Bicarbonato de sódio o que é esse poderoso composto?

Atualmente verificamos que existe uma lista enorme de produtos para nos ajudar no nosso cotidiano. Se formos considerar nossa higiene pessoal e doméstica, existe praticamente um tipo para cada situação: sabonetes, xampus, desodorantes, sabões, limpa-vidros, detergente… a quantidade deles é imensa para relacionarmos aqui.

E diante de todo esse aparato, conseguir um que ajude nas mais diferentes situações, além de ajudar na economia doméstica, ainda pode nos poupar tempo e ser bem mais prático, e você sabia que já existe um item assim?

Continue conosco e aprenda mais sobre bicarbonato de sódio o que é e para que serve, e facilite o seu trabalho cotidiano.

Bicarbonato de sódio o que é esse poderoso composto?

 

O bicarbonato de sódio, junto com o limão, o sal e o vinagre, é um composto muito poderoso e indicado para sempre se ter a mão.

Quimicamente é formado pelos átomos de hidrogênio, carbono, sódio e oxigênio, e é representado pelas siglas NaHCO3.

É um tipo de sal de aparência cristalina, com solubilidade no meio aquoso, e de sabor alcalino. Apresenta-se sob a forma de um pó branco, semelhante à cocaína, aliás, alguns traficantes até usam o bicarbonato de sódio para misturar à droga.

Um de seus outros nomes é o hidrogeno carbonato de sódio. Dentre seus empregos, pode-se usar o bicarbonato de sódio como reagente em análises laboratoriais, no trabalho com ouro e platina como eletrodepositor, em curtumes, para tratar lã e seda, para nutrir animais, em trabalhos cerâmicos, para preservar manteiga e madeiras, e também como um dos componentes de talcos que possuem efeito desodorantes.

8 Utilidades do Bicarbonato de Sódio

Além de todas essas formas de seu emprego, sabia que o bicarbonato de sódio também pode ajudar em várias atividades do seu dia-a-dia?

Abaixo listaremos alguns exemplos de como ele pode ajudar nesse aspecto.

  • Elimine o mal hálito

Ele é um poderoso aliado para solucionar mal hálito decorrente de alguns tipos de problemas bucais.

Para tanto, basta adicionar o bicarbonato ao seu creme dental, antes de escovar seus dentes. Realize esse procedimento duas vezes ao dia.

Você também pode realizar gargarejos com 1 colher de chá bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de sal e água morna.

Use a mistura para lavagem bucal, mas não a engula.

Se preferir, também pode misturar um pouco de bicarbonato de sódio (1 colher de chá) ao vinagre de cidra de maçã. Esse também é um bom enxaguante bucal contra o mal hálito, mas lembre-se de não engolir a mistura.

  • Um aliado para acabar com a azia

Se você sofre com a azia, que consiste em uma sensação de queimação estomacal, que pode ser irradiada para a garganta, você pode usá-lo para combater o problema.

Ele ajuda a diminuí-la em casos decorrentes da ingestão de comida em excesso, condimentos ou até mesmo gordura.

Mas cuidado, ele não possui um efeito muito longo, e nosso estômago tende a produzir ainda mais ácido para que o efeito alcalino seja neutralizado.

Ele é desaconselhado para indivíduos que sofrem com retenção de líquidos, hipertensão e problemas nos rins.

  • Bicarbonato de sódio: um poderoso desodorante

Você sabia que o bicarbonato de sódio também é um poderoso desodorante natural?

Isso mesmo,

Atualmente muitas pessoas estão abandonando o desodorante industrializado, devido a algumas substâncias nocivas existentes na sua composição, como o alumínio, que pode contribuir para o surgimento de doenças como Alzhaime e câncer mamário.

Ele pode ser utilizado de forma seca, apenas aplicando o pó nas axilas, empregando para isso o dedo ou esponja de pó, ou então com a ajuda de um spray que você mesmo pode fazer, basta diluir duas colheres de chá do composto em um copo com água e deixar a mistura em repouso por 24 horas. Depois é só colocá-la em um recipiente adequado.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)
  • Excelente para limpar suas mãos

Se você precisa neutralizar odores em suas mãos, ou mesmo se livrar de sujeiras, basta esfregar suas mãos com bicarbonato de sódio. Utilize três partes do composto para uma parte de água.

Se você precisar ter uma ação antiodor ainda mais eficaz, basta adicionar o bicarbonato de sódio ao seu sabonete líquido.

  • Limpeza e higiene dos utensílios do seu pet

O bicarbonato é um poderoso aliado para ser usado na caixinha de areia do seu animal, basta colocar um pouco dele antes de pôr a areia, isso contribui para aliviar os odores.

É um coadjuvante na limpeza de cestas e cobertores, basta adicionar um pouco dele na água utilizada para lavar e enxaguar.

O uso de bicarbonato de sódio na lavagem do seu cão contribui para deixar o pelo do animal limpo e brilhoso. Para tanto, basta aplicar o produto sobre os pelos antes de realizar a escovação, tenha cuidado para não machucar seu animal.

  • Descongestionante nasal

Ele também pode ser usado como fumigador e inalador, para tanto, basta fazer o seguinte:

  • Ferva um pouco de água;
  • Deixe-a sobre sua pia do banheiro da cozinha ou banheiro e adicione uma a duas colheres de bicarbonato de sódio com a água ainda fervente;
  • Respire os vapores por uns dez minutos, utilize uma toalha ou pano para cobrir-se e evitar que os vapores se dissipem.

Ao fazer esse procedimento tenha cuidado para não se queimar.

  • Use o bicarbonato para esfoliar seu corpo

O bicarbonato de sódio pode ser usado como esfoliante corporal, para isso, basta juntar três partes do composto com uma parte de água e distribuir sobre o corpo, massageando de forma suave, em movimentos circulares. Posteriormente basta enxaguar seu corpo com água morna.

Bicarbonato na limpeza doméstica

O bicarbonato de sódio na limpeza doméstica realmente possui várias utilidades.

Pode ser utilizado para polir objetos de prata, basta você fazer uma pasta usando três partes dele para uma parte de água. Esfregue a mistura com suavidade e enxague com água morna.

Retire manchas em móveis lacados colocando um pouco de bicarbonato de sódio sobre ela e posteriormente esfregando com uma esponja úmida.

O bicarbonato de sódio pode ser usado em substituição a vários produtos de limpeza que lotam nossas dispensas e além de ser prático, seu preço é bastante acessível.

Conhecer mais sobre o bicarbonato de sódio, o que é e para que serve, ajudará muito na realização de suas rotinas diárias, domésticas ou pessoais.

Só tenha cuidado ao consumir o bicarbonato de sódio, seu uso continuado acaba destruindo o equilíbrio base-ácido do organismo, ocasionando uma doença denominada de alcalose metabólica.

Você já conhecia o bicarbonato de sódio o que é e como pode ser usado?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios