Como Limpar Micro-ondas?

O micro-ondas se tornou, nas últimas décadas, um dos eletrodomésticos praticamente obrigatórios no dia a dia das pessoas. Ele esquenta rapidamente os alimentos, descongela e até cozinha – facilitando muito a nossa vida diária. Mas você sabia que esse equipamento fica totalmente exposto ao acúmulo de sujeiras, de respingos de alimentos? E, por isso, torna-se fonte de bactérias e maus odores.

Que tal manter o seu forno sempre limpinho e livre de cheiros desagradáveis? Isso é importante para a sua saúde e para a limpeza da sua casa.

Se você não tem ideia de como limpar adequadamente o micro-ondas, continue por aqui. Conheça dicas fáceis e incríveis para remover sujeiras, odores e bactérias do seu micro-ondas!

Dicas de Limpeza para Micro-ondas

 

Para deixar o seu forno de micro-ondas totalmente limpo e como novo, confira, a seguir, algumas maneiras de fazer essa limpeza de forma eficaz e simples:

  • Limpeza diária: ao usar o eletrodoméstico, é inevitável que sua parte interna fique repleta de respingos de alimentos, mesmo usando protetores plásticos. Assim, o micro-ondas deve passar por uma limpeza diária – caso contrário, quanto mais acúmulo de sujeira, mais difícil de remover depois.

Logo após usar o forno, pegue um pano limpo, macio e levemente umedecido com água e passa em toda a parte interna. Depois, seque totalmente a interior do micro-ondas, para não ocorrer o risco de o material enferrujar. Isso evitará o acúmulo de fragmentos de alimentos.

  • Removendo sujeiras antigas: caso você não tenha o hábito de limpar com frequência o seu forno de micro-ondas, provavelmente, com o passar dos dias e semanas, o interior do eletrodoméstico estará repleto de fragmentos de alimentos grudados.

Para livrar o seu forno dessas sujeiras, providencie um limão e corte-o em rodelas grossas. Coloque as rodelas em um pires com um pouquinho de água.

Coloque o pires dentro do forno e ligue-o por apenas 1 minuto. Depois, retire o limão do micro-ondas e, com um pano limpo e macio, use a água com limão para remover as sujeiras grudadas e manchas na parte interna do forno.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Em seguida, seque totalmente o forno com um papel toalha. O seu micro-ondas estará livre de comidas e de sujeiras acumuladas.

  • Tirar o cheiro: quando o micro-ondas não é limpo adequadamente com frequência, a tendência é que ele adquira um odor desagradável, vindo da mistura de alimentos. Outra coisa que deixa o micro-ondas cheirando é estourar sacos de pipoca.

Mas existe uma forma simples de deixar o seu forno sem odor algum. Para isso, providencie ½ xicara de chá de água com 2 colheres de sopa de vinagre. Coloque a xícara no micro-ondas e ligue-o por cerca de 3 minutos. Mesmo depois desse tempo, mantenha a solução dentro do forno por cerca de 1 hora.

Em seguida, retire a mistura e passe um pano levemente umedecido na parte interna do seu micro-ondas, sem esquecer de secar muito bem. Pronto, o seu forno estará sem odores indesejáveis de alimentos!

  • Desinfetar o forno: como já mencionado, o micro-ondas pode acumular bactérias. Para fazer uma limpeza completa (interna e externa) do seu forno, umedeça levemente um pano macio e coloque sobre ele um pouco de bicarbonato de sódio.

Limpe toda a parte interna do forno e externa. Depois, com um papel toalha seque totalmente o eletrodoméstico.

Seu aparelho estará totalmente limpo, sem cheiros, sem acúmulo de alimentos e desinfetado!

  • Limpeza com Louro: outra maneira de manter o forno limpinho é providenciar umas 4 folhas de louro e uma xícara de água.

Adicione as folhas de louro na xícara com água. Leve a mistura ao forno, em potência alta, por cerca de 2 minutos.

Em seguida, mantenha o recipiente dentro do forno por mais uns 5 minutos. Retire após esse tempo. Surpresa! O seu micro-ondas estará livre de cheiros.

E para limpar manchas, basta passar um pano levemente umedecido e, em seguida, seque totalmente com um papel toalha.

  • Para limpar as peças removíveis: peças removíveis costumam acumular bastante restos de alimentos. Para mantê-las também limpas, retire todas primeiro.

 Lave-as, de preferência com um sabão neutro ou passe um pano umedecido. Atenção! Não recoloque as peças removíveis sem estarem bem secas.

Para secá-las, use um papel toalha ou mesmo passe um secador de cabelos sobre elas. Deixe as peças repousando por algumas horas, para se certificar que estão realmente secas.

Depois disso, recoloque-as no forno.

  • Para limpar o Painel: assim como a parte interna do micro-ondas, o painel também costuma ficar sujo, principalmente, com o contato da gordura das nossas mãos. Para ter um painel limpo, passe um pano umedecido com um pouco de álcool.

Em seguida, use um papel toalha para secar o painel do forno. Faça essa limpeza 1 vez por mês ou a cada 15 dias.

Não use esponjas ou palhas de aço para fazer essa limpeza, pois elas podem riscar o painel.

  • Limpar exteriormente: para ter uma cozinha bem arrumada e limpa, não descuide também da limpeza da parte externa do eletrodoméstico. Para isso, primeiro tire o pó que se acumula no equipamento e, em seguida, passe um pano seco em toda a caixa.

Para limpar os cantinhos, lance mão de uma escova de dentes limpa e seca para remover as sujeirinhas.

Atenção ao Limpar o Micro-ondas!!

 

Não se esqueça de alguns detalhes muito importantes. Antes de fazer qualquer um dos processos de limpeza, ensinados no item anterior, mantenha o micro-ondas desligado da tomada, para evitar acidentes, como curtos ou queimar a parte elétrica do equipamento.

Também só coloque o forno para funcionar de novo quando ele estiver totalmente seco.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Micro-ondas Limpo, Cozinha Arrumada e Saúde Garantida

Como você pode perceber, manter o micro-ondas limpo não é questão apenas de aparência. A limpeza é fundamental para evitar cheiros que possam passar para outros alimentos, além de evitar o acúmulo de bactérias.

Então… mãos à obra! Tome nota das práticas de limpeza ensinadas e nunca mais tenha um micro-ondas sujo, infectado ou cheirando mal!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios