O que é o Número do Nis?

O que não faltam são códigos, numerações e siglas que nos identificam na sociedade. Uma delas é o Nis Número. Você sabe o que esse código significa e qual é a função dele? O Nis Número é a sigla de Número de Identificação Social. Trata-se de uma numeração cadastral emitida pela rede bancária Caixa Econômica Federal.

Essa numeração é emitida para aqueles cidadãos que receberão algum tipo de benefício, vindo de projetos sociais do governo, mas que não têm ainda o código de cadastro no PIS – Programa de Integração Social.

O que é Nis?

As pessoas que já possuem o número de cadastro do Nis podem, assim, se candidatar para serem beneficiadas pelos diversos projetos e programas sociais do governo que existem.

Alguns desses projetos e programas sociais do governo são: Garantia de Safra (programa indicado para a agricultura familiar), Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Vale saber que para se inscrever nesses projetos ou programas sociais com o seu Nis Número, a pessoa deve pedir informações diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em um posto da Prefeitura de seu município.

Além disso, é importante esclarecer também que o Nis Número é vinculado do número do PIS – que é emitido a todo trabalhador do setor privado. O número e cadastro do Nis sempre será o mesmo para cada pessoa.

Caso sua carteira de trabalho receba, no futuro, um registro, será usado o mesmo número do Nis solicitado para participar de projetos e programas sociais.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Encontrar o Nis Número pela Internet  

Você sabia que, se você já tem cadastro no Nis, mas não anotou ele em nenhum lugar, pode encontra-lo pela internet mesmo? Muito bom, não é?

Para você encontrar o seu Nis Numero, é preciso seguir alguns passos simples. Confira abaixo como fazer para resgatar o seu número do Nis pela web:

  • Você irá acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (www.cnisnet.inss.gov.br). Acessando essa página, você irá se deparar com diversas informações. Porém, deverá escolher a opção “Inscrição” – que está localizada no canto esquerdo superior do menu de serviços.

Após entrar em “Inscrição”, escolha e clique no link que traz a opção “Filiado”.

  • Agora, você deve digitar o seu nome completo corretamente, no campo “Nome de Filiado”. Deverá preencher também o nome completo da sua mãe, da forma que foi registrado em sua Carteira de Trabalho.
  • Em seguida, você preencherá o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Já no campo “documentos complementares”, basta que você digite apenas o número de seu RG, sem hifens e sem pontos, ok?

Agora, digite as letras que aparecem em uma imagem que surgirá no canto inferior da página.

  • Você deverá, agora, escolher a opção “Continuar”. Com os dados preenchidos de forma correta, uma mensagem será dada pelo sistema na cor vermelha – localizada no canto superior da página.

Essa mensagem informará se os seus dados constam mesmo na base de dados do site.

  • Se seus dados estiverem realmente inseridos nesse site, eles irão aparecer. Não esqueça de anotá-los, para não ter de fazer todo esse processo novamente.
  • Você, a partir de agora, já está de pose do seu Nis Numero. Com ele, você poderá fazer diversas consultas. Poderá consultar, por exemplo, o seu saldo de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – através do site da Caixa Econômica Federal ou pelo seu celular, através do app da Caixa.
  • Atenção. Quando você digitar o número de seu Nis, não utilize nenhum caractere especial, como pontos ou hífen. Também será necessário fazer um cadastro pessoal para acessar as informações por meio do seu Nis, constando login e senha – para a sua segurança e de seus dados.

Diferença entre Nis e Nit

Muita gente não sabe a diferença entre o Nis e o Nit, afinal, as siglas são muito parecidas. Porém, os dois cadastros têm diferenças.

O Nit é a sigla de Número de Identificação do Trabalhador. Trata-se de uma numeração que é emitida pela Previdência Social. Essa numeração é o que identifica os trabalhadores autônomos, ou seja, aquelas pessoas que trabalham por conta própria, sem carteira de trabalho assinada.

O trabalhador autônomo é um contribuinte individual e com o seu Nit, recolhe por conta própria o valor referente ao seu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Caso esse trabalhador autônomo venha a trabalhar para uma empresa, de forma registrada em carteira de trabalho e tiver apenas o Nit, deverá providenciar o PIS.

Já o Nis, como já mencionado, tem a função de possibilitar que um cidadão possa ser beneficiário de projetos e programas sociais do governo.

Como baixar o aplicativo onde tem o Nis?

Você não precisa ficar anotando todos os números, como o do Nis, e outros que te qualificam como cidadão ou para acompanhar sua situação ou seus benefícios sociais. É possível ter acesso a tudo isso pelo app oficial da Caixa Trabalhador.

O aplicativo Caixa Trabalhador é gratuito e está disponível para aparelhos de telefone celular com sistemas operacionais IOS e Android. Basta você acessar o módulo de busca ou compra de aplicativos no seu aparelho de telefone celular e buscar por “Caixa Trabalhador”.

O próprio sistema indicará qual é o app oficial. Apenas baixe app oficial. Cuidado com imitações, que podem estar disponíveis e acabarem causando problemas depois para você.

Após o processo da baixa do app oficial ser completada, você criará um cadastro, informando alguns dados pessoais. Por esse aplicativo você poderá, por exemplo, acompanhar a situação dos benefícios sociais que você recebe, saldo do FGTS, números diversos de cadastros, como o do Nis e outras informações.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios