Mirtilo o que é? Para que serve? Quais os benefícios?

Neste artigo você descobrirá tudo sobre a fruta do momento o Mirtilo. Ela já está no mercado brasileiro e além de saborosa possui vários benefícios medicinais para o organismo, descubra a seguir.

Você verá para que o Mirtilo serve em nossa alimentação e seus efeitos no corpo. Como por exemplo, ele é um poderoso combatente da diabetes e doenças arteriais e muitas outras doenças que você descobrirá a seguir.

São diversos benefícios que essa frutinha que adora o frio pode nos proporcionar, os benefícios são únicos e muitas vezes difíceis de serem encontrados em outras frutas. Então acompanhe o texto e descubra por que você deve consumir Mirtilo hoje.

O que é Mirtilo?

O Mirtilo ou uva-do-monte é uma fruta da família dos Ericaceae, uma família de plantas angiospérmicas plantas que são perenes, ou seja, não perdem suas folhas no inverno.

O Mirtilo tem sua produção exclusivamente em locais muito frios de preferência com gelo, locais como a Ásia, Europa, América no Norte e alguns países da América Latina, onde há principalmente a presença de neve. Essa diferenciação do clima prejudica a chegada do fruto no Brasil, sendo necessário a importação.

No Brasil o Mirtilo é encontrado na região sul do país onde a invernos mais rigorosos, os frutos crescem em cachos da mesma maneira de como são as uvas e até por isso foi apelidado de uva do monte. Algumas características da fruta são as seguintes:

  • Seu tamanho pode variar dependendo dos nutrientes do solo e o clima.
  • Sua cor está entre os tons de azul, marrom e um roxo escuro, geralmente são mais encontrados os azuis, que na verdade não é azul ele se assemelha a cor, para ser azul seria necessário um solo eu não fosse ácido o que seria improvável
  • A coloração no tom mais próximo de azul possui um sabor mais intenso.

O Mirtilo é a muitos anos famoso nos EUA e na Europa, conhecidos como Blueberry e Arándano.

Ganhou fama no mundo inteiro e logo chegou ao sul do Brasil.  Tem por característica principal ajudar na visão (e não é por sua beleza), outro importante benefício conhecido é a redução de açucares no sangue. Mas afinal para que serve essa frutinha? Veja a seguir.

Para que serve a fruta Mirtilo?

 

A fruta tem várias vitaminas A B, C, K e E, visto que as vitaminas são tidas como necessárias para o nosso corpo, mas o mesmo não as produzem, e elas são retiradas de alimentos como o Mirtilo.

O Mirtilo possui vários minerais, açúcares e muitas fibras, e de acordo com muitas pesquisas, se descobriu que ele pode auxiliar, quando consumido diariamente, em diversas doenças. Logo a fruta serve para o tratamento de várias doenças como por exemplo:

  • Diminuição de problemas oculares como glaucoma e pressões causadas pela diabetes
  • Tratamento e controle a diabetes
  • Auxilia na correção de problemas arteriais e pode auxiliar na não formação de coágulos
  • Reduz o colesterol
  • Melhora e pode vir a curar problemas renais

Quais os benefícios da fruta Mirtilo para saúde?

 

O Mirtilo nos traz vários benefícios para o nosso corpo por causa das suas propriedades como vitaminas, minerais e proteínas. Porém sempre é necessário o auxílio médico para uma reeducação alimentar.

Nenhuma fruta irá fazer um milagre se você não estiver disposto a mudar os seus hábitos e modificar a sua vida. O Mirtilo certamente será um excelente e saboroso auxilio mas depende principalmente da sua boa vontade. Alguns dos importantes benefícios do Mirtilo para o nosso corpo são:

  • Ajuda para prevenir o câncer, por meio das suas caraterísticas antioxidantes que fazem com que o DNA não seja tão afetado com as ações oxidantes.
  • O Mirtilo possui dez vezes mais fenólicos do que o morango, outra fruta que está entre as primeiras quando o assunto é ação antioxidantes
  • Ajuda contra a diabetes, pois o mesmo diminui a taxa de açúcar do nosso corpo
  • O Mirtilo ajuda contra distúrbios oculares principalmente a catarata e contra a degeneração ocular que é tido por causa da idade e também pressão ocular (glaucoma) que pode ser causado pela diabetes ou pressão alta
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol, fazendo com que diminua os riscos de colesterol alto
  • É rico em potássio, que combate o acumulo de sódio no sangue e logo reduz a pressão arterial

Além de tais benefícios o Mirtilo ajuda no combate de infecções urinárias, na circulação do sangue pois como não permite a oxidação do sangue ele evita o acumulo de placas de gordura nas artérias.

Há contras indicação do Mirtilo?

 

As frutas podem ser consumidas in natura ou congeladas pois não irão perder suas propriedades nutricionais. Não há nenhum estudo relacionado a contraindicações.

Vale ressaltar que enquanto ao consumo do Mirtilo sempre que houver dúvida consulte o seu médico. A quantidade indicada que devemos comer do fruto varia entre porções de 40 a 50 gramas por dia para poder ter um efeito esperado.

Onde comprar o Mirtilo?

 

Como o Mirtilo é de pouco acesso no Brasil pois não possui um clima tão compatível para a produção. O maior produtor é o Sul do país, mas precisamente o Rio Grande do Sul e também é a região mais próxima de outros países com clima polar, ideias para a produção como Argentina e Chile

O estado é o maior produtor de Mirtilo no Brasil, com uma produção de 270 toneladas por safra, a perspectiva é o crescimento no próximo ano.

É possível comprar uma muda da planta online, mas para cultiva-la será necessário cuidado por causa do clima onde você mora, o mesmo tem que ser um clima frio, além disso a planta gosta de muita água.

Você encontra a fruta nas grandes capitais em casas de produtos naturais ou em mercados, a versão congelada também pode ser consumida já que a fruta não perde seus valores nutricionais devido ao congelamento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios