Teste vocacional o que é? Como fazer? Como funciona?

A grande dúvida de todo jovem que está chegando perto de finalmente de escolher uma profissão é qual é a que mais irá lhe agradar.

Além de tantas opções no mercado há a influência familiar que muitas vezes indica um rumo, pressionando-o para que siga um caminho.

Infelizmente essa é uma das situações que acontecem nos círculos de convivência dos jovens, porém há uma solução muito eficaz para descobrir o seu caminho, você sabia?

O nome da solução é teste vocacional, antes de mais nada vale salientar que ele não será o responsável por sua decisão final. Contudo é uma excelente ferramenta para iluminar o caminho obscuro da incerteza do que fazer.

O teste vocacional irá indicar quais seus interesses e desejos equiparando com as características de profissionais de certas áreas, mas isso não indica que ela é ideal para você. Antes de tudo você precisa se conhecer.

Por exemplo você pode amar desenhar e então alguma engenharia é indicada para você, porém você odeia matemática. Você precisa saber o que realmente lhe agrada para poder informar tudo e descobrir qual seu caminho

O teste vocacional deve ser realizado por um profissional capacitado, geralmente um psicólogo ou psicoterapeuta. Qualquer que seja o profissional eles precisam ter especialização ou experiência na área de desenvolvimento de carreira e indicação profissional.

Há duas maneiras de realizar o seu teste vocacional, a primeira mais fácil, pode-se fazer online em sites especializados no assunto.

Você irá responder algumas perguntas que irão formar um perfil de acordo com seus interesses. Ou então você pode ter reuniões em grupo ou sozinho com um profissional especializado.

Ele irá lhe questionar afim de fazer você pensar no que mais lhe agrada na vida, e depois de algumas reuniões fará um teste específico para uma conclusão melhor.

O que é teste vocacional

O teste vocacional é uma maneira de auto avaliação sobre qual profissão mais se encaixa com sua personalidade. Através de questionamentos sobre seus interesses é montado um perfil de profissões.

Por exemplo se você gosta de matemática, cálculos e desenhos pode ser lhe indicado alguma engenharia, ou se você gosta de biologia, animais, coisas relacionadas a saúde, pode ser que você seria um excelente veterinário (a).

Você pode realizar através de site, que lhe darão um resultado genérico de acordo com suas respostas. Ou então contratar um profissional, geralmente psicólogo com experiência em auxilio profissional, para reuniões.

As reuniões com o profissional adequado podem ser sozinhas ou em grupo. O teste vocacional presencial inicia com questionamentos sobre você, seus gostos, preferência, qual profissional que você admira entre outros questionamentos.

Depois de certo número de consultas, o profissional montará um questionário final do teste vocacional e irá cria o seu possível perfil profissional.

Esse perfil não é a palavra final sobre qual carreira, até por que a indicação é para várias profissões 3 ou 4 geralmente. A escolha é sua, você vai seguir o que realmente desejar. O teste vocacional é apenas um auxílio para iniciar essa busca de desvendar o que você fará na vida profissional.

3 sites para fazer teste vocacional online rápido grátis.

São várias opções na internet de sites para você realizar seu teste vocacional, nós iremos lhe mostrar a seguir:

O site apresenta um questionário rápido para você realizar o seu teste vocacional, ainda traz o ranking das profissões com seus respectivos salários.

A universidade católica de Pelotas no Rio Grande do Sul, disponibiliza em seu site, um teste vocacional para auxiliar os alunos, o número de troca de alunos entre curso é grande por falta de escuto do que realmente se gosta de fazer.

O site americano, com sua versão em português, oferece o teste vocacional com apoio do simpático Einstein, você pode realizar quantos teste quiser e assim tirar um média do que mais lhe pé indicado. O site também traz curiosidade enquanto você realiza o teste.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Como funciona o teste vocacional

Um dado que pode lhe tranquilizar é que geralmente o estudante pode mudar em média cinco vezes na escolha de intenção de profissão. Então faça muitos testes.

O teste vocacional realizado por questionário funciona da seguinte maneira:

  • Escolha o que você gosta de fazer, as atividades, como falar em público, ensinar, fazer cálculos, investigar, artes criativas, negócios ou construção.
  • Escolha as matérias que mais lhe agradam como matemática, ciências, biologia, química.
  • Perguntas como se tem interesse em resolver problemas matemáticos, de software, tecnologia, arte, design. Podem surgir
  • Assim como se tem interesse pelo sistema jurídico, se deseja servir a comunidade, em construção, em ensinar os outros, em observar o comportamento humano e

São diversas perguntas sobre muitas coisas da vida que irão traçar o melhor perfil profissional.

Já para testes vocacionais presenciais, ou seja, na presença de um profissional qualificado no assunto, você terá a opção de fazer sozinho ou em grupo, em grupo há possibilidade de conversar com outras pessoas e trocar ideias que possam vir a lhe ajudar.

Pois um problema que para você possa ser fácil, talvez seja de fácil resolução para outra pessoa.

Depois de alguns encontros o profissional fará um teste vocacional com você, similar ao que se faz no site, porém ele já conhece um pouco de seu perfil devido as conversas.

Então a partir de toda essa reunião e o teste ele montará um perfil profissional para lhe auxiliar na sua escolha.

Reflita muito, converse com pessoas de sua idade e com os profissionais que possam lhe agradar no futuro se assim for a sua escolha para a profissão, boa sorte!

Artigos relacionados

2 pensamentos “Teste vocacional o que é? Como fazer? Como funciona?”

    1. Olá Julia, parece clichê, mais seu comentário nos ajuda muito a nos estimularmos a sermos os melhores, nossa metodologia é um pouco diferente dos demais sites, trabalhamos para o bem estar das pessoas e do planeta, tentamos ao máximo contribuir de uma forma positiva.
      Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios