IPTU 2019 São Paulo – Consulta, 2º Via, Valor e Pagamento do IPTU 2019

O imposto para você poder ter seu imóvel é mais um compromisso que o paulista não pode deixar de esquecer! Veja tudo sobre o IPTU 2019 em São Paulo e se programe para realizar o seu pagamento.

Todos os anos a cobrança do IPTU se repete pois ele é o imposto sobre propriedade predial e territorial Urbana. Ele é utilizado pelo município para cobrir custo de lixeiro, iluminação pública e esgoto.

Alguns municípios também utilizam o valor para outros fins quando necessário como por exemplo para a educação, infraestrutura e saúde.

Descubra nesse artigo onde você poderá pesquisar os valores do seu IPTU 2019 e onde você poderá efetuar o pagamento.

Caso tenha perdido o seu boleto de pagamento é possível conseguir uma segunda via, lembrando que o atraso no pagamento pode acarretar multa e juros sobre o valor original.

IPTU 2019 SP São Paulo

O IPTU 2019 é uma das principais fontes de arrecadação da cidade de SP. Ele deve ser pago até a data limite para evitar a cobrança de multas e juros.

O valor cobrado no país várias entre 1 a 1,5% do valor venal do imóvel, essa alíquota não pode ser alterada por nenhum município.

O não pagamento restringe a venda do imóvel até o mesmo seja pago e assim regularizado. Se essa dívida não for paga e começar a ser acumulado durante os anos, o imóvel pode entrar em processo e a prefeitura, dentro de um prazo de 4 a 5 anos pode tomar o imóvel.

A prefeitura de posse do imóvel o colocara em leilão afim de arrecadar o dinheiro devido. Se a posse for de um terreno, ele pode ser utilizado para fins do estado, como construção de unidades que possam ser utilizadas pela prefeitura.

Consulta IPTU 2019 SP

 

Geralmente o IPTU 2019 é entregue pelos correios no endereço do imóvel, para você não ter supressas ou esquecer de pagar você pode consultar o seu IPTU 2019 no site da prefeitura de São Paulo, veja a seguir como realizar a consulta:

  • Acesse o site da prefeitura de São Paulo clicando aqui
  • Selecione a poção casa e moradia no canto da tela
  • Selecione a opção taxas e impostos
  • Selecione o botão IPTU
  • Informe os seus dados de contribuinte

Segunda via IPTU 2019

 

Se você perdeu ou extraviou o seu carne ou boleto do IPTU 2019, você pode conseguir a segunda via no site da prefeitura, basta seguir esse passo a passo.

  • Acesse prefeitura.sp.gov.br
  • Selecione o item Casa e Moradia
  • Selecione a opção de pagamentos de impostos
  • Informe os dados de contribuinte
  • Selecione em seguida a parcela do seu IPTU que deseja fazer a impressão ou o valor total com desconto, disponível apenas no prazo pré estipulado pela prefeitura.
(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Valor do IPTU 2019 em São Paulo – SP

O valor vigente no país depende do valor venal do imóvel multiplicado pela alíquota. Essa alíquota varia no país entre 1 e 1,5% e não pode ser alterada por nenhum município visto que ela está prevista em lei.

Lembrando que o não pagamento do IPTU irá gerar juros de 0,33% sobre o valor, não podendo ultrapassar os 20% do valor total.

Para saber exatamente o valor do seu IPTU, acesse o site da prefeitura de São Paulo, na aba de casa e moradia e logo após informações de impostos. Preencha os dados necessários solicitados e logo após isso você terá os valores.

Se você construiu em seu imóvel é provável que o seu IPTU 2019 venha a sofrer aumento, já que o valor do seu imóvel poderá subir.

Formas de Pagamento do IPTU 2019 para São Paulo – SP

 

O pagamento do IPTU 2019 de São Paulo pode ser realizado de duas maneiras, veja a seguir qual forma lhe beneficia mais e se encaixa em seu orçamento.

  • No início do ano você recebe as duas opções em sua casa, uma delas é para o pagamento do IPTU 2019 em cota única, onde você ganhará 4% de desconto sobre o valor cobrado. Essa antecipação no pagamento lhe confere esse desconto que só vale se for pago até a data limite do boleto. Se essa data vencer você só terá disponível para pagamento a segundo opção.
  • Junto com o boleto de pagamento da cota única, você recebe o carnê do IPTU 2019, que possuirá outros 10 boletos referente ao parcelamento do valor total do seu IPTU. O valor mínimo de cada prestação é de R$ 20, caso seu IPTU 2019 seja inferior ao valor total de R$ 200, é provável que ele seja divido em menores parcelas afim de fechar o valor mínimo por boleto.

Lembrando que o não pagamento dos boletos de parcelamento pode acarretar juros que são pagos no ato do acerto do boleto. Porém se você não pagar o IPTU 2019 e deixar acumular com outros a prefeitura tem a liberdade para lhe intimar para explicações.

Caso você não compareça para realizar um acerto com o município, a prefeitura entrará com um processo contra você solicitando a posse do seu imóvel para poder efetuar o leilão para pagamento da dívida.

Todos os anos você terá que pagar o IPTU, ele cobre gastos com bombeiros, policias, iluminação pública, esgoto e o recolhimento de lixo.

Você deve se programar para não ficar inadimplente, a cobrança da cota única é feita nos meses de janeiro e fevereiro e o parcelamento tem o primeiro vencimento do boleto para março.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios