Ácido Muriático o que é? Para que serve? Como usar?

O ácido muriático é um produto usado para remover sujeiras de áreas mais difíceis de limpar, mas que deve ser usado com cautela pois é altamente corrosivo. Veja tudo sobre o ácido nesse artigo.

Sendo um derivado do ácido clorídrico, o ácido muriático geralmente é usado para limpar as superfícies com sujeiras difíceis de serem retiradas. Porém o seu poder de remoção tem algo contra, ele pode causar danos a pele e ao sistema respiratório, por isso é importante se precaver ao usá-lo.

O ácido muriático deve ser usado diretamente na superfície que deseja realizar a limpeza, se essa superfície estiver com uma sujeira pesada, o ideal é a mistura em água. Mas se lembre da sua ação corrosiva e não deixa o produto entrar em contato com a sua pele, olhos, boca ou ferimentos.

Uma boa dica para a aplicação é o suo de luvas descartáveis, máscara para a respiração são recomendadas afim de que o uso do produto não prejudique sua saúde. Veja a seguir todas as dicas para o uso do ácido em seu dia a dia.

O que é ácido muriático?

 

O ácido muriático é uma forma derivada do ácido clorídrico, mas que possui uma pureza mais baixa que o HCl. O ácido que é vendido nos mercados possui cerca de 10 a 12% de HCl, mas ainda assim, é recomendado diluir na água antes do uso para limpezas em geral.

Ele é usado para remover sujeiras superfícies mais duras que os outros produtos geralmente não conseguem limpar. Se a sujeira estiver muito impregnada na superfície, é possível aplicar o ácido diretamente ao local, mas tenha cuidado para não se intoxicar com o produto.

O ácido clorídrico, solução aquosa e ácida, também está presente no suco gástrico do estômago dos seres humanos e serve para digerir a proteína que está nas comidas. Já na sujeira, como mofo, limo, restos de construção. O produto age com efeito corrosivo e praticamente dissolve a sujeira.

Para que serve o ácido muriático?

 

O ácido muriático serve para limpar superfícies onde a sujeira está mais difícil de ser removida, onde são mais rígidas por serem sujeiras que se fixaram com o tempo como mofo, limo, marcas nas pinturas.

É recomendo que ele seja usado diluído na água, somente se a sujeira estiver muito forte, deve se utilizar o ácido puro.

O removedor tira a sujeira de lugares como tijolo, concreto, azulejos. Muitas pessoas utilizam o ácido muriático para remoção de mofo e machas em roupas claras. Porém é importante que seja utilizado em pequenas concentrações, não mais que uma tampa para um balde de 5 litros de água.

Também é utilizado para limpar vasos sanitários encardidos, tirar a sujeira do rejunte dos azulejos, limpar paredes e branquear o piso.

O ácido mesmo sendo um produto direcionado para a limpeza da casa, não deixa de demandar cautela no seu uso pois sua concentração química é muito maior que os produtos convencionais que existem no mercado.

Como usar ácido muriático para limpeza

 

Para usar o ácido muriático na limpeza, é necessário diluir na água na proporção de 50 ml de ácido para 500 ml de água. Contudo é muito importante tomar cuidado na hora de manipulá-lo, usando luvas e máscaras e roupas fechadas para que não entre em contato com a pele e nem seja inalado.

Ler as instruções da embalagem também é importante. Ela indica como utilizar o ácido e quanto tempo é necessário aguarda para que ele tenha efeito sobre a sujeira, visto que alguns são mais fortes que outros, em quantidade de princípio ativo por embalagem e logo possuem reações diferentes.

Veja esse passo a passo padrão de como usar o produto removedor:

  • Proteja-se:

É extremamente importante o uso de roupas e sapatos fechados, máscaras e luvas na hora de utilizar o ácido.

  • Selecione o recipiente correto:

É importante usar baldes e recipientes específicos para esse tipo de limpeza. Não utilize embalagens de outros produtos para evitar acidentes como misturar produtos químicos ou confundir com alimentos líquidos, como por exemplo o uso de embalagens de refrigerantes

  • Dilua na água:

Por ser um produto, com uma concentração química bem mais alta comparada com outros limpadores pesados. Logo o produto é forte o suficiente e é necessário fazer uma solução de água e ácido, sendo uma parte do ácido (50ml) para cada 10 de água (500ml).

Caso você observe que a solução ficou fraca ou forte demais, você pode modificar a quantidade de água na mistura.

  • Molhe a superfície:

Antes de jogar a solução de água e ácido, é recomendado umedecer a área apenas com água, principalmente se for em piso cru, com concreto, pois o piso seco absorve a primeira umidade que é jogada nele, logo para a limpeza é necessário molhar.

  • Leia o rótulo:

É importante ler embalagem afim de descobrir quanto tempo é necessário deixar o ácido agindo. É crucial para que não manche o piso ou ocorra algum efeito que prejudique o local aplicado.

Para limpar a sujeira encrostada ou manchas no vaso sanitário, é necessário usar a solução de ácido com água e deixar agindo por mais ou menos 10 minutos com a tampa fechada. Depois de deixar o tempo indicado, basta esfregar e dar descarga para retirar o que sobrou da sujeira.

Ácido muriático é perigoso?

 

O ácido muriático é perigoso pois é uma forma do ácido clorídrico, solução aquosa que é ácida e queimante (corrosivo), de baixa pureza. Quando esquentado, o ácido muriático libera vapores tóxicos que fazem mal ao sistema respiratório.

É preciso muito cuidado ao manuseá-lo pois dependendo da dose de ácido clorídrico que for inalada ou entrar em contato pode causar sérias irritações a pele ou danificar os pulmões.

Como ele faz mal para o sistema respiratório, a máscara é muito importante. E ao utilizar o produto é importante se afastar para deixar o produto agir e não ficar inalando o cheiro dele.

Não é recomendado misturar o ácido muriático com outro produto que não seja água pois pode causar reações química perigosas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios