Sonoplastia o que é? Sonoplasta o que faz?

Quer saber mais sobre a Sonoplastia, como ela surgiu, o que faz um sonoplasta e onde ele pode atuar?

Então não perca todas as informações sobre essa profissão tão interessante.

Continue com a gente e fique por dentro de tudo sobre a Sonoplastia agora mesmo, a seguir!

Tudo Sobre Sonoplastia

 

Você sabia, que antes do surgimento dos equipamentos ultramodernos de Sonoplastia, o barulho de um comprimido efervescente se dissolvendo em água era utilizado para a simulação de um indivíduo sendo atacado por formigas?

Essa técnica se tratava de um dos métodos antigos de Sonoplastia, há décadas, para a sonorização de efeitos especiais, em geral, no rádio.

Já em relação ao profissional da Sonoplastia, que é chamado de sonoplasta, ele pode ser considerado um verdadeiro artista plástico sonoro. Já seu campo de trabalho é bastante extenso, podendo o sonoplasta atuar em emissoras de rádio, produtoras, teatros, cinema, emissoras de TV aberta ou fechada e demais empresas onde o profissional é necessário para fornecer sons de boa qualidade, ou mesmo, como apoio na direção ou produção de espetáculos ou programas em geral.

Sabe quando escutamos aquela musiquinha de suspense em filmes e em programas de TV? Pois é a Sonoplastia a responsável pela inserção desses sons. Também as músicas de filmes e trilhas sonoras são de responsabilidade do profissional sonoplasta.

O sonoplasta ainda pode atuar na edição de programas de TV e de rádio ao vivo. No entanto, a Sonoplastia ao vivo exige do profissional uma atuação muito mais delicada – já que os efeitos sonoros ao vivo precisam ser precisos e inseridos nos momentos exatos.

Além disso, é preciso que o profissional da Sonoplastia se atente a impedir eventuais retornos de sons ou ecos. Tais eventos podem estragar totalmente uma produção ao vivo.

O que é sonoplastia?

 

A palavra Sonoplastia tem sua raiz etimológica derivada do Latim: sunus. Isso significa, na Língua Portuguesa, som.

Ainda a palavra possui uma base Indo-Européia swen: “soar, fazer ruído”. No Grego, usa-se o termo “plasticus” – que remete à capacidade de moldar sons.

A Sonoplastia, portanto, pode ser explicada como uma forma de comunicação através dos sons. A Sonoplastia abrange todas as formas de sons, como:

  • Música,
  • Ruídos diversos,
  • Fala,
  • Vozes, etc.,

Além disso, a Sonoplastia inclui o registro e a manipulação dos sons. Ela representa um tipo de linguagem particular, por meio de signos (sons) e os seus significados.

A Sonoplastia está presente na história e no desenvolvimento da humanidade. Na Antiga Grécia, por exemplo, sem usar de tecnologia, as peças de teatro grego continham sonorização, realizada por pessoas já qualificadas nessa arte, utilizando-se dos ruídos produzidos pela manipulação de objetos diversos.

A Sonoplastia também esteve presente, em sua forma primitiva e manual, nos espetáculos como as comédias e tragédias da época gregoriana. A manipulação dos sons era usada pelos grupos teatrais, como forma de dar mais realidade às apresentações e aprimorar a arte teatral.

Alguns dos recursos antigos de Sonoplastia eram:

  • Batida de palmas
  • Sons de passos
  • Vozes
  • Gritos,
  • Sacudir materiais,
  • Batidas entre objetos, etc,

Os sons presentes nas antigas peças teatrais conferiam mais emotividade à plateia. As pessoas que manipulavam esses sons já eram consideradas os sonoplastas da época.

Atualmente, os principais equipamentos usados pelos sonoplastas são:

  • Mesa de Som
  • Amplificadores
  • Caixas acústicas;
  • Par de caixas acústicas Ativas e Passivas
  • Microfones
  • Pedestal de mesa para microfone
  • Suporte de parede ou pedestal de caixas
  • Computador, entre outros.
(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

O que um Sonoplasta faz?

 

Como já mencionado, o sonoplasta é o profissional responsável pela Sonoplastia de atrações diversas. Trata-se ainda de um profissional qualificado, que seleciona, cria, edita e capta sons e músicas necessárias para a produção de uma artística sonora ou visual.

O sonoplasta pode atuar em produtoras, rádios, cinema, TV, teatros, gravadoras musicais, entre outros locais. O sonoplasta pode executar seus sons ao vivo ou, então, operar efeitos sonoros ou trilhas para serem inseridas posteriormente em produções diversas, de forma gravada.

A função do sonoplasta em produções de mídia é realmente essencial. São os sons administrados por esse profissional que dá ares de realidade às produções artísticas, além de ser fundamental para a construção de cenas, diálogos e cenários que carregam emoções para os expectadores.

O profissional da Sonoplastia deve ser dotado de sensibilidade, já que ele é quem seleciona sons e músicas para completar obras artísticas – desde programas de TV e rádio, até filmes.

O papel do sonoplasta alcançou certo apogeu na época das radionovelas, durante as décadas de 1950 3 1960, aproximadamente. As emissoras de rádio da época apresentavam as famosas radionovelas, onde os sons eram essenciais para o conteúdo do programa ser entendido pelos ouvintes, além de atribuir emoções e prender a atenção do público – já que não existia a transmissão de imagens.

Porém, é importante ressaltar que a função do profissional da Sonoplastia é diferente do papel do operador de áudio – que apenas seleciona e guarda os arquivos sonoros, conforme as necessidades e as instruções do sonoplasta responsável.

Em razão da importância do trabalho especializado do sonoplasta nas produções cinematográficas e outros materiais midiáticos, que necessitam de apelo em massa, muitas empresas trabalham apenas com a Sonoplastia. Elas oferecem os seus serviços de Sonoplastia a produtoras, emissoras de rádio e TV, agências publicidade e propaganda, entre outras.

Algumas das maiores empresas que atuam com serviços exclusivos de Sonoplastia são, por exemplo, as multinacionais Sony e Fox – que praticamente têm a hegemonia dentro desse mercado. Porém, é vasta a quantidade de produtoras menores mercado do no mundo todo, que possuem núcleos dedicados somente aos produtos de Sonoplastia.

Sonoplastia: A Arte dos Sons

 

Profissão extremamente interessante a do sonoplasta, não achou? Além do dia a dia e das principais funções desse profissional, pudemos conhecer a evolução da Sonoplastia ao longo do tempo e a sua importância para o mercado de entretenimento.

Quem sabe não é uma profissão pela qual você se interesse? Se você realmente, gostou, vá em frente! Procure por cursos de Sonoplastia, que são oferecidos no mercado e se torne um profissional especializado em sons!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios