros benefícios para o seu corpo que não são alcançados apenas usando o sabonete de açafrão.

Caso você queira esses benefícios medicinais que o açafrão-da-Índia oferece, existem a venda diversos suplementos a base de curcumina.

Eles podem aumentar a capacidade antioxidante do seu corpo, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e doenças mais graves relacionadas a pele, como feridas ou até mesmo o câncer de pele, devido a exposição excessiva ao sol.

O ideal é que sempre depois do uso do sabonete de açafrão seja aplicado um protetor solar, afim de proteger contra os raios solares. É possível que os poros fiquem mais expostos depois do uso, então é fundamental o uso de uma proteção para peles mais sensíveis.

Além disso, pacientes com artrite tem mostrado respostas ao uso dele, devido a sua função anti-inflamatória, então a absorção do açafrão auxilia em muitas partes do corpo. Assim é recomendado o uso diário.

Como fazer sabonete de açafrão

Aqui vai uma receita simples para fazer sabonete de açafrão em casa.

Você vai precisar de:

  • 90 gramas de sabonete glicerinado
  • Uma colher de sopa de açafrão em pó
  • 110 ml de água
  • Duas colheres de sopa de mel
  • Uma colher de chá de café
  • Bicarbonato de sódio

Como preparar:

1 – Leve a água e a camomila ao fogo, como se fosse fazer um chá. Assim que começar a ferver, desligue. Em seguida, coe o chá

2 – Agora você deve usar um ralador para ralar o sabonete glicerinado

3 – Misture o chá ainda quente ao sabonete ralado, até que ele se dissolva e forme uma mistura dos ingredientes

4 – Assim que estiver tudo dissolvido, adicione o açafrão-da-índia e o bicarbonato de sódio

5 – Após estar tudo misturado, adicione o mel e o café

6 – Coloque a mistura em potes, que darão forma ao sabonete, pois a mistura se solidificará neles

7 – Deixe solidificar a temperatura ambiente ou na geladeira, se preferir. Assim que estiver sólido, guarde em plásticos para conservar

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios