Limão siciliano para que serve? Conheça suas propriedades e benefícios!

O limão siciliano veio para inovar os sabores na culinária e com vitaminas que fazem revolução no quesito saúde. Os benefícios do consumo deste limão, podem ser notadas dos pés à cabeça, veja a seguir.

As mil e umas utilidades e a fragrância adocicada do limão siciliano são sua marca registrada. Além de um convite para desfrutar sua suculência. Muitos não sabem da diferença de sabor do limão tradicional mas é uma boa dica para você experimentar.

O sumo desta fruta contém a menor acidez entre os limões e ainda por cima contém propriedades medicinais comprovadas. O suco dela é muito mais suave e lembra tons de eucalipto.

É preciso saber um pouco para usar todo o potencial do limão siciliano. Então conheça a seguir dicas e receitas simples que darão mais sabor a sua vida.

Saiba os principais benefícios do limão siciliano

 

Entre os limões disponíveis no mercado brasileiro o siciliano é o que oferece maior quantidade vitamina C. Que por sua vez ajuda a fortalecer o sistema imune, prevenindo gripes e resfriados.

Muitos não sabem, mas o limão Taiti, muito vendido no Brasil inteiro, não é considerado limão e sim uma lima, isso tecnicamente. Já o limão siciliano é sim um limão.

A fruta amarela também brinda quem a consome com vitamina A e quase todo o complexo de vitaminas B. A essas se somam ainda uma variedade imensa de minerais, tudo isso com menos de 30 calorias por unidade.

A baixa acidez do limão siciliano também o torna tolerável para pessoas com gastrite, se consumido em pequenas quantidades. Normalmente o consumo de alimentos ácidos aumentam a dor estomacal, sentida por quem tem esta doença.

Entre os benefícios que oferece ao corpo humano, está a grande ajuda que fornece aos rins. Pois o consumo de limão siciliano ajuda a prevenir os cálculos renais, funcionando como um diluidor dos mesmos.

Doenças cardiovasculares e a anemia também podem ser prevenidas com o consumo do limão siciliano. A simples adição de umas gotinhas na água consumida diariamente por uma pessoa já refletem no organismo.

Como e quando comprar o limão siciliano?

 

A colheita do limão siciliano se dá no início do inverno, vai ser mais fácil encontra-lo nesta época. Por ser uma fruta de origem europeia não se dá muito bem com o calor.

Seu plantio não é muito comum no Brasil, mas ele vendido em grande mercados e feiras da mesma forma. Ainda que a variedade brasileira possua um amarelo menos intenso que a fruta exportada dos Estados Unidos.

Para escolher bem um limão siciliano deve-se escolher os que tenham menor resistência na casca. Pois os mais firmes têm menor quantidade de liquido em seu interior, tornando-o inviável para uso.

O preço varia entre os 8 e 15 reais por quilo no centro do estado dependendo da época e local onde for comprado. Já no sul onde há grande produção, você pode encontrar quase ao mesmo preço do limão Taiti, por volta de 3 reais o kg.

Onde se vende mais barato é no mercado municipal, pois lá vendas no varejo tem preços quase iguais ao atacado e uma grande transição de mercadorias vindo de todos os cantos do Brasil.

Receitas de limão siciliano

 

Pode-se fazer muitas receitas o limão siciliano, apesar de que a mais tradicional seja o suco com água e açúcar. Tal adição é feita por costume, mas não é boa para manter as qualidades nutritivas da fruta.

A opção é colocar rodelas de limão em uma jarra com água e deixar que o sabor se distribua naturalmente. Neste caso a receita é mais de uma água saborizada do que de um suco.

Outra receita também muito descomplicada é a maionese caseira, que fica muito mais perfumada com limão siciliano. Basta bater no liquidificador um ovo, duas colheres de suco e adicionar óleo de canola até ficar firme.

Um mousse de limão siciliano chega a usar somente cinco ingredientes ou menos. É uma deliciosa opção de sobremesa, mas se adicionam leite condensado nessas receitas, tornando elas não indicadas para diabéticos.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Suco de limão siciliano com hortelã

 

Se o calor é grande e dá vontade de tomar algo gelado, um suco natural é a escolha mais acertada. Ainda mais se for sem adição nenhuma de açúcar, como essa receita:

Ingredientes

  • 3 limões sicilianos descascados
  • 800 ml de água mineral ou filtrada
  • 10 folhas de hortelã lavadas
  • Mel a gosto para adoçar

Modo de preparo

  1. Tire toda a parte branca que fica entre o limão e a casca amarela, ela que amarga o suco
  2. Corte os limões em quatro gomos e coloque com os outros ingredientes no liquidificador durante 5 minutos aproximadamente
  3. Sirva com cubos de gelo

Vinagre ou limão siciliano na salada?

 

Saladas costumam ser temperadas com vinagre, óleo e sal, mas algumas pessoas preferem o limão. No caso do siciliano a escolha dá um perfume todo especial para qualquer tipo de salada.

Com vinagre a salada, se for de folhas, murcha mais rápido devido a ação corrosiva dos químicos contidos nele. O limão siciliano por sua vez mantém a crocância natural das verduras.

Para os que gostam de misturar doce com salgado, o vinagre acaba dissolvendo demais o sabor um no outro. Por ser uma fruta com algo de açúcar o limão siciliano ajuda a criar o limite perfeito para os sabores.

Usando uma colher do suco do limão siciliano na salada de frutas, a maça não escurece. Isso acontece porque o ácido ascórbico contido no suco do limão forma uma barreira que a protege da oxidação.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios