Óleo de girassol para a pele: Conheça os 5 benefícios

A utilização do óleo de girassol para pele tem se mostrado a tendência do momento. Ele apresenta diversos benefícios que te garantirão uma pele rejuvenescida e saudável. Acompanhe este artigo para ficar por dentro de tudo.

Nós iremos abordar os cinco principais benefícios do óleo de girassol para pele. Este óleo vegetal agirá no rejuvenescimento, nutrição e hidratação de sua pele, além de te proteger contra os efeitos nocivos aos quais somos expostos todos os dias.

Se você está à procura de um tratamento natural e acessível que te propicie grandes resultados, fique de olho nos próximos tópicos. .

Saiba quais os benefícios e propriedades do óleo de girassol?

 

O óleo de girassol é bastante comum no dia a dia do brasileiro, no entanto, muitos ainda acreditam que a sua utilização se restringe a alimentação. Não poderiam estar mais enganados, há excelentes benefícios oriundos da aplicação do óleo de girassol para pele.

Ultimamente muito tem sido divulgado na mídia sobre as más consequências da utilização dos óleos vegetais para a saúde. Porém, isso só ocorre quando os mesmos são elevados a altas temperaturas.

Portanto, é necessário entender o processo de fabricação do óleo de girassol e a sua correta utilização. Para que você consiga aproveitar toda a riqueza nutricional e funcional desse riquíssimo óleo vegetal.

O nome científico do girassol é Helianthus Annuus e ele é nativo da América do Norte, inicialmente sua dispersão pelo mundo foi devido ao seu cultivo como planta ornamental. Posteriormente, a riqueza dos nutrientes da sua semente se fizeram conhecidas, e o girassol passou a ser cultivado com o intuito de consumo.

O óleo de girassol é extraído a partir das sementes, que são higienizadas, descascadas e trituradas. O ideal é que você utilize óleos vegetais que tenham passado pelo processo de prensagem a frio, pois, quando aquecido, o mesmo perde as suas qualidades hidratantes e nutricionais.

Os benefícios de utilizar o óleo de girassol para pele existem por conta dos componentes presentes na semente da planta. As substâncias mais benéficas para a saúde da sua pele são:

  • Ácidos graxos insaturados
  • Ácido linoleico
  • Vitamina A, C, D e E
  • Cobre, Zinco, Fósforo e Magnésio
  • Betacaroteno

Por conta dessas propriedades o óleo de girassol pode fazer maravilhas pela saúde das suas células epiteliais, atuando na nutrição, hidratação e reconstrução das mesmas.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Os 5 benefícios do óleo de girassol para a pele

 

Muitas pessoas estão aderindo à utilização do óleo de girassol para pele, pois em muitos casos ele têm se provado ainda mais eficiente do que o óleo de coco.

Porque além de ter uma alta concentração de ácidos graxos insaturados (como Ômega 3 e Ômega 6), o óleo de girassol é rico em minerais e vitaminas essenciais para nosso corpo. O magnésio e o zinco, por exemplo, ajudam a controlar a oleosidade natural da pele, e são eficientes no tratamento de acne.

Abaixo preparamos uma lista com os cinco principais benefícios do óleo de girassol para pele:

Hidratação

O óleo de girassol possui diversas substâncias em sua composição que o tornam um emoliente. Uma composição é chamada de emoliente quando a mesma possui porcentagens de água e óleo, que a permitem agir na hidratação da pele.

Através da hidratação, a oleosidade perdida durante o processo de ressecamento da pele, é devolvida a mesma. Além de restaurar a oleosidade natural da cútis, o óleo de girassol também cria uma barreira que evita que a sua pele perca água e óleo durante o dia.

Dessa forma, você sempre estará com a pele macia, jovem e com aspecto bem cuidado. Cabe salientar que, para as pessoas de pele oleosa, a utilização deste óleo vegetal não será um problema.

Não é porque você tem oleosidade em excesso na pele, que a mesma não necessita de hidratação. Na verdade, quanto menos hidratada estiver sua pele, mais oleosidade ela produzirá.

E, ao utilizar o óleo de girassol para pele, você estará se beneficiando das outras substâncias encontradas no mesmo. Como o Magnésio e o Zinco, que ajudarão a regular a oleosidade em excesso do seu rosto ao longo do dia.

Nutrição

O óleo de girassol é riquíssimo em vitaminas essenciais para o nosso organismo, que oferecem os nutrientes necessários para que as nossas células mantenham a saúde e o aspecto jovem por mais tempo. Dentre elas podemos destacar as vitaminas A, C, D e E que auxiliam na:

  • Recuperação das células epiteliais;
  • Redução de cicatrizes e manchas de sol;
  • Prevenção de rugas.

Ação Antioxidante

A maior parte das substâncias encontradas neste óleo vegetal são antioxidantes. Justamente por isso o benefício de utilizar o óleo de girassol para pele é tão grande.

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres do nosso corpo, que são formados a partir da nossa alimentação e são bastante tóxicos para o nosso organismo.

O acúmulo dos mesmos pode levar a formação de rugas, ressecamento e o envelhecimento precoce da pele. Portanto, a utilização do óleo de girassol te ajudará a proteger e restaurar a saúde das suas células epiteliais.

Proteção contra radiação solar

A Vitamina E encontrada no óleo de girassol, juntamente com os betacarotenos presentes em sua composição, criam uma película protetora na sua pele. Protegendo-a dos raios solares nocivos que causam manchas e o envelhecimento do seu rosto.

É claro que o óleo de girassol não substitui a utilização do protetor solar, mas é um fator que contribui para a proteção e saúde da sua pele.

Efeito calmante

O óleo de girassol atua como um calmante para as nossas células epiteliais, pois têm ação anti-inflamatória, antialérgica e hidratante. É comum que a nossa pele fique irritada durante o dia, isso acontece por conta da agressão que ela sofre por parte dos raios solares e a poluição.

Até mesmo os produtos de beleza que usamos podem, em certa medida, agredir as nossas células. Por isso é sempre importante protegê-las e hidratá-las.

Quando você sentir que o seu rosto está exibindo sinais de irritação ou alergia (vermelhidão, ardor), a ação calmante do óleo de girassol para pele reduzirá o aspecto irritado da mesma e tratará a causa da irritação. Fazendo com que a sua pele volte a exibir maciez e saúde.

Lembrando que, consultar um especialista é sempre é a melhor solução.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios