Como controlar o ciúme? 8 Formas infalíveis

O ciúme é um sentimento normal, um ato de proteção, que surge desde nascimento. Um mecanismo de cuidado, mas que se existir em excesso pode virar doença, descubra nesse artigo dicas de como entender e controlar.

O ciúme é um sentimento natural, todavia o problema é quando não sabemos moderar tal sentimento, podendo deste modo se tonar doentio e descontrolado, assim desgastando qualquer relação entre pessoas. Logo pensando nisso vamos lhe dar dicas de como controlar o ciúme com oito formas infalíveis.

É importante compreender que não se deve reprimir esse sentimento, ou fingindo que ele não existe, e sim canalizando o mesmo e compreendendo o porquê da sua existência.

Assim ocorre que pôde-se deixar seu relacionamento cada vez mais forte e saudável, com meios simples do dia a dia, que fazem toda a diferença em uma relação, solida, com base na confiança e no respeito.

Aprenda como controlar o ciúme possessivo?

 

O ciúme possessivo está relacionado a querer ter o outro somente para você, como se ele fosse seu objeto, em que ninguém possa tocar, olhar ou receber atenção de outra pessoa.

Geralmente as pessoas que não sabem como controlar o ciúme possessivo, sentem algum tipo de insegurança, pois sempre pensam que o seu parceiro vai lhe trair ou enganar quando ele(a) não estiver com você.

Por exemplo, seu parceiro sai para trabalhar, porém o mesmo faz uma hora extra sem lhe comunicar, a primeira coisa que você pensa é que ele está te traindo com outra pessoa. Ou quando seu melhor amigo ou amiga lhe apresentar uma outra pessoa que também considera muito amiga.

É normal criar um sentimento de ciúmes, pois você tem em sua mente, inconscientemente pelo vício da posse, que a pessoa, mesmo sendo somente uma amizade, é sua. Assim devendo partilhar segredos somente com você, o que é um erro.

A implicância com coisas simples, também é uma das características de quem sente o ciúme possessivo, como por exemplo sair para conversar com amigos, ir ao cinema ou até mesmo sair com os pais sem você.

Os exemplos acima são a reação típica de uma pessoa que tem ciúmes possessivo, por ter falta de segurança, além da falta de confiança em seu parceiro. Além de não compreender que a vida é livre para todos fazerem o que bem entendem.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

8 formas para deixar de sentir ciúmes possessivo

 

Mas afinal como controlar o ciúme? Descubra a seguir oito formais infalíveis para controlar seu ciúme e transformar sua relação em algo mais saudável:

  • Aumentar autoestima, autoimagem e autoconfiança

Uma das características do ciúme possessivo é justamente a baixa autoestima, autoimagem e autoconfiança da pessoa que sente.  Isso é criado por inseguranças e um conjunto de causas até mesmo com origem na infância, deixando a pessoa insegura e com medo de perder o parceiro.

Comece a trabalhar esses pilares, conheça a si mesmo, trabalhe sua autoestima, veja suas qualidades, confie em você, aprenda que todas as pessoas têm defeitos, porém ao descobri-los você verá que é especial e não há motivo para ter ciúmes.

  • Amor próprio

Ame a si mesmo, você é o seu mundo, então se ame além de tudo, não apenas suas características físicas e sim o que você é realmente por dentro, mostre sua bondade, alegria, pois isso também é algo maravilhoso.

Faça o que você gosta de verdade, o que te completa como um presente para você, não para apenas agradar as outras pessoas, e sim para te deixar feliz, isso é uma forma de aumentar seu amor próprio.

  • Vença as desilusões amorosas do passado

Esse é um passo fundamental de como controlar o ciúme. Lembre-se que você não está com a mesma pessoa que te fez sofrer.

Então deixe o seu passado no passado, as pessoas são diferentes, se você foi decepcionado por um amor antigo não ache que a pessoa que está agora na sua vida vai fazer o mesmo.

Dê oportunidade do seu parceiro mostra que não é a pessoa que te magoou anteriormente, tente reconstruir sua vida ao lado dessa pessoa e esqueça o que se passou pois isso não te serve mais.

  • Conquistar a pessoa amada

Se você a ama, o conquiste todos os dias, com gestos simples de afeto e gentileza, como se fosse o primeiro dia do relacionamento de ambos, pequenas coisas fazem com que se apaixonem cada vez mais um pelo outro.

Seja sincero (a) com seu companheiro (a) e até seu amigo, se o ciúme é um problema que lhe incomoda, explique. Pois as pessoas que estão com você poderão compreender e vencer esse problema que atinge uma grande parte dos seres humanos.

  • Treine a confiança

Confiar é parte fundamental em um relacionamento, pois a confiança te da segurança e estabilidade para uma relação saudável e estável, confiar leva tempo, porém é a melhor opção.

  • Respeite a privacidade do seu parceiro

Uma relação é composta de vários degraus que envolvem a confiança, respeito, companheirismo entre outros, também há privacidade entre uma relação, talvez seu parceiro possa ter vergonha de algo ou quer fazer uma surpresa e isso pode ser fácil, porém tem que haver confiança entre ambos.

  • Conheça os amigos do se parceiro

Conhecer os amigos do seu parceiro é uma ótima opção para conhecê-lo melhor e aumentar sua amizade com ele. Vale ressaltar que ser amigo do seu parceiro é muito importante, para uma relação ser construída na base da sinceridade.

  • Ajuda profissional

Caso as opções acima não sejam suficientes, tente alguém especializado na área da saúde para lhe ajudar. Pois seu ciúme pode ser patológico e a melhor opção e um tratamento com um psiquiatra ou apenas um psicólogo. Para que assim, possa lhe ajudar de uma forma especializada e melhor seu nível se ciúme e os relacionamentos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios