Vedismo o que é? É religião? Qual sua origem? Qual suas características

Você já ouviu falar sobre o Vedismo? O termo realmente não é muito difundido, pois se trata de uma religião extremamente antiga, que surgiu da fusão dos hindus com os europeus.

Interessante, não é? Que tal então aumentar o seu repertório sobre conhecimentos em geral? Continue por aqui e saiba mais sobre essa religião, quais as suas características, sua origem e outras informações.

O que é Vedismo?

 

O Vedismo se trata de uma religião antiga, que antecede até mesmo o Bramanismo e o Hinduísmo. Suas escrituras se encontram nos Vedas sagrados. Considera-se que o Vedismo seja uma evolução da religião dos indo-ariana (uma mistura da religião da Índia com a religião dos Europeus arianos) – já que, os arianos, ao invadirem a Índia, receberam muitas influências dos costumes e da religião indiana e vice e versa.

Entre as escrituras do Vedas e do Harappa (cultura neolítica que habitou, na Idade do Bronze, desde a região leste do atual país Paquistão até a área do Vale do Rio Indo até as praias do Oceano Índico), por exemplo, há uma separação de cerca de 2000 anos. Desse modo, não se sabe ao certo se os seguidores do Vedismo detinham alguma forma de seguir as tradições conservadas e passadas de geração para geração.

Vedismo é uma Religião?

 

Sim, o Vedismo pode ser considerada uma religião, como mencionado, que antecedeu o Bramanismo e o Hinduísmo. Fora uma das primeiras religiões praticadas na Índia, embora, atualmente, não se tenha tantas notícias de praticantes dessa antiga corrente religiosa.

Qual a origem do Vedismo?

 

O Vedismo – ou a religião de Vedas – não tem uma origem exata. Mas acredita-se que ela tenha sido a religião mais antiga praticada na Índia.

Isso é percebido, por exemplo, por meio de seus textos agrados védicos – que constituem os primeiros instrumentos de apresentação literária da Índia e um dos mais antigos de toda a história da humanidade. Tais escrituras permitem testemunhar a existência do Vedismo como uma religião realmente arcaica, que dera origem, possivelmente, ao Bramanismo e ao Hinduísmo.

Caso existisse um limite entre o Vedismo e o Bramanismo, esta última corrente religiosa representaria épocas antigas, que até mesmo se confundem com o Vedismo. Depois, no entanto, é possível, ao analisar as duas religiões, uma designação mais clara entre as duas.

O Bramanismo e o Hinduísmo ainda podem ser considerados espécies de evolução do Vedismo, embora tenham surgido por meio dos textos dos Vedas. A religião do Vedismo levara consigo os invasores arianos, que entraram na região Noroeste da Índia, entre os anos de 2100 e 1500 a.C.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Vedismo e suas Características

 

O Vedismo é uma religião tida como Indo-europeia e se caracteriza, principalmente, por um conjunto de crenças complexas. Mas que, ao mesmo tempo, os seus ensinamentos são naturalistas, além da existência de rituais antigos.

A religião podia ser dividida em funções. Uma seria totalmente religiosa e sacerdotal. Já outra teria características do poder e da economia.

O Vedismo ainda não é apenas caracterizado por uma herança indo-iraniana ou, mesmo, indo-europeia. A religião contém também elementos únicos e efeitos de uma evolução consideravelmente rápida, onde os conceitos mais antigos foram alterados e enriquecidos.

Outra característica do Vedismo é que a religião absorveu os ensinamentos de parte da corrente

Hinduísta primitiva. Tais ensinamentos, porém, nos são desconhecidos, pois não foram registrados em nenhum tipo de documento.

O Vedismo se caracteriza ainda pela importância que a religião dava aos seus textos sagrados. Eles eram praticamente os únicos materiais da religião, que possuíam inspirações e datas diversas.

Os textos védicos constituem um vasto material, que foram conservados, de acordo com tradição, em urnas pequenas. Os conteúdos dos Vedas não são segredos e foram, por algum tempo, ensinados nas escolas da Índia.

O Vedas é formado por um conjunto de 4 volumes de textos. Neles, são descritos ensinamentos e testemunhos antigos. Os textos sagrados são escritos em sânscrito, sendo que o 1º volume deles data, aproximadamente, o século XX a.C..

Os Vedas podem ser divididos em:

  • Rig-Veda: conjunto de antigas lendas, encantamentos, cantos épicos, poesias líricas e diversos outros conteúdos místicos e religiosos.
  • Yajur-Veda: coleção com instruções sobre fórmulas litúrgicas para os sacerdotes do Vedismo. Há, ainda, elementos profanos nos textos, que serviam como indicativos preciosos sobre a organização social religiosa.
  • Sama-Veda: conjunto de obras que contém indicações para cantores, que deviam ser seguidas durante sacrifícios solenes da religião do Vedismo.
  • Atharva-Veda: trata-se de uma espécie de textos repositórios sobre as antigas superstições do Vedismo.

O Vedismo também tem como característica a presença de Deuses e Deusas, próprios da religião, que eram venerados pelos seus seguidores. Alguns dos Deuses mais importantes e venerados no Vedismo são:

  • Varuma: trata-se do criador do Universo, dos homens e dos demais Deuses. É representado por um Deus bastante majestoso e celestial. Um verdadeiro símbolo da vida e do bem.

Varuma rege a ordem moral do mundo. Hinos são lhe dedicados, com significados de elevação espiritual e moral.

  • Agni: é o Deus que representa o fogo. Também conhecido como Ignis, esse Deus rege os hinos descritos no Rig-Veda (um dos livros sagrados).

Também se trata do Deus do lar, que se aproxima muito dos homens. É o símbolo do sacrifício, responsável por levar oferendas a demais Deuses.

No Vedas, um trecho interessante fala sobre Agni: “é o deus do fogo que queima no altar do sacrifício, do fogo do qual a família se reúne ao cair da noite, do fogo que possibilita a cocção dos alimentos e expulsa as trevas…”

  • Indra – é o deus mais expressivo do Vedismo. Trata-se de um Deus guerreiro e corajoso, que ajuda e protege os arianos em combates e lutas, além de entidades inimigas e maléficas aos seres humanos.

Indra é soberano, um verdadeiro animador das coisas e que dispensa benefícios em troca de suas ações. Ainda é o Deus da chuva, dos raios e da fecundidade.

Conhecimento sobre o Vedismo

 

Conhecimento nunca é demais. E aqui você ficou sabendo sobre essa antiga religião, que é o Vedismo. Como ela surgiu e as suas principais características.

Ficou sabendo também sobre os itens principais das escrituras sagradas da religião: os Vedas. Parabéns por continuar com a gente. Isso demonstra que você é uma

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios