Pitomba o que é? Para que serve? Conheça os 10 Benefícios!

O fruto nasce de uma árvore que pode chegar a mais de 10 metros de altura e mede aproximadamente 2 centímetros de diâmetro.

Apesar de ser uma fruta tão pequena, a pitomba oferece uma série de benefícios para o nosso organismo. Possui também várias vitaminas e minerais essenciais ao corpo humano.

Por ser rica em vitaminas, a pitomba fortalece o seu sistema imunológico o que ajuda no combate a certas doenças. Ajuda a proteger o seu sistema vascular e colabora na formação de hemoglobina.

Ao longo do artigo vamos falar das propriedades e dos benefícios da pitomba e tudo sobre este fruto. Quer saber mais? É só continuar acompanhando.

O que é pitomba?

A pitomba é um fruto que nasce de uma árvore chamada pitombeira. O fruto é também conhecido por olho-de-boi, pitomba da mata, pitomba de macaco ou caruiri. A sua árvore pode chegar a mais de 10 metros de altura.

O fruto da pitombeira pode ser encontrado essencialmente na região Nordeste do país. É uma fruta redonda e pequena que dá em cachos. A árvore dá frutos de janeiro a abril.

A pitomba é uma fruta de casca riga e uma polpa suculenta. Apesar de ter uma casca dura, é fácil de abrir. Por dentro tem uma polpa doce e com um sabor agradável e um caroço. A sua casca varia entre a cor marrom e amarelo e a sua polpa tem cor esbranquiçada.

Para que serve o fruto pitomba?

Por ser um fruto rico em nutrientes como a fibra, o ferro, o cálcio, o potássio e as vitaminas A e C, a pitomba tem um grande efeito antioxidante.

Ajuda a combater os radicais livres que são substâncias maléficas ao organismo e que causam danos ao DNA. O acúmulo desses radicais pode contribuir para o processo de envelhecimento, de desenvolvimento de câncer, de artrite e de doenças no coração.

A vitamina C presente na pitomba ajuda no crescimento e na reparação dos tecidos. Coopera também na produção de colágeno e no processo de cicatrização de feridas.

Pitomba é bom para quê?

Por ser rica em cálcio, a pitomba é boa para a proteção dos ossos e dos doentes. Isto porque o cálcio, presente na pitomba, ajuda a formação dos ossos na infância, a fortalece-los na vida adulta e a regenera-los em idade mais avançada.

Por ter uma grande quantidade de proteínas, a pitomba contribui para o processo de regeneração muscular. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico devido ao seu grande teor de vitamina C. Essa vitamina ajuda a fortalecer o sistema que combate contra os agentes invasores que provocam doenças.

Também o ferro está presente na pitomba. O ferro contribui para o desenvolvido da hemoglobina que ajuda no tratamento contra a anemia. Além disso tem presente um grande número de fibras que ajuda na regulação do seu sistema gastrointestinal.

Saiba os 10 Benefícios e propriedades da pitomba.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Por ser uma fruta muito rica em vitaminas e minerais, a pitomba tem uma série de propriedades e benefícios que são benéficos à nossa saúde. Dentro deles se destacam os seguintes:

Previne o envelhecimento da pele:

Por possui uma ação antioxidante, a pitomba ajuda no combate aos radicais livres. Consequentemente ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de rugas.

Ele combate as substancia que podem deixar o corpo ácido e logo evita que essas celulas matem outra saudáveis, que assim, podem causar câncêr.

Fortalece a imunidade

A presença da vitamina C na pitomba aumenta a produção de células de defesa no nosso organismo. Isso faz com que o nosso sistema imunológico consiga nos proteger mais facilmente de vírus, bactérias e outros agentes invasores.

O consumo da vitamina C deve ser controlado, pois o consumo em excesso do ácido ascórbico pode causar cálculos renais. Logo é importe a avaliação do seu nutricionista.

Preserva a saúde do sangue

A pitomba também contém ferro que é essencial para o bom funcionamento das células e para o metabolismo energético do organismo.

Tratamento de diarreias graves

Além de não ser comestível cru, o caroço da pitomba, quando bem confeccionado, pode ser eficaz no tratamento de diarreias graves.

Tratamento contra a anemia

Devido ao ter de ferro presente no fruto, a pitomba colabora na formação da hemoglobina que ajuda no tratamento contra a anemia.

Possui propriedades cicatrizantes

A pitomba favorece a função glandular o que ajuda na cicatrização de feridas. Possui também uma ação adstringente que ajuda no processo de desinfecção dos ferimentos o que faz com que eles não infeccionem.

Melhora a visão

Devido à presença da vitamina A, a pitomba é um fruto que ajuda a melhorar a sua visão principalmente a visão noturna.

Protege contra a oxidação das células

Por ser uma grande fonte de antioxidantes, a pitomba ajuda no combate aos radicais livres que em excesso provocam oxidação das células o que leva ao envelhecimento precoce, a inflamações e ao desenvolvimento de câncer.

Rica em vitamina C

A pitomba possui um elevado número de vitamina C o que ajuda a produzir o colágeno. Essa proteína é necessária na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos

É uma ótima opção de lanche

Por ter um nível calórico baixo (cerca de 33 calorias por unidade), a pitomba pode ser transformada em doces, bolos ou tortas. Pode acompanhar também pratos salgados como salada e peixe. Além disso não tem restrição de consumo

Assim conclui-se as excelentes propriedades da pitomba, mas vale resaltar que sempre é essencial a consulta com seu médico nutricionista. Assim somente ele poderá avaliar o verdadeiro estado da sua saúdo e qual a melhor recomendação de dieta.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios