Sardinha: Conheça os 10 Benefícios nutricionais para a saúde!

Peixe é fonte de felicidade! Além de ser saboroso e ter diversas opções de preparo é um alimente rico em nutrientes. Assim a sardinha é fonte de vida!

A sardinha é um peixe comum e disponível em qualquer mercado do Brasil. Porém não é cultura em nosso país o seu consumo, pois há muito mais oferta para a carne bovina do que o peixe.

Se for comparar o preço por kg o valor da sardinha é 3x mais caro que a carne bovina. Porém como é vendida em latas de 90g, o valor fica mais barato visivelmente.

O consumo é rico e é uma fonte de nutrientes e principalmente serotonina, o hormônio da felicidade, descubra s seguir tudo sobre a sardinha!

Saiba os 10 benefícios da sardinha, alimento barato e muito saudável

Sardinhas podem ser peixes pequenos que pouco chamam atenção em um mercado de peixes e frutos do mar.

Porém, esse pequeno peixe que viaja apenas em grandes cardumes, pode causar muitos benefícios a saúde. Veja abaixo 10 desses benefícios.

Produto barato e fácil de encontrar

A sardinha, por ser um peixe pequeno, costuma ser desvalorizado pelos consumidores. Por essa desvalorização a sardinha tem a vantagem de ser um alimento de valor comercial menor do que outros peixes.

Também é um peixe que pode ser encontrado em qualquer peixaria, mercado de peixes ou supermercados perto de você. Pois a quantidade gigantesca que se encontra no mar, faz com que o preço seja menor, ou seja, mais oferta menor o valor.

Pode ser comprado congelada, enlatada ou fresca

A sardinha congelada é uns tipos menos consumidos. Por ser um peixe pequeno e de difícil manuseio, consumidores optam por comprá-lo de forma que seja mais fácil preparar.

Sardinha em lata, ou sardinha enlatada, é um ótimo exemplo disso. Embora os benefícios de se consumir sardinha em lata sejam muito menores do que consumi-las frescas. Pois quando ela é industrializada perde os benefícios do peixe fresco, além de ser mantida em óleo.

Um alimento fresco sempre é mais saudável. Também é livre de qualquer tipo de conservante que diminua o teor de suas proteínas e vitaminas. A sardinha não deixa de ser diferente.

A sardinha é um alimento rico em ômega-3

Apesar de ser um alimento barato, a sardinha possui mais quantidade de vitaminas do que muitos alimentos de nosso consumo.

Um exemplo desse tipo de vitamina e o ômega-3. O Omega-3 é uma gordura polisaturada, é pode ser encontrado na sardinha porque ela possui grande quantidade dessa gordura boa. Por essa razão s sardinha auxilia na proteção da sua saúde cerebral e cardiovascular.

No Brasil não há, infelizmente, a cultura de consumo de peixe diariamente, até por que o território é muito grande e a logística para levar o alimento para as cidades é precária.

Outro motivo da falta de consumo é que o acesso a carnes alternativas como de gado, por exemplo, é mais barato que a de peixe. Assim o consumo mais barato de fácil acesso é o enlatado.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

É uma fonte muito importante de vitamina D

Muitos não sabem disso, mas a sardinha é uma das principais fontes de vitamina D.  Se consumido frequentemente e de forma saudável, a sardinha pode auxiliar na reposição desse tipo de vitamina no organismo.

A vitamina D é encontrada nos raios solares, absorvida na pele e sintetizada no fígado. Ela é importante para a absorvição do cálcio. A deficiente em vitamina D pode causar graves doenças como o raquitismo.  Consequentemente, seus ossos se tornaram menos propensos a lesões quando possui os níveis de vitamina D adequados.

Previne contra diabetes

Com uma grande quantidade de gorduras boas, a sardinha produz proteínas o suficiente para maior absorção de açúcar no sangue.

Os níveis de açúcar sempre se manterão controlados, diminuindo os riscos do consumidor se tornar diabético ao longo do tempo.

Produz substâncias que ajudam a prevenir doenças crônicas

Sua quantidade elevada de proteínas auxilia na redução da pressão arterial. Essa mesma quantidade controla os índices glicêmicos de seu organismo e reduz riscos de se contrair doenças como o câncer.

O corpo sem os nutrientes necessários começa a falhar, e tudo funciona como uma reação em cadeia. Assim como o sal em excesso faz com que as veias absorvam mais agua e consequentemente causem o aumento da pressão arterial.

Assim a sardinha é essencial, assim como qualquer outro peixe, para que o corpo funcione com saúde. Inclua o peixe em seu cardápio semanal, os benefícios valem muito a pena.

Causa sensação de bem-estar

A sardinha possui triptofano aminoácido, que é um importante a gente produtor de serotonina, o hormônio do bem-estar.

O consumo constante de sardinha pode ajudar a manter-se com um humor leve, ajudando na saúde de seu cérebro. Além disso, muitas pessoas que não consomem alimentos que são ricos nessa substancia, relatam a falta de ânimo para o dia a dia.

A medicina alternativa, acredita que a falta de consumo de alimentos que não possuem substancia que causam o bem estar estão associadas a quadros de depressão. Assim para ser mais feliz, consuma sardinha!

Possui uma quantidade maior de cálcio do que o leite de vaca

A sardinha fresca pode ser capaz de prevenir a osteoporose. Ela possui uma quantidade ainda mais elevada de um mineral contigo no leite de vaca, o cálcio.

Essa quantidade elevada desse mineral, consequentemente ocasiona numa ação mais eficaz nos nossos de quem o consume. Mantendo assim doenças como a osteoporose bem longe de seus ossos.

Lembrando que para ter uma boa absorção do cálcio é necessário ter os níveis de vitamina D dentro da normalidade. Caso contrário, com a vitamina D baixa, o fígado não consegue sintetizar o cálcio e consequentemente causará graves doenças nos ossos.

Suas proteínas são iguais, ou até maiores, que carnes vermelhas

Além de ser mais barato e saudável, você não estará perdendo nada ao consumir esse pequeno alimento. Seus valores proteicos são tanto quantos a de qualquer bife grelhado que você consome achando que faz bem a sua saúde.

Previne contra inflamações no corpo

As gorduras boas (insaturadas) presentes na sardinha contribuem para a redução de inflamações causadas pelo próprio organismo.

Adicionando sardinha em sua alimentação você poderá se prevenir de inflamações como artrite reumatoide.

Sua gordura boa também pode auxiliar no bom funcionamento do cérebro. Isso irá mante-lo sempre nutrido o suficiente para evitar doenças crônicas como a demência e o Alzheimer.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios