Thanksgiving o que é? Qual origem? Qual sua história?

Você já ouviu falar no termo Thanksgiving? Para quem não sabe, se trata do famoso Dia de Ação de Graças – muito celebrado nos Estados Unidos e no Canadá. Quer saber mais sobre a importância da data, a sua origem, a sua história e como ela é celebrada nesses dois países?

Então, não saia daqui! Permaneça com a gente e fique por dentro de muitas curiosidades sobre o Thanksgiving! Você irá, certamente, gostar!

O que é Thanksgiving?

 

Thanksgiving é o Dia de Ação de Graças. A data é muito comemorada e celebrada em países como os Estados Unidos e o Canadá – onde se trata de um importante feriado.

Nos Estados Unidos, o Thanksgiving é celebrado toda quarta quinta-feira do mês de novembro. Já no Canadá, o Thanksgiving é comemorado toda segunda segunda-feira do mês de outubro.

O Thanksgiving – Dia de Ação de Graças -se trata de um dia no qual as pessoas se reúnem para se dedicarem a sua gratidão a Deus, pelas graças recebidas durante aquele ano.

Qual é a Origem do Thanksgiving?

 

A origem do Thanksgiving data as primeiras celebrações do Dia de Ação de Graças – que começaram a serem comemorados, nos Estados Unidos, a partir do ano de 1620 – na cidade de Plymouth, em Massachusetts. Foram os peregrinos fundadores da vila que começaram a celebrar o Thanksgiving.

Após as colheitas da região terem sido bastante afetadas pelo Inverno rigoroso, colonos tiveram, no entanto, uma boa colheita de milho durante o Verão seguinte, no ano de 1621. E para celebrar tal fato, depois de anos consecutivos complicados para a agricultura local, o governador da vila, então, teve a ideia de organizar uma festa de Outono, em 1621.

Na celebração participaram mais de 90 indígenas e foram consumidos perus, peixes, patos e milho. A partir de então, a cada temporada de Outono se organiza uma festa para agradecer a Deus pela boa colheita.

Já no ano de 1863, o então presidente norte-americano, Abraham Lincoln, determinou que toda a quarta quinta-feira do mês de novembro seria celebrado o Thanksgiving, ou seja, o Dia Nacional de Ação de Graças.

História do Thanksgiving Dia de Ação de Graças

 

As primeiras celebrações do Thanksgiving – o Dia de Ação de Graças – nos Estados Unidos, como já mencionado, aconteceram a partir do ano de 1620, no estado de Massachusetts. As celebrações eram organizadas pelos peregrinos que fundaram a vila de Plymouth.

Já no Brasil, porém, esta data não costuma ser celebradas pelos brasileiros. No entanto, no ano de 1966, uma lei (lei 5.110) estipulou que as comemorações referentes à Ação de Graças, no Brasil, aconteceriam na quarta quinta-feira do mês de novembro.

A data, como informado, é muito mais celebrada, porém, pelas famílias de origem estadunidense e canadense. Muitas religiões norte-americanas, como as igrejas cristãs protestantes, como a Igreja Luterana IELB, a Igreja Batista, a Igreja Presbiteriana, a Igreja Metodista e a Igreja do Nazareno celebram o Thanksgiving. Algumas universidades tradicionalmente metodistas e algumas escolas de idioma inglês também costumam celebrar o Thanksgiving – o Dia de Ação de Graças, no Brasil.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como se Comemora Ação de Graças nos Estados Unidos?

 

A comemoração do Thanksgiving acontece, nos Estados Unidos, geralmente, independente da religião das pessoas. Isso por se tratar de um dia em que as pessoas se reúnem com familiares e amigos para a realização de orações de agradecimento pelas conquistas daquele ano.

Acontecem também grandes cultos, desfiles públicos e festas em geral para celebrar o Thanksgiving. A data, inclusive, também recebe o nome de “Turkey Day” – ou seja, “O Dia do Peru”, já que as celebrações do Thanksgiving são regadas à muita carne de peru.

Acontece, por exemplo, o Jantar do Thanksgiving. Nele, o prato principal também é a carne do peru, que é servida a mesa das pessoas reunidas. Também não faltam, no Dia da Ação de Graças, o consumo de pães e de assados em geral.

Todas as receitas são temperadas e recheadas a base de muito aipo, cebola, cenoura e ervas em geral. Além disso, fazem parte do cardápio tradicional da celebração do Thanksgiving, receitas com bacon, salsichas, maçãs, castanhas, salsicha, bacon, castanhas e uvas passas.

Acompanhamentos também não faltam nas refeições da comemoração do Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Nas mesas, guarnições tradicionais, como legumes, purê de batatas, milho, batata-doce e ervilhas.

Os famosos cheese cakes norte-americanos também são servidos no Thanksgiving, como doces à base de framboesas e tortas com nozes e com maçãs. Em relação às bebidas, são consumidos espumantes e vinhos, com moderação, além de chás.

Ainda é comum o desfile de bonecos gigantes pelas principais avenidas do país, divertindo, principalmente, as crianças.

Black Friday, após o Thanksgiving

 

Os Estados Unidos realizam o Black Friday, na sexta-feira seguinte ao dia da celebração do Thanksgiving. Trata-se de um dia em que descontos incríveis são concedidos aos consumidores em artigos diversos.

Data-se que um dos primeiros Black Fridays teriam surgido em 1932, como forma de antecipar as compras de Natal e oferecer uma comemoração a mais em agradecimento às conquistas obtidas durante o ano. Nessa sexta-feira, as lojas, nos Estados Unidos, costumam abrir mais cedo e fecharem mais tarde, para atender a demanda de compradores. Os descontos chegam a 70% em variados produtos.

Por aqui, de uns anos para cá, também acontece a Black Friday. Porém, a taxa de descontos concedidos causa polemicas e controvérsias – um assunto para outra oportunidade.

Como se Comemora Ação de Graças nos Canadá?

 

No Canadá, o Thanksgiving também é comemorado de forma totalmente respeitosa, obedecendo até rituais. O Dia de Ação de Graças canadense celebra igualmente as conquistas obtidas no ano e serve para agradecer a Deus por isso.

A celebração, no Canadá, surgiu depois que houve uma fartura na colheita, por volta dos anos de 1960, pelos agricultores de cidades pequenas. Porém, não existe o Black Friday depois do Dia de Ações de Graças no Canadá, como acontece nos Estados Unidos, no mês de novembro.

Vale ressaltar que outra diferente é que o Thanksgiving é celebrado no Canadá na segunda segunda-feira do mês de outubro e não em novembro, como nos Estados Unidos.

As refeições para celebrar o Dia de Ação de Graças no Canadá também são diferentes. Geralmente, o peru é servido acompanhado por molhos agridoces, juntamente com abóboras assadas – cuja safra é alta no mês de outubro. Entre as sobremesas mais tradicionais do Thanksgiving, no Canadá está a famosa torta pumpkin pie picante, com cravo, gengibre e caneca.

A celebração do Thanksgiving, no Canadá, costuma ser mais discreta do que nos Estados Unidos. Em geral, a data é comemorada apenas com um jantar especial, em agradecimento a Deus pelas benções recebidas.

Thanksgiving: Comemore Você Também!

 

O Dia de Ação de Graças, como pudemos ver, não tem tanta relevância no Brasil, como nos Estados Unidos e Canadá. Porém, o Thanksgiving também existe por aqui, determinado por uma lei que elegeu o Dia de Ação de Graças em toda quarta quinta-feira do mês de novembro.

Vimos ainda as diferenças entre as comemorações do Thanksgiving nos Estados Unidos e Canadá. Mas que tal, também, agradecer pelas benções recebidas por aqui? Inspire-se nas informações do texto, reúna os amigos e faça o seu Thanksgiving!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios