Manga engorda? Ajuda a emagrecer na quantidade certa!

Todas as frutas possuem os seus mitos, e a manga não seria diferente. Descubra nesse artigo tudo sobre essa fruta!

Quem nunca saboreou uma deliciosa e doce manga no verão, não sabe o verdadeiro sabor do Brasil! Essa fruta que se tornou um símbolo do verão, vem atravessando continentes até chegar às mãos do Brasileiro. Mas esquecendo um pouco do paladar, a pergunta que sempre surge é:

Manga engorda?

Então vamos descobrir nesse artigo tudo sobre essa famosa fruta, de onde ela vem, quais seus benefícios e se realmente ela pode engordar quem a consume.

Conheça os 5 benefícios da manga para a saúde

A manga é uma fruta originária do sudeste asiático, mas ganhou fama em várias partes do mundo. Tem sabor marcante, doce, muito saborosa e muito importante para manutenção da saúde do corpo e da mente.

Por ser uma fruta bastante doce, e de composta principalmente por carboidratos e fibras, a manga é considerada por muitos como vilã em dietas de emagrecimento. E então, manga engorda ou não?

Conheça 5 benefícios dessa fruta incrível e entenda por que você deve incluí-la sem medo na sua dieta de emagrecimento:

Aliado do cérebro:

A manga é muito importante para o cérebro pois é rica em vitamina E, vitamina que atua na manutenção dos neurônios. Assim promovendo melhorias no humor, e bem-estar geral, além da própria concentração em atividades do seu dia.

Assim como é aliada a sua falta pode causa problemas. A ausência dessa vitamina tem como sintoma o aumento no colesterol ruim, além de queda de cabelos e até mesmo insônia.

Pele mais bonita e saudável:

A manga possui uma quantidade significativa de vitamina B6. Logo essa vitamina tem importante propriedade antioxidante. Assim ela combate as células que são responsáveis pelo surgimento de tumor e câncer.

A manga também atua na diminuição dos danos provocados pelos radicais livres do organismo, combatendo o envelhecimento precoce, como rugas e cabelos brancos. Assim por consequência, melhorando o aspecto da pele e do cabelo.

Regula o intestino:

A manga é Rica em fibras, essa fruta quando combinada a ingestão adequada de água, tem função reguladora para o intestino. Sendo capaz de eliminar a sensação de estufamento abdominal.

Logo a manda não engorda, pelo contrário, tem o poder de causar o efeito inchaço e assim auxilia no emagrecimento.

Protege conta o câncer:

Os antioxidantes presentes na fruta atuam na proteção e manutenção celular, assim, sendo aliados na prevenção do câncer ou qualquer outro tipo de inflamação.

Ajuda a perder peso:

Mas afinal, manga engorda, emagrece ou desincha?

Ao contrário do que muitos acreditam, a manga pode ser sim uma aliada na dieta de emagrecimento.  A fruta possui, a cada 100g, 15g de carboidrato e é rica em fibras.

Assim irá auxiliar na sensação de saciedade, ou seja, não sentirá fome e também auxilia na evacuação. Logo diminui o tamanho do bolo fecal acumulado. Então a fruta é ideal para quem sofre de prisão de ventre.

Mesmo não sendo uma quantidade baixa, a fruta possui médio índice glicêmico. Isso significa que o corpo levará mais tempo para transformá-la em açúcar em comparação a vários outros alimentos.

Quanto mais tempo o corpo demora para transformar um alimento em açúcar, mais tempo se tem a sensação de saciedade

Manga engorda ou emagrece?

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Será que manga engorda ou manga emagrece, vale a pena incluir a fruta na alimentação?

A simples inclusão da fruta no cardápio não implica em ganho de peso. Como todo alimento, o segredo está na moderação.

Inclua uma porção de 100g por dia na sua alimentação, e você terá quase toda vitamina C que precisa. Além disso terá uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e minerais importantes.

A fruta em si não tem poderes de queima de gordura, ou seja, ela não irá queimar a gordura em seu corpo. Logo, se a avaliação sobre o emagrecimento partir dessa análise, então a manga não irá emagrecer.

Mas a manga tem o poder de eliminar o bolo fecal que muitas vezes pode ser um problema para quem tem dificuldade de evacuação. Assim a manga, rica em fibras, ajuda na eliminação do peso, causado pelo acumulo de fezes em seu intestino.

Dieta da manga emagrece de verdade

Esqueça essa história de que manga engorda!  As fibras presentes nela lhe transmitem a sensação de saciedade por mais tempo, ou seja, farão com que a fome demore mais a chegar. Já as fibras têm como função regular o trânsito intestinal, diminuindo inchaço abdominal.

Essa fruta combina muito bem no café da manhã, no lanche da tarde, ou no pré treino. Ainda mais se combinadas a alimentos ricos em proteínas, como tofu ou ovo cozido, e gorduras boas, como castanhas, nozes, abacate.

Além da versão in natura, a manga vai muito bem em forma de sobremesas e sucos, sorvetes e caldas. Porém, é importante ter cautela com a adição de açúcar nesses alimentos. O ideal é que não se adicione açúcar, se possível utilize adoçantes naturais como de Stévia, por exemplo.

Uma boa ideia é criar saladas de frutas com manga ou misturar na sua salada no almoço ou na janta. Além dos benefícios da manga, você consumirá uma diversidade de outras vitaminas e minerais, além de saborear uma receita rica nutricionalmente e incrivelmente deliciosa.

Outra dica legal é criar vitaminas com a fruta. Ainda é muito popular o mito que manga com leite faz mal. Mais um mito, pois não dados científicos que comprovem alguma reação pela mistura desses alimentos.

Então adicione a fruta a um copo de leite (300 ml), use metade de uma manga (100g), além de chia e linhaça. Você terá uma bebida deliciosa, rápida de fazer, livre de adição de açúcares e muito nutritiva.

Quando incluídas em uma dieta balanceada, a manga se torna aliada na perda de peso, pois você terá mais saciedade ao consumi-la e assim comerá menos. Porém sempre controle a quantidade, em grandes porções ela pode vir a engordar.

Sempre peça ajuda de um profissional da área da saúde para lhe passar as melhores prescrições alimentares. Pronto agora é só escolher a sua fruta e bom apetite!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios