Chá de boldo para que serve? Emagrece? Quais os benefícios?

Peumus boldus Molina é o nome científico do Boldo. O chá de boldo auxilia no emagrecimento, pois age no processo para a desintoxicação do fígado e possui também uma importante ação diurética

O Boldo é uma árvore originária do Chile. Caracteriza-se por suas folhas sempre verdes que exalam um aroma forte e característico. Suas propriedades beneficiam distúrbios hepáticos, veja tudo sobre essa planta nesse artigo.

Além de sua ação diurética, o chá de boldo ao ser consumido também poderá auxiliar no emagrecimento! O boldo produz uma substância chamada boldina alcalóide que além de estimular a digestão ajuda a aumentar a imunidade.

Tem efeito laxante prevenindo a prisão de ventre e aliviando as cólicas abdominais ajudando a diminuir os inchaços, é excelente também para tratar gastrite e possui ações antimicrobianas. Descubra a seguir mais propriedades dessa planta.

Para que serve o chá de boldo do Chile?

O boldo é uma planta medicinal utilizada há mais de 10 mil anos para tratar diversas enfermidades, e no Brasil ela é muito popular. No país, existe uma variedade de espécies de boldo, logo a baixo veremos sobre um dos tipos que mais encontramos no comércio o Boldo do Chile.

A árvore do boldo pode crescer até 16 cm, suas folhas são esverdeadas e possuem uma penugem e embora existam diferentes tipos de boldo suas características físicas são exatamente as mesmas.

A boldina é uma das substâncias ativa do Boldo. Age em nosso organismo fazendo uma verdadeira limpeza dissolvendo a gordura e eliminando substâncias ruins ao nosso corpo.

O chá de boldo é uma excelente opção natural para desintoxicação do fígado e eliminação da gordura. Além disso, ele também possui substâncias antioxidantes.

A cânfora, limoneno, beta pineno e a cundrina são as substâncias antioxidantes que auxiliam ao combate dos radicais livres.

Os radicais livres são moléculas que prejudicam o nosso organismo, acelerando o processo de envelhecimento e são também responsáveis por doenças como Parkinson e alguns tipos de câncer.

O Boldo funciona estimulando a produção da Bile, que é um fluido produzido pelo fígado. A bile é responsável por fazer a digestão das gorduras e absorção dos nutrientes dos alimentos que ingerimos.

Ao ingerirmos o chá de boldo o nosso corpo é estimulado a produzir a bile e com isso evita a ingestão de gordura por nosso organismo. Além disso o boldo é uma substância diurética que elimina líquidos em excesso através da urina.

No chá de boldo existem substâncias que também auxiliam na insônia, tontura, reumatismo, gastrite, e até dores de ouvido!

Algumas funções do chá de boldo não possuem confirmações científicas de sua eficácia como o uso para tratar infecções causadas por bactérias, vírus e parasitas, para eliminar os vermes e tratamento de resfriados assim como sífilis e gonorreia. Todos esses benefícios ficam apenas na crendice popular.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como fazer o chá de boldo?

 

Sabemos que é cada vez mais comum nos dias de hoje as pessoas optarem por produtos naturais para cuidarem de sua saúde. Ao fazermos essa escolha estamos contribuindo não só para ao nosso bem-estar, mas também para a conservação da natureza e saúde dos animais.

Sabemos que muitas indústrias farmacêuticas utilizam aditivos e conservantes e testam seus medicamentos em animais.

Por serem produtos 100% naturais em que os seus componentes são extraídos diretamente da natureza e utilizados sem a necessidade de elaboradas técnicas indústrias os chás são uma boa opção para uma vida mais saudável.

Além disso você pode plantar na sua casa, o boldo é muito forte e facilmente se adapta a qualquer solo, se você regar adequadamente em quinze dias pode ter já folhas dá planta.

O preparo do Chá do boldo não é diferente do preparo de outros chás. No entanto devemos ficar atentos em alguns detalhes como a quantidade do produto a ser utilizado.

  • Devemos separar uma colher de chá de folhas de boldo. Estas folhas devem estar secas. Uma colher de chá é aquela colher um pouco maior do que a colherzinha que utilizamos para mexer o café. Ela equivale a 10g
  • Ferva a água. A quantidade de água a ser servida é uma xícara de chá, que equivale a 240ml.
  • Coloque a quantidade indicada de folhas secas em uma xícara e cubra com a quantidade de água fervendo indica e aguarde de 10 a 15 min. Depois disso o chá está pronto e pode ser consumido, algumas pessoas tem o habito de mastigarem as folhas, o sabor é forte mas pode liberar mais substancias ativas do boldo.

O chá deverá ser consumido três vezes ao dia. É importante salientar que embora o chá seja um produto natural ele não está isento de contraindicações. Esta infusão não deve ser consumida por longos períodos. O seu consumo de forma indiscriminada poderá causar danos à saúde.

Pessoas que tem problemas de rins, doenças hepáticas ou fazem uso de anticoagulantes não podem fazer uso desse chá. O boldo também não é indicado para as gestantes devido aos seus componentes abortivos e tão pouco para mulheres que estão amamentando.

Quais os benefícios do chá de boldo?

 

Ao consumir o boldo estaremos contribuindo para que o nosso organismo se mantenha limpo e sem toxinas.

Os seus componentes diuréticos e antioxidantes são importantes aliados para que possamos ter uma alimentação saudável contribuindo para que possamos manter a boa forma.

Isso acontecerá porque o chá de boldo irá fazer com que o nosso metabolismo melhore absurdamente garantindo que as gorduras ingeridas sejam metabolizadas e excretadas.

As propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e evitam doenças como Parkinson e câncer são importantes benefícios.

Os princípios ativos do boldo como a boldina, cânfora, limoneno, beta pineno e a condrina, agem estimulando a produção de moléculas que eliminam a gordura, assim auxiliam na redução de desconfortos abdominais.

Essa planta medicinal pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais. E para quem gosta de ter a sua hortinha em casa, pode plantar uma muda que rapidamente o pé de boldo se desenvolve. Uma boa dica para a alta produção da planta é podar e secar as folhas para usar futuramente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios