Banana-passa, como fazer em casa? Receita fácil!

Já é de senso comum todos os benefícios que a banana oferece para nosso organismo. Mas você já ouvir falar da banana-passa e o que ela pode proporcionar a nossa saúde?

A banana é uma fruta muito popular e nutritiva adorada pela maioria das pessoas. Muitas ainda têm dúvidas sobre os benefícios dessa fruta pela quantidade de açúcar que contém. Principalmente no inverno onde normalmente ganhamos uns quilinhos extras.

Mas quase ninguém sabe que ela pode ser desidratada e consumida em forma de banana-passa. E que essa possui praticamente as mesmas propriedades e vantagens que a banana comum. Vamos ver tudo sobre isso a seguir.

Benefícios da banana-passa

Primeiramente vamos falar da banana convencional, visto que as duas possuem basicamente os mesmos benefícios. Ela é muito conhecida por conter grande quantidade de potássio.

Além disso, também é muito rica em antioxidantes, fibras e diversas vitaminas e minerais. Indicada também para comer após fazer atividades físicas ou outro esforço físico intenso.

É muito utilizada na culinária e confeitaria por sua consistência e sabor adocicado. Riquíssima em magnésio, ferro, manganês, cobre e carboidratos, tornando-se uma ótima fonte de energia.

Por conta disso, ajuda a reduzir a pressão arterial, evita câimbras e diminui as chances de se ter um infarto. Suas propriedades antioxidantes também ajudam a manter a saúde da pele e dos olhos. Sem contar que o potássio é excelente para os ossos.

Sendo assim, a banana-passa possui todas essas vantagens também. E ainda se mantém conservada por mais tempo por ser desidratada. Além de ter mais opções para ser usada na gastronomia.

Porém ao consumir a banana-passa não se aconselha substituir o fruto fresco. Pelo contrário, o ideal é consumir ambos tendo mais opções para incluir em sua rotina.

Como fazer banana-passa em casa

 

A melhor maneira de preparar a banana-passa em casa é utilizando o forno convencional. Vamos ensinar o passo a passo para fazer essa delícia.

Você vai precisar de bananas maduras e suco de limão. A banana nanica é a mais indicada para esse procedimento. Mas também é possível obter um bom resultado com a prata e a ouro.

Descasque as bananas e corte em pedaços pequenos. Coloque os pedacinhos da banana em uma forma grande forrada com papel vegetal. A seguir pincele cada uma com o suco de limão.

Ligue o forno até atingir temperatura de 50 graus e desligue. Insira a forma com a tampa do forno entreaberta para sair o vapor. O ideal é deixas as bananas desidratando por 20 horas.

Após, retire do forno, deixe esfriar e guarde em um pote de vidro bem fechado. Mantenha por uma semana e fora da geladeira. Também pode ser feita utilizando um desidratador. O processo é bem parecido ao anterior porém deve-se usar uma forma apropriada para o aparelho.

Receita fácil de banana-passa desidratada

 

Uma outra deliciosa maneira de consumir a banana-passa é desidratando ela. Vamos ver a seguir o passo a passo para preparar uma banana-passa desidratada.

Mas antes de fazer esse procedimento deve-se verificar se a banana está bem madura. No caso da banana nanica, o ponto ideal é quando a casca apresenta várias manchas escuras.

Lavagem da banana para a desidratação

 

Essa etapa compõe 3 estágios:

– mergulhá-las em uma concentração de cloro (50 mg/L de água por 30 minutos);

– mergulhá-las em uma concentração de cloro (20 mg/L de água por 10 minutos). Para passar para o terceiro estágio as bananas devem estar despencadas;

– lavá-las em água sem adição de cloro.

Banana-passa benefícios

Descascamento da banana para a desidratação

 

Esse processo deve ser feito manualmente. Retirar com o auxílio de uma faca as partes estragadas ou escurecidas. Cuidar para não quebrar. Conforme for descascando, vá colocando em uma bacia para retirar o mesocarpo posteriormente.

Como retirar do mesocarpo da banana

 

Para quem não sabe, o mesocarpo é uma película fina que cobre a banana. Deve-se retirar pois o resultado final da banana-passa pode ficar com uma aparência ruim.

Para isso, pegue uma vasilha cheia de água a 75 graus. Acrescente as bananas na vasilha. Após, aguarde 5 minutos e lave com água em temperatura ambiente em seguida.

Desidratando a banana

 

Após retirar o mesocarpo, imediatamente distribua as bananas sobre uma bandeja de secagem. Necessário ajustar a temperatura do desidratador para 65 graus. Também deve-se girar as bandejas a 180 graus a cada 4 ou 6 horas.

O tempo de secagem pode variar de 18 a 30 horas. Essa variação depende de vários fatores, como diâmetro, ponto de maturação e teor de açúcar. Após o processo de desidratação, desligue o sistema de aquecimento do ar.

Deixe apenas o ventilador ligado até atingir a temperatura ambiente. Se algumas frutas apresentarem umidade acima do limite estabelecido, separe das demais e coloque-as novamente no desidratador.

Condicionamento e empacotamento da banana desidratada

 

Nessa etapa do processo deve-se embalar as bananas secas em sacos de polietileno. Após isso, estocá-las de 10 a 15 dias em local seco, arejado e protegido de luz.

O objetivo é atingir o equilíbrio da umidade entre as frutas embaladas. Mas antes deve-se ver se é necessário retirar pontas duras e escurecidas da banana-passa.

As bananas podem ser embaladas em filme plástico de PVC ou também em papel celofane. Assim como em potes de polipropileno com selo e tampa.

O prazo de validade da banana-passa desidratada é de 6 meses. Desde que tenha sido feita de maneira correta seguindo os procedimentos corretamente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios