Aroeira o que é? Para que serve? Como fazer? Quais os benefícios?

Conheça a planta medicinal que promete turbinar a sua imunidade e te auxiliar no tratamento e prevenção de diversas enfermidades.

Neste artigo você irá conhecer a aroeira. Uma planta medicinal com propriedades incríveis. Esta planta é nativa da flora brasileira e utilizada pela medicina alternativa há muito tempo.

O chá da planta é um excelente combatente contra vírus, protozoários, micro-organismos, bactérias e, portanto, um bom aliado para a prevenção de qualquer variação da gripe ou resfriados.

Além disso tem propriedades diuréticas que podem auxiliar na perda de peso caso aja muito líquido acumulado em seu corpo, o crescimento do volume de urina também evita o surgimento de infecções urinarias.

A aroeira é uma planta considerada amiga da mulher, pois além de evitar infecções que são mais comuns nas mulheres, pode evitar doenças vaginais e hemorragias depois do parto. Então continue lendo esse artigo para descobrir todos os benefícios da utilização da aroeira-vermelha.

O que é aroeira?

 

A aroeira é uma planta com ampla distribuição no território brasileiro. Porém, é mais presente em regiões de Mata Atlântica e zonas litorâneas. Sua qualidade como planta medicinal é conhecida há muito tempo por comunidades tradicionais. Atualmente, sua fama tem se espalhado internacionalmente.

 A aroeira-vermelha é uma árvore de pequeno porte, cujo nome científico é Schinus terebinthifolia. Há outras espécies que podem ser encontradas em território nacional, como a aroeira-mole e a aroeira do sertão. Muito utilizada no Nordeste, principalmente em locais que não tem acesso de médicos, pois auxilia na prevenção de muitas infecções.

É importante saber diferenciá-las porque, as qualidades medicinais abordadas neste texto encontram-se apenas na espécie Schinus terebinthifolia. É possível diferenciá-las com base no tamanho da árvore, visto que a aroeira-vermelha é a menor entre as três, e a coloração do fruto é característica.

A aroeira-vermelha também é conhecida como aroeira-mansa, aroeira da praia, pimenta-rosa e pimenta brasileira. E têm alcançado o mercado internacional por conta de seu sabor e qualidades medicinais.

Para que serve aroeira?

 

A aroeira tem uma vasta aplicação como planta medicinal. Podendo ser utilizada para tratar e prevenir diversos transtornos na saúde. Tudo isso porque esta planta possui propriedades como:

  • Antimicrobianas: evitando o desenvolvimento ou até elimina micróbios, fungos, bactérias, vírus, micro-organismo e protozoários
  • Anti-inflamatórias: Evitando ou auxiliando na diminuição de inflamações
  • Diuréticas:  Eliminado através da urina, líquidos que estejam em excesso no corpo.
  • Cicatrizantes: Auxilia na cicatrização e coagulação
  • Adstringentes: Fortificando paredes celulares como em vasos sanguíneos ou na pele

 

Abaixo estão listados todos os distúrbios na saúde que podem ser tratados através do consumo do chá de aroeira:

  • Pode ser utilizado para higienizar feridas pois tem ação antisséptico.
  • Pode ser usado em Inflamações ou infecções vaginais como por exemplo Vaginite, Cervico vaginite, Vulvo vaginite, Corrimentos
  • Previne que ocorra hemorragias pós-parto, mas consulte sua médica para a liberação do consumo, caso esteja em período de lactação ou antes mesmo do parto.
  • Previne doenças do sistema respiratório como bronquite e enfisema pulmonar
  • Por possuir o efeito diurético, aumenta o nível de urina não permitindo que bactérias se instalam no sistema urinário e assim evitando infecções urinárias
  • Previne doenças do sistema digestório gastrite, úlceras, azia, diarreia
  • Auxilia no tratamento e na prevenção do reumatismo e artrite
  • Auxilia no tratamento da Sífilis

Além de todos esses benefícios, o chá de aroeira também é indicado para o tratamento de gripes e resfriados. Além de ser uma excelente maneira de melhorar a imunidade.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como fazer chá de aroeira?

 

Para obter os benefícios terapêuticos da aroeira-vermelha, costuma-se utilizar a casca da árvore, bem como suas folhas, para produzir o chá.

No entanto, é mais comum que o extrato preparado da casca seja utilizado para consumo. Enquanto que o extrato preparado das folhas seja utilizado para assepsia, banhos de assento e cicatrizações.

Mas atenção, o extrato de aroeira deve ser consumido como um tratamento, e não como um chá comum. Portanto, o consumo não deve ultrapassar quatro colheres de sopa por dia.

Os ingredientes para o chá são:

  • 100g de pó da casca de aroeira
  • 1 litro de água

Para preparar basta adicionar o pó na água fervente. O consumo pode ser feito frio ou quente, e pode variar entre três e quatro colheres de sopa por dia. É sempre indicado antes do consumo consulta o seu médico para a prescrição certa para o tratamento e liberação para o consumo.

Lembrando que ele é um excelente chá para a prevenção de hemorragia pós-parto, mas é necessário a liberação do médico ginecologista antes do consumo.

Contraindicações para o chá de aroeira

 

As contraindicações para o consumo de chá de aroeira são mínimas. Algumas pessoas podem ser sensíveis à substância Uruxiol, que pode causar alergia e irritação nas mucosas do corpo.

Para ter mais segurança no consumo, é recomendado passar um pouco do extrato de aroeira no canto dos lábios. Se após duas horas não houver nenhum tipo de reação, então o consumo é liberado. Cabe salientar que gestantes e lactantes só devem fazer uso desta planta medicinal sob orientação médica.

Quais os benefícios do chá aroeira para a saúde

 

Como vimos, o consumo de aroeira-vermelha possui diversas aplicações para a sua saúde. Pois, melhora a sua imunidade ao facilitar processos como cicatrização e regeneração celular. Ao mesmo tempo em que auxilia seu corpo no combate a microrganismos patógenos, por conta de sua propriedade antimicrobiana.

No entanto, sua utilização não se restringe ao consumo do chá. Uma vez que o extrato de aroeira também pode ser utilizado para assepsia de ferimentos e banhos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios