Folha de graviola para que serve? Conheça os 10 benefícios!

A graviola é uma fruta doce e bastante nutritiva nativa das regiões tropicais das Américas. As suas folhas são ricas em nutrientes e possuem vários benefícios.

As propriedades medicinais tanto do fruto como da folha de graviola trazem diferentes benefícios para o organismo. Além disso, a folha de graviola oferece os nutrientes essenciais para a saúde.

Está comprovado que a folha da graviola pode ter um efeito no tratamento e prevenção de vários tipos de doenças. Apesar disso, o chá feito com as folhas de graviola também pode ajudar na perda de peso.

Ao longo do artigo vamos falar das principais propriedades e benefícios que a folha de graviola traz para o nosso organismo. Falaremos também dos benefícios do chá feito a partir destas folhas e também como o fazer.

Saiba quais os benefícios e propriedades do chá de folha de graviola.

O chá proveniente da folha de graviola pode ter uma série de benefícios para a nossa saúde devido ao seu elevado valor nutritivo. Apresenta também várias vitaminas, ferro, cálcio.

Devido ao seu elevado teor de potássio, o chá de folha de graviola pode ajudar quem sofre de hipertensão pois reduz a pressão arterial de modo significativo.

Ajuda também a reduzir o colesterol, diminuí os riscos de ataque cardíaco e derrame. Pode ajudar no controlo da diabetes pois regula os níveis de açúcar no sangue de quem tem essa doença.

O chá de folha de graviola possuí uma quantidade de cálcio que ajuda numa melhor absorção do ferro. Apresenta também uma grande quantidade de fibras que ajuda a equilibrar a flora intestinal.

Devido à presença de complexos de vitamina B, o chá de folha de graviola ajuda na perda de peso de modo passivo e fornece mais energia ao seu organismo.

Por possuir várias vitaminas, o chá de folha de graviola ajuda na prevenção de constipações, cólicas, inchaço, retenção de líquidos e diarreia. Além disso, tem propriedades antivirais que ajudam no combate de infeções causadas pelo vírus da herpes.

O chá de folha de graviola tem na sua composição propriedades que fortalecem a pele e ajudam a diminuir os poros. Ajuda também na prevenção da acne e inflamações na pele.

Tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam no alívio de dores como enxaquecas, reumatismo, artrite e até dores de dentes. Além disso, ajuda no tratamento da gota pois reduz os níveis de ácido úrico presente no organismo.

Também se afirma que o chá de folha de graviola ajuda a prevenir e tratar alguns tipos de câncer sendo eles câncer da mama, garganta, pulmões, cervical e, até mesmo, leucemia.

Tudo isso está ligado ao facto de que o chá de folha de graviola possui a substância acetogenina que é um antibiótico muito potente presente no tratamento do câncer.

Os 10 principais benefícios das folhas de graviola

Por possuir várias vitaminas e minerais essenciais, a folha de graviola pode ter vários benefícios no que diz respeito à sua saúde. Dentro dos benefícios, se destacam os seguintes:

  • Ajuda a prevenir os diabetes. Por ter na sua constituição alguns fitoquímicos, as folhas de graviola ajudam a regular o nível de açúcar presente no sangue
  • Ajuda no tratamento de dores. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, a folha de graviola alivia dores sendo elas dores de estômago, músculos, costas, dentes e, até mesmo, cefaleias e enxaquecas
  • Ajuda na prevenção e tratamento da gota. A folha de graviola pode ajudar a protegê-lo da doença associada ao ácido úrico como também pode ajudar no seu tratamento
  • Ajuda a tratar reumatismo. A folha de graviola ajuda a curar qualquer dor causada pela artrite como é o caso do reumatismo
  • Ajuda no tratamento de hemorroidas. Por possuir compostos que ajudam a parar o sangramento, a folha de graviola pode ajudar no tratamento de hemorroidas. Além disso, torna os seus músculos mais relaxados o que faz com que não sinta tanta dor
  • Ajuda o sistema cardiovascular. A folha de graviola possui benefícios que ajudam a reduzir o colesterol. Além disso, ajudar a controlar a sua pressão sanguínea e previne doenças cardiovasculares
  • Ajuda a tratar doenças hepáticas. Por estimular a produção de hormônio insulínico, a folha de graviola pode tratar doenças do fígado
  • Ajuda a prevenir o envelhecimento. Por possuir uma elevada quantidade de vitamina C, a folha de graviola ajuda na libertação de antioxidantes. Esses antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que causam sinais de envelhecimento como rugas e linhas finas
  • Ajuda na digestão. O facto de a graviola possuir fibras solúveis faz com que as suas folhas ajudem no equilíbrio da flora intestinal. Ajuda também na absorção dos nutrientes
  • Ajuda a dormir. Por ser um calmante, a folha de graviola ajuda a aliviar a ansiedade, o que ajuda as pessoas a dormirem melhor. Além disso, pode ajudar quem sofre de depressão

Como fazer chá de folhas de graviola?

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Este chá pode ser confeccionado usando folhas frescas de graviola ou então pode optar por usar as folhas secas.

Porém para achar as folhas frescas, de acordo com a região que você reside no país, pode ser mais dificil.

Assim a melhor forma, por ser de mais fácil acesso são as folhas secas. Então deve começar por ferver 4 xícaras de água. Depois é só acrescentar 5 a 8 folhas de graviola e deixar em infusão de 10 a 15 minutos.

Depois é só coar e adoçar a gosto. Vale realçar que o chá deve ser consumido durante o dia que foi feito pois pode perder as suas propriedades.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios