FGTS 2019: Inativo vai ser liberado? Calendário datas de pagamento!

A nossa atual economia agrediu muito o cidadão brasileiro e foram diversas as dificuldades diárias para manter as contas, porém, o governo para aquecer a economia pode liberar os FGTS 2019 inativos, veja nesse artigo se realmente haverá liberação!

Novamente o governo federal poderá liberar o FGTS 2019 inativo dos trabalhadores, no ano que vem, para poder injetar dinheiro extra no país e consequentemente reaquecer o setor comercial.

O FGTS é o fundo de garantia por tempo de serviço e para esse fundo estar inativo não poderá ter acontecido nenhum deposito até dezembro de 2015.

Assim as contas do FGTS são consideradas pelo governo como inativas e agora em 2019, há uma expectativa por parte dos trabalhadores que não sacaram em 2017.

Em 2017 o governo realizou essa ação afim de aquecer a economia do país que lutava para sair da recessão. O dinheiro extra auxilio a muitas famílias a colocar as contas em dia e poder ter mais tranquilidade.

Porém o governo federal não sinaliza pretensões de liberar os fundos inativos em 2019 pois muitos que sacaram em 2017 não teriam mais saldo para sacar, apenas os desempregados recentes de dezembro de 2015 até os dias de hoje.

Com o novo governo do presidente Jair Messias Bolsonaro há uma grande expectativa de melhora da economia o que atrasaria ou suspenderia o saque de FGTS inativos.

Há um calendário disponível para saque do FGTS 2019 inativo que condiz com o saque do abono salarial (PIS), porém ainda não há liberação para saque desse saldo inativo.

Você só pode sacar se for comprar um imóvel ou veículo, ou apresentar alguma doença terminal, passar por desastres naturais, os familiares podem sacar quando o trabalhador morre. Fechamento de empresa e demissão sem justa causa.

Veja a seguir mais sobre o FGTS 2019, o calendário para possível saque,

Calendário FGTS 2019

 

Não há notícias de que o governo federal irá liberar novos saques de contas inativas para os que tiveram depósitos do fundo até dezembro de 2016.

O calendário vigente para o saque do FGTS 2019 é o mesmo utilizado para o saque do abono salarial (PIS). O PIS

Os dias de saque são referentes ao da data de aniversário do trabalhador, veja a seguir e confira qual é o seu prazo:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar a partir de 10 de março de 2019
  • Os que nasceram em março, abril e maior poderem realizar o saque do PIS e de um possível FGTS inativo a partir de 10 de abril de 2019
  • Já para os que fazem aniversário nos meses de junho, julho e agosto podem realizar o saque depois de 12 de maio de 2019
  • Setembro, Outubro e novembro podem saca a partir de 16 de junho de 2019
  • E por fim os nascidos em dezembro podem realizar os saques a partir de 14 de julho de 2019.
(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Para realizar qualquer tipo de saque é necessário que você tenha em mãos o cartão cidadão juntamente com a senha, o número do PIS, que você encontra na sua carteira de trabalho, e sua identidade.

Você pode se dirigir a uma loteria ou um posto de atendimento da caixa, porém o limite para saque é de R$ 3 mil, para valores a cima desse você deverá ir a uma agência da caixa. Se você possui apenas a senha poderá sacar até R$ 1,5 mil.

Vale a pena sacar o FGTS?

 

Como o próprio nome na sigla diz é um “fundo de garantia”. Essa garantia é para eventuais problemas que venham a surgir em sua vida, como por exemplo uma demissão.

O FGTS foi criado no regime militar em 13 de setembro de 1966 pelo marechal Castelo Branco e visava dar essa segurança para o trabalhador. Porém nos dias de hoje isso mudou um pouco, sendo possível utilizar o FGTS 2019 para compras.

As seguranças que o FGTS dá para o trabalhador é de não ficar sem dinheiro até encontrar um novo emprego, ou arrumar sua casa devido a um desastre natural.

Porém hoje muitas pessoas o utilizam para dar de entrada em compra de imóveis e veículos, ou quando são demitidos por justa causa, e assim podem retirar o FGTS, preferem utilizar o dinheiro para pagar contas ou investir.

Essas quatro situações têm suas vantagens e desvantagens, vejamos a seguir sobre cada uma delas: 

  • Compra de imóveis: Uma das melhores opções de investimento, pois o imóvel valoriza e muito. E o dinheiro que você utilizou do seu FGTS 2019 seja para a entrada ou até mesmo a compra total do imóvel, irá valorizar com o passar dos anos
  • Compra de automóveis: A utilização do FGTS 2019 em compra de veículos já não é recomendada, a não ser que você investirá em um negócio próprio de revenda de carros. Os carros desvalorizam muito rápido e você perderá dinheiro.
  • Investimento em ações e fundos: Uma boa escolha é o investimento em ações ou fundos de renda fixa, apesar de que há um grande risco no mercado de ações e você precisa ter conhecimento. Os fundos rendem pouco mas ao menos você atualiza seu dinheiro conforme a inflação e ainda ganha um pouco sobre o valor.
  • Pagamento de conta: Essa opção para o uso do FGTS 2019 foi muito utilizada no ultimo saque, o trabalhador preferiu pagar suas contas em atraso para não ter que pagar ainda mais juros, é uma excelente opção, deixar sua vida financeira em dia.

Quem pode realizar o saque do FGTS em 2019

 

Os saques foram permitidos em 2017 para trabalhadores com as contas do FGTS consideradas inativas, ou seja, sem depósito até dois anos antes.

Se o governo liberar o FGTS 2019, os trabalhadores que não tiveram depósito até dezembro de 2016 poderão realizar o saque.

Pessoas com doenças terminais também podem sacar, assim como aqueles que sofreram desastres naturais e foram demitidos sem justa causa.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios