Flor de Maio: Aprenda a cultivar e cuidar em casa!

Originária do Brasil, a Flor de Maio é uma ótima opção para trazer mais vida ao ambiente da sua casa. Veja a seguir como cultivá-la!

A Flor de Maio, originária da Mata Atlântica do Sudeste, é uma ótima opção para deixar sua casa ou jardim mais bonito. Suas belas e delicadas flores embelezam o ambiente e atraem beija-flores.

Suas flores podem ter a cor rosa, vermelha, branca ou alaranjada e seu caule possui artículos que servem para formar novas plantas. É considerada um cacto e tem origem epífita, sendo boa para o cultivo em vasos.

Apesar disso é necessário seguir algumas regras para que sua planta possa crescer bonita e saudável. Veja a seguir tudo como cuidar da sua flor de maio. Além disso veja as melhores dicas de cultivo e as principais características dessa planta.

Saiba como cuidar da flor de maio em casa

 

A Flor de Maio pode ser cultivada dentro de casa, no jardim ou até mesmo em troncos de árvores. Suas flores são muito delicadas e requerem diversos cuidados que se corretamente aplicados ajudam a planta a se desenvolver corretamente.

Muitas vezes escolhemos flores para criar em casa por que vemos em revistas, televisão e até na casa de amigos. Porém elas rapidamente morrem, pois não estudamos como funciona o cuidado com elas.

Assim é imprescindível que se pesquise sobre a planta. Logo esse artigo é excelente para você fazer a sua planta viver forte e linda.

Assim após o seu Plantio é necessário regá-la pelo menos duas vezes por semana deixando o solo úmido, porém evitando o excesso de água e aplicando um adubo rico em nutrientes.

Algumas fontes de cálcio como Pó de Ossos ou Cascas secas de Ovos também podem ser usados na planta.

Essa Flor pode ser cultivada em vasos que devem ser colocados na sombra ou em meia sombra, já a terra orgânica utilizada precisa ser muito bem drenada, pois a planta necessita de umidade. Não pode deixá-la muito exposta ao sol ou vento, pois isso pode vir a prejudicá-la, devido ao fato de ser sensível.

É importante o uso de adubos tais como os substratos próprios para epífitas, substrato de cactos e suculentas ou dos substratos de xaxim.

Após florescer a planta tende a ficar enfraquecida e nesse momento é importante a utilização desses adubos citados acima.

O repouso dela ocorre no período do verão, deixe o substrato um pouco mais seco nessa época e retire as flores secas com a mão ou com a ajuda de uma pinça. E evite sempre que as raízes da planta fiquem encharcadas quando for regá-la, para evitar prejudicá-la.

Para combater mofos e fungos da planta, remova as partes apodrecidas e troque o substrato.

Dicas de cultivo da flor de maio

 

Para que a Flor de Maio possa ser cultivada em uma residência ou jardim é preciso que ela seja bem plantada e para isso são necessários alguns itens para ajudar nessa tarefa.

Embora não seja difícil, sempre é bom seguir os passos corretamente para garantir que tudo dê certo.

Realize o cultivo utilizando os seguintes itens:

  • 1 Muda da Planta Flor de Maio
  • 1 Saco de Terra Vegetal
  • Substratos com um pH que seja neutro
  • 1 Vaso com pelo menos 10 cms

O processo para fazer o plantio é muito simples, basta colocar pedras e areia forrando a parte de baixo do vaso e em seguida completar com a terra vegetal e com o substrato.

Após isso abra um buraco no centro do vaso e plante a muda da Flor de Maio e coloque-a em um local adequado.

Vasos com correntes são próprios para ficar nas paredes e também são muito bons para essa planta, além de serem bonitos para a decoração da casa.

O que se deve evitar é o excesso de água acumulados nos pratinhos do vaso ou nos cachepot, protegendo a planta e evitando focos do mosquito da dengue.

Uma das coisas que não deve ser esquecida é que após florescer a planta ficará enfraquecida e necessitará de cuidados e da aplicação de uma nova adubação que fará com que ela possa se desenvolver e voltar a crescer de forma saudável e bela.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Características e dados sobre a Flor de Maio

 

A Schlumbergera Truncata ou mais conhecida como Flor de Maio é uma planta brasileira que floresce na estação do outono e por esse motivo recebe esse nome.

Ela se enquadra na família dos cactos e seu caule é formado por artículos suculentos que não possuem espinhos.

Popularmente ela também é chamada de Cacto-de-natal, Cacto-de-páscoa ou de Flor-de-Seda. Suas flores são rosadas, brancas, vermelhas, alaranjadas ou mesmo mescladas. O seu aspecto delicado traz beleza ao ambiente onde ela está inserida.

Além disso, ela é uma planta Herbácea, epífita e pode ter de 30 a 60 cms de altura, embora quando chega a um determinado tamanho ela tende a envergar um pouco. As flores aparecem nas extremidades dos artículos e reflorescem no período adequado.

É muito admirada pelos beija-flores que nesse processo acabam agindo como polinizadores da planta, o que é muito importante para o desenvolvimento dela. Devido a sua beleza é um dos cactos mais cultivados no mundo todo.

Prefere ambientes com altas temperaturas, boa iluminação ou em meia-sombra. Pode ser plantada em vasos que podem ser colocados dentro ou fora das residências, em jardins ou até mesmo em troncos de árvores.

Sua reprodução é conseguida obtendo um dos artículos da planta que esteja saudável e com isso basta realizar o plantio dele em um outro vaso, seguindo as regras ensinadas anteriormente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios