Água boricada o que é? Para que serve?

A água boricada é formada por água destilada e tem como princípio ativo o ácido boricado. Fique conosco e saiba tudo sobre a água boricada.

A água boricada é uma solução líquida formada por 3% de ácido bórico e água destilada. Ele tem a função de agir como antisséptico, bactericida e fungicida. Porém, a água boricada exige alguns cuidados na sua utilização.

Essa solução é usada em ferimentos para matar as bactérias, porém muitas pessoas a utilizam de forma errada. A água boricada não pode ser usada no olho, veja a seguir tudo sobre esse produto.

O que é água boricada?

 

A água boricada é uma solução de ácido com água, nessa solução há de 2 a 3% de ácido bórico, que funciona como princípio ativo da substância. O ácido bórico é encontrado na forma de cristais sem cor ou de pó branco, e ele é produzido a partir da reação do mineral borato com ácido sulfúrico.

O princípio ativo da água boricada, o ácido bórico está em vários produtos de cosméticos e farmacêuticos. O efeito dele depende de várias coisas, inclusive da quantidade usada.

O ácido bórico é tóxico quando ingerido, por isso seu manuseio deve ser feito com cuidado e atenção.

Caso o tenha em casa, evite deixá-lo acessível para crianças e animais pois sua ingestão pode intoxicar e dependendo de sua quantidade até causar morte.

Para que serve a água boricada?

 

A água boricada tem várias funções, entre elas ser antisséptico e antibacteriana. Ela pode ser utilizada em infecções do canal auditivo externo, irritações da pele, picadas de insetos e até queimaduras de 1° grau.

Mas o uso da água boricada deve ser feito apenas em ferimentos pequenos e externo, não deve ser usado em feridas abertas.

Como por exemplo, na candidíase, caso as feridas sejam pequenas. E não deve ser ingerido de forma alguma porque pode causar intoxicação.

O ácido bórico é usado pelos humanos em outras coisas como na queima de carvão, produção de vidro, nos pesticidas e etc.

Porém, o ácido bórico pode ser prejudicial a plantas e seres vivos se for despejado no meio ambiente, principalmente em grandes quantidades, por isso, precisamos ter muito cuidado com o manuseio e uso. O planeta agradece!

O ácido bórico, princípio ativo da água boricada, é usado para limpar piscinas, venenos de barata e até como conservante em potes de urina. Ele é usado domesticamente, para fins medicinais e até nas indústrias.

A água boricada não deve ser usada nos olhos, ela pode piorar o caso e irritar o olho mais ainda.

Os produtos utilizados nos olhos devem ser isotônicos e estéreis, essa demanda foi feita a partir de 1920 porque esses produtos devem ser parecidos com o líquido que o olho possui.

Além disso, a água boricada é muito usada por crianças para fazer o famoso “slime’’, uma mistura de vários ingredientes que viram uma massinha. A água boricada é usada para ativar o slime e dar consistência a ele.

Cuidados que você deve ter ao utilizar

 

Muitas pessoas têm alergia ao inalar o ácido bórico, como irritação no olho e ou fazer mal ao sistema respiratório.

O ácido bórico só faz mal se for ingerido em grandes quantidades, caso contrário ele não irá alterar em nada. Inclusive o boro, principal ingrediente do ácido bórico, está presente em nossa alimentação.

A água boricada não deve ser usada para limpar o olho. Por mais que muitas pessoas falem que cura ou melhora, pode ser que ela cause uma reação muito pior e só faça o caso ir de mal a pior.

Ou seja, ao sentir algum incomodo no olho o certo a se fazer é procurar um especialista nisso e só usar produtos indicados para tratamento ocular.

Os sintomas causados pela intoxicação com o ácido bórico são febres, diarreia, queda de pressão, sonolência, descamação da pele e em casos extremos pode levar a morte.

O ácido bórico é encontrado em muitos produtos farmacêuticos e cosméticos como esmalte para unha, talco, creme de pele, tintas, venenos para baratas e pesticidas. Por isso, é possível ter bastante cuidado ao manusear o ácido bórico e também a água boricada.

Atualmente, é proibido pela Anvisa a utilização de ácido bórico em produtos como talcos e pomadas usados em criança porque muitas tiveram reação alérgica ao uso. Então, ele pode ser substituído por substâncias como álcool iodado, iodo povidona e tintura de iodo.

É possível fazer água boricada em casa?

 

A água boricada é geralmente encontrada em farmácias e mercados, mas também pode ser produzida em casa.

Existem vários tutorias de como produzir água boricada em casa pela internet. Saiba o passo a passo de como fazer sua própria água boricada, mais é importante ressaltar os cuidados com sua saúde e também o descarte correto.

Os ingredientes essenciais são água, ácido bórico e sal. O ácido bórico pode ser encontrado em sites online ou em farmácias também.

Para formar a mistura de água boricada é simples:

  • Tudo que você vai precisar é uma xícara de água, uma colher de chá de sal e outra colher de chá de ácido bórico.
  • Depois é só diluir todos os ingredientes na água e mexer até se tornar homogêneo.
  • Então, é só deixar a mistura descansar por 10 minutos e sua água boricada está pronta

Um cuidado para se ter é com o ácido bórico que é muito tóxico se ingerido, por isso é bom sempre tentar mantê-lo longe de crianças e animais. A sua ingestão pode levar a intoxicação e em grande quantidade até a morte.

Além disso, essa mistura pode não ter o mesmo efeito que a água boricada adquirida na farmácia, então fica a critério de quem irá utilizar.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios