Artigo de Opinião – Exemplos Prontos

Escrever nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes, para se organizar e colocar ideias em um papel é preciso de inspiração e aquele momento de motivação, isso, quando ainda não se criou o hábito da escrita contínua, e mesmo para escritores profissionais, nesses momentos a escrita dos seus textos têm maior fluência.

Mas se engana quem pensa que para escrever é necessário apenas motivação e domínio de regras gramaticais, é necessário também conhecimento de algumas técnicas de escrita, a diferentes tipologias textuais é uma delas, como os artigos de opinião – exemplo deles e definições serão trazidas nesse post.

O que são artigos de opinião?

Eles são tipos de textos dissertativos-argumentativos utilizados por autores para apresentar determinados ponto de vista sobre assuntos que são de interesse da maioria, utilizando-se, para tanto, de argumentos que tenha coerência e sejam admissíveis.

Seu principal objetivo é convencer o leitor sobre um assunto ou ideia, além de levar informação.

Dessa maneira, as ideias trazidas na produção e que são defendidas pelo autor estão sob sua inteira responsabilidade, então, é fundamental que, ao redigir um texto de opinião, o autor utilize fontes verdadeiras e confiáveis.

É um texto muito utilizado em provas de concursos públicos e vestibulares. Os textos compartilhados por grande parte dos veículos de comunicação utilizam a estratégia argumentativa para convencer seus leitores sobre notícias que estão sendo divulgadas, sendo que a maioria deles tratam sobre questões atuais.

A persuasão é um dos fatores de grande relevância em artigos de opinião, já que ela será usada ao longo de todo o texto para tentar convencer o leitor sobre as ideias que o autor traz em suas linhas. Jornais e revistam utilizam muito esse tipo de artigo, caso tenha interesse em aprender mais sobre a produção de artigos de opinião, uma dica importante é recorrer a esses dois meios.

Se você deseja aguçar o seu senso crítico, busque desenvolver artigos de opinião, pois ao usar essa técnica para tratar sobre um assunto você terá de se posicionar em relação a ele, obrigando-se a analisar fatos e informações importantes que estão ligadas ao acontecimento direta ou indiretamente.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Características de artigos de opinião

Os artigos de opinião têm as principais características abaixo relacionadas:

  • São persuasivos e argumentativos;
  • Durante o texto as vozes verbais estão em primeira e terceira pessoa;
  • As produções devem ser assinadas pelo autor;
  • Geralmente os textos são veiculados nos meios de comunicação;
  • A linguagem usada deve ser simples, já que na maioria das vezes será lido por um grande número de pessoas, é fundamental que todos compreendam as ideias que se quer transmitir, usar termos desconhecidos ou técnicos dificultam essa possibilidade;
  • Trata sobre temas atuais;
  • Utiliza temas que chamem a atenção do leitor, de maneira polêmicas e provocativa;
  • É muito frequente o uso de verbos no imperativo e no presente.

É importante que, ao construir seu artigo de opinião, você elabore um texto coeso, em que os assuntos desenvolvidos nos parágrafos estabeleçam relações de sentido entre si, as ideias no seu texto devem fluir naturalmente.

Se atente à coerência do seu texto, para não defender ideias antagônicas e deixar o leitor na dúvida sobre a real maneira que você se posiciona sobre o tema abordado.

Modelos de artigos de opinião

Abaixo seguem alguns trechos contendo modelos de artigos de opinião, com as respectivas fontes, para clarificar o entendimento sobre suas principais características:

A política em 2018

Por Antônio Carlos de Medeiros (Gazeta Online)

(…)

No horizonte político regional, esse quadro de competitividade aponta um cenário de política de coalizão para 2018: a presença do contraditório e da disputa política. Com as diferenças que estão postas, uma política de geopolítica é pouco provável.

No país, o pano de fundo das disputas que vão desaguar em 2018 é a construção de um novo bloco de poder, uma nova situação hegemônica abrindo um novo ciclo político. No Espírito Santo, o pano de fundo é uma desarrumação estrutural de forças políticas em torno de uma agenda de Estado, e não de governo.

A decisão política do governador Paulo Hartung tem a ver não apenas com a sua sucessão “strictu sensu”. Ela terá haver, também, com a direção das políticas públicas, com o consenso em torno das agendas de Estado. Essas agendas poderão pavimentar um efeito estrutural nas políticas públicas e, portanto, na política regional.

Internet das coisas e o avanço da tecnologia na área de saúde

Por Marcelo Molinari (Latam Director of System – Engine of Ruckus)

(…)

As impressoras e os equipamentos de impressão evoluíram ao longo do tempo e não são mais apenas um dispositivo inócuo no final da rede. Esses equipamentos aumentaram seu poder de computação na medida em que muitos deles têm a mesma ou mais capacidade do que o desktop ou laptop que está imprimindo para eles. Eles são usados todos os dias para enviar, armazenar e receber informações de saúde protegidas e outros dados confidenciais.

A rede deve ser centralizada e o hospital precisa entender quais são seus riscos e vulnerabilidades. Isso pode ser feito avaliando os riscos e os processos. Realizar uma avaliação abrangente dos riscos dos dispositivos deve fornecer uma compreensão das vulnerabilidades no ambiente de rede.

Um excelente ponto de partida para o avanço da tecnologia IoT e para que as cidades se tornem mais “inteligentes” é implantar redes Wi-Fi públicas. Redes Wi-Fi públicas são uma ótima maneira de criar uma comunidade mais vibrante e também conectar cidadãos, empresas, visitantes e serviços de saúde.

Uma vez que a infraestrutura da rede Wi-Fi está em operação, ela pode ser usada para habilitar outros aplicativos da cidade inteligente, como segurança pública/vídeo IP, controles de trânsito e estacionamento, qualidade do ar e aplicações da área de saúde.

Conforme se observa, não é raro nos depararmos com artigos de opinião quando estamos navegando pela internet, sendo essa uma modalidade de escrita muito importante para o desenvolvimento do nosso senso crítico, bem como entendermos com mais profundidade sobre questões que nos afetam e que estão relacionadas à sociedade.

Você gosta de ler artigos de opinião? Queremos saber sua resposta!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios