Naftalina o que é? Para que serve? Como usar?

Quantas vezes você abraçou a sua avó e sentiu o cheiro de naftalina nas roupas? Mas essa experiência de vida tem muito sentido já que o produto afasta todo tipo de inseto. Veja a seguir tudo sobre!

A naftalina ou Naftaleno foi muito usado até o final dos anos 90 pois era a principal arma contra as terríveis traças que adoram comer tecidos. Então era muito comum as pessoas ficarem com o cheiro do produto em suas roupas.

Isso acontece por que a naftalina tem, um alto poder de evaporação, assim ela passa da faze solida diretamente para a gasosa. As famosas bolinhas brancas em alguns dias não existiam mais.

Esse fato criou muitas histórias entre as crianças da época, como por exemplo que se existia algum “bicho” que comia as bolinhas a noite. Outro fato que não se sabia na época mas hoje se tem conhecimento é que a naftalina pode causar uma grave intoxicação.

Veja nesse artigo tudo sobre a Naftalina (Naftaleno) e descubra o porquê do seu uso, como usar, dicas importantes e se ela pode afasta outros insetos.

O que é naftalina? (Naftaleno)

 

A naftalina é um produto químico comercializado normalmente como naftaleno. Tem uma cor esbranquiçada, é sólido, se desfaz em água, é inflamável e também tóxico. Além disso tem um odor muito forte que os insetos e humanos podem sentir.

É considerada um repelente natural utilizado normalmente para afastar traças e outros insetos de espaços indesejados. Começou a ser usado antigamente pelas donas de casa, mas por ser usado sem os devidos cuidados, causava muitas intoxicações.

A naftalina é considerada um produto sublimar pelo facto de passar do estado sólido para gasoso sem passar pelo líquido. Esses gases libertados são os responsáveis por afastar traças e outros tipos de insetos.

Hoje em dia não é habitual se fazer uso deste produto. Isso se deve ao facto dele possuir um grande risco. Risco esse capaz de causar alguma intoxicação pelo número de gases libertados.

Há também o risco de morte, se uma criança vir a ingerir uma certa quantidade do produto, pode ser fatal. Então é importante o cuidado para manter afastado de crianças e animais.

Para que serve a naftalina?

 

A naftalina pode ser usada de duas formas. Essas formas são:

  • Para uso doméstico
  • Para uso industrial

No uso doméstico, serve essencialmente para afastar traças e outros insetos. É colocada normalmente em gavetas ou armários. O ideal é que se deixe no fundo de armários e gavetas sem cobrir com nada. Afim de que o gás que a sublimação libera, possa se espalhar por todo o ambiente que deseja proteger.

No uso industrial, serve essencialmente para produzir outros produtos químicos. Esses produtos podem ser:

  • Inseticidas
  • Corantes
  • Plásticos
  • Lubrificantes
  • Solventes
  • Resinas
  • Explosivos

Como utilizar a naftalina de forma correta?

 

Por ser tóxica, deve ser apenas usada uma bola de naftalina por cômodo da casa. Se forem cômodos pequenos ou muito juntos deve usar o menor número possível do produto. O ideal é que seja em locais longe do alcance de animais e crianças.

O produto precisa ser colocado num lugar fechado dentro da sua embalagem. Assim não existe chances de as pessoas serem afetadas pelas toxinas que o produto liberta. Se houver algum tipo de rompimento da embalagem do produto, este deve ser descartado de imediato.

Cuidados ao usar a naftalina

Quando se usa a naftalina é necessário ter uma série de cuidados pelo facto de ser um produto tóxico. É importante alertar que uma exposição frequente e prolongada ao produto pode levar ao aparecimento de catarata.

Um dos cuidados a ter é não retirar o produto de dentro da embalagem. Isto pois ele liberta uns gases tóxicos que prejudicam a nossa saúde. Quando há a inalação desses gases, existe a probabilidade de contrair câncer nas vias respiratórias.

Os sintomas que poderá sentir quando sofre uma intoxicação desta substância são:

  • Dor de cabeça
  • Irritação da pele e dos olhos
  • Confusão mental
  • Dificuldade a respirar
  • Lesões no fígado e nos rins

Além desses sintomas pode sentir ainda outros que são:

  • Palidez
  • Falta de apetite
  • Fadiga
  • Diarreia

Além disso, se estiver a amamentar deve ter ainda mais cuidado pelo facto da substância afetar o leite. Se isso acontecer, o bebê pode sofrer uma intoxicação devido à ingestão indireta do produto.

Se sofrer intoxicação derivada do produto é necessário recorrer a um médico urgentemente. Não existe uma receita caseira para o tratamento por intoxicação do produto.

Outro cuidado é não usar em roupa de crianças por serem mais vulneráveis com a intoxicação. Além disso, o produto não deve estar ao seu alcance pelo facto de ser facilmente confundido com doces.

É também recomendado que se use apenas uma bola do produto por cômodo. No entanto, pode sempre recorrer às recomendações existentes na embalagem.

Um último cuidado a ter é sempre lavar as roupas antes de as usar para retirar o cheiro de naftalina. Também pode optar por usar repelentes que sejam menos tóxicos.

Naftalina para matar barata e afastar escorpião

Apesar de ser um forte repelente, a naftalina não é capaz de matar as baratas. A única coisa capaz de fazer é afastar as baratas como qualquer outro inseto devido ao seu odor intenso.

No que diz respeito ao escorpião, o repelente não é tão eficaz pelo facto de eles serem mais resistentes. O escorpião é capaz de detectar o risco químico que é o produto e escolher outra forma de entrar. Não existe nenhuma quantidade de naftalina que ajude a afastar os escorpiões.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios