Barbatimão o que é? Para que serve? Como usar? Quais os benefícios?

De adstringente, antioxidante e antibactericida natural. O barbatimão é uma planta medicinal superpoderosa. Que pode promover uma grande melhora na sua qualidade de vida.

Cada vez mais pessoas têm procurado utilizar plantas medicinais como complemento ao tratamento de diversas enfermidades. Logo o barbatimão se destaca com qualidades e benefícios incríveis para a sua saúde.

Portanto, não perca mais tempo e venha aprender tudo que está planta medicinal têm para lhe oferecer. Descubra o realmente ela é e quais os benefícios dessa planta ao ser consumida.

O que é barbatimão?

 

O barbatimão, cujo nome científico é Stryphnodendron adstringens, é uma planta medicinal muito comum no território nacional. Logo como o próprio nome cientifico já sugere, o grande destaque dessa planta é sua característica adstringente.

Ela é amplamente utilizada pela população em geral, mas as vantagens de sua utilização ficaram conhecidas através dos povos indígenas. Estes povos à nomearam de yba-timo e a utilizavam em rituais de cura, por conta de suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.

É usualmente utilizada para o tratamento de feridas e irritações na pele e mucosas. Porém, o barbatimão também pode ser empregado no tratamento de doenças crônicas, como a diabetes. Pois existem alguns estudos científicos testando a eficiência desta planta medicinal em diferentes contextos.

Além do consumo do chá, e da produção de banhos, já existem pomadas, cremes e sabonetes feitos a partir do barbatimão. Facilitando o acesso a todos os benefícios que essa planta pode oferecer.

Tais benefícios ocorrem, principalmente, em função dos taninos e flavonoides. Substâncias ricamente presentes na casca da árvore do barbatimão, que possuem ação antioxidante e de fortalecimento do sistema imune.

Continue acompanhando o texto e fique por dentro de todas as propriedades desta poderosa planta medicinal. Ela com certeza pode ser de muita ajuda para a sua saúde.

Para que serve a planta barbatimão?

 

Como já dito anteriormente, o barbatimão é mais utilizado para tratamentos tópicos. Ou seja, para tratar feridas e irritações na pele, acelerando o processo de cicatrização.

Isso acontece em função da sua propriedade adstringente. Ou seja, esta planta medicinal têm a capacidade de contrair as fibras musculares das células, acelerando muito o processo de cicatrização.

Esse é só um resumo de tudo que o barbatimão pode fazer por você. Abaixo consta uma lista com todos os benefícios e utilizações desta planta:

  • Ação cicatrizante
  • Propriedade Antimicrobiana (Eficiente contra bactérias, fungos e parasitas)
  • Anti-inflamatório natural (Diminui a inflamação e evita que a mesma se espalhe pelo corpo. Por conta do estímulo à contração dos vasos sanguíneos.)
  • Tratamento de infecções vaginais (Candidíase, Vaginites, Corrimentos)
  • Auxílio ao tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por bactérias (Gonorreia, Sífilis etc.)
  • Higiene Bucal (prevenção de cáries e gengivites)
  • Tratamento de inflamações na garganta (Reduz a inflamação e realiza a assepsia da região e diminui a dor)
  • Auxílio ao tratamento de distúrbios gastrointestinais (Ajuda no tratamento de gastrites e úlceras)
  • Tratamento da doença de chagas (Extratos elaborados em laboratório se mostraram eficientes no combate aos parasitas Trypanosoma cruzi no sangue)
  • Combate ao HPV (Cientistas brasileiros desenvolveram uma pomada a partir do barbatimão. Ao ser aplicada duas vezes por dia em pacientes com verrugas genitais, esta pomada eliminou todas as verrugas sem efeitos colaterais. Porém, mais estudos ainda são necessários.)
  • Fortalecimento do sistema imune (Por conta dos Taninos e dos Flavonoides encontrados na casca dessa planta, tomar o chá do barbatimão pode turbinar a sua imunidade)
  • Emagrecer (Esta planta medicinal é utilizada popularmente para emagrecer, pois teria a capacidade de contrair o estômago e reduzir a fome. Porém nenhum estudo foi feito para comprovar esse efeito)
(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como usar a planta medicinal barbatimão?

 

O modo mais usual de utilização desta planta medicinal ocorre por meio de chás e banhos de assento feitos a partir da sua casca:

  • 1 colher de sopa de casca de barbatimão
  • 1 litro de água
  • Ferva a água desligue e insira as cascas da planta, aguarde dez minutos e já pode consumir

Porém a planta também pode ser utilizada diretamente sob a pele, através de compressas feitas com as folhas da árvore. Ou mediante pomadas e sabonetes sintetizados a partir do extrato do barbatimão, disponíveis em farmácias de manipulação.

Segundo estudos recentes, o barbatimão tem baixíssima toxicidade. Ou seja, pode ser consumido sem grandes preocupações. Porém, não é aconselhado que seu consumo diário ultrapasse dois meses de utilização. Se você quer fazer uso do chá, não se esqueça de intercalar dois meses de uso com um mês de descanso.

É importante salientar que, grávidas e lactantes não devem consumir o chá e nem fazer o uso tópico desta planta medicinal.

Benefícios em estudo da planta medicinal barbatimão

 

Há muitos estudos sendo realizados com o barbatimão. Os principais deles têm como foco a elaboração de pomadas cicatrizantes para pacientes diabéticos, e para pacientes acamados que sofrem com escaras.

Também são realizados os estudos já mencionados neste texto. Como o desenvolvimento de uma pomada que auxilia no tratamento do HPV, e de um extrato que auxilia no combate ao parasita da doença de chagas.

Novos estudos têm tentado desenvolver um anti-inflamatório com ação bactericida de amplo espectro a partir do extrato de barbatimão. Porém, testes ainda são necessários

A utilização desta planta medicinal como agente emagrecedor, ainda não foi testada. Mas, em teoria, há chances de que desempenhe uma ação na redução da fome.

No mais, todas os benefícios expostos neste texto têm base científica. E podem promover uma melhora substancial na sua qualidade de vida.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios