Cachorro pode comer manga?

A manga é uma fruta deliciosa, favorita de muitas pessoas, mas você já parou para pensar se seu cachorro pode comer manga, descubra nesse artigo o que pode acontecer.

É importante este questionamento devido ao fato de que algumas frutas não são seguras para cachorros, como são para o ser humano.

Em suma, sim, seu cachorro pode comer manga. Contudo, por mais que ele possa comer manga existem algumas precauções necessárias a serem tomadas quanto você quiser dar a ele manga. Pois uma parte da fruta pode até matar seu animal.

Portanto, antes de dividir suas frutas com o seu pet pesquise se aquela fruta faz bem a ele. Logo, descubra a seguir nesse artigo todas as dicas e curiosidades sobre o consumo da fruta por seu cachorro.

Meu cachorro pode comer manga?

 

A manga pode ser ingerida pelo seu cachorro desde que você não dê a ele a casca ou as sementes. Ou seja, seu cachorro pode comer manga desde que seja a parte “carnuda” ou “suculenta” da fruta.

A casca e a semente podem ser prejudiciais e indigestas para o organismo do seu cachorro. Chegando inclusive a causar sérios problemas, no caso da semente.

Problemas tais como bloqueio no trato intestinal, obstrução intestinal ou bloqueio no esôfago. Além do mais, o caroço ou semente possui cianeto, que é extremamente tóxico para os cães.

Dessa forma, como visto a fruta pode ser ingerida pelo cão, devendo sua ingestão ocorrer em pedaços pequenos, somente da fruta “carnuda” ou da polpa.

Os sinais de envenenamento por cianeto ocorrem em cerca de 20 minutos após a ingestão. É extremamente importante o auxilio médico. Já que o cachorro pode vir a morrer.

Já quanto às qualidades da ingestão da fruta, por ser rica em fibras é inclusive recomendada à ingestão no caso de cachorros com diabetes, pois as fibras facilitam a digestão do açúcar. Assim, seu cachorro pode comer manga. Inclusive, deve ser incluída na alimentação dele.

A manga é uma fruta fonte de vitaminas, minerais e fibras. Nada mais do que um alimento versátil, ajudando na prevenção do câncer e no controle do diabetes.

Ajuda, também, na visão, pois é fonte de vitamina A, controla o colesterol, por conta dos autos índices de vitamina C. Melhora o sistema imunológico, graças ao combo de vitaminas C e A.

Para usufruir destes e diversos benefícios da fruta, mas que seu cachorro tenha uma alimentação equilibrada, que seja rica em todos os nutrientes que ele precisa, misturando a ração com porções de frutas e verduras.

Assim, as porções de frutas não devem ser em excesso, ou seja, para que não ocorra a situação de que seu cão esta comendo muita manga, várias vezes por semana. O cachorro pode comer manga e até outras frutas, em porções pequenas.

Ela também possui vitamina B, que auxiliam na pele, produção de hormônios e proteínas, neurotransmissores e inclusive auxiliam na prevenção do câncer.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Frutas para cachorro: benefícios e cuidados

 

É natural a vontade de dividir alimentos com seu cachorro ou de inserir na sua alimentação. Os alimentos que consideramos saudáveis são exemplos que podem ser inseridos em suas dietas.

Muitos alimentos como frutas ou cereais podem ser benéficos para os cachorros, podendo ser inseridas em sua alimentação, contudo, é preciso redobrar os cuidados, pois algumas também não fazem bem e podem até matar seu bichinho de estimação.

A primeira coisa a se fazer antes de dar uma fruta para seu cachorro é verificar com o médico veterinário dele se ele pode ingerir a fruta.

Veja a seguir boas frutas que possuem níveis nutricionais adequados e que dificilmente podem causar alguma reação ou intoxicação em seu pet:

  • Banana
  • Caqui
  • Laranja
  • Maça
  • Manga
  • Melancia
  • Melão
  • Mirtilo

Grande maioria dos benefícios que as frutas fazem para o ser humano também podem fazer para o seu pet. Logo a prevenção de câimbra, cegueira por velhice, osteoporose e doenças relacionadas a locomoção podem ser auxiliadas com o consumo de frutas.

A saúde canina depende exclusivamente de uma dieta balanceada, com óleos essenciais que auxiliam na prevenção de doenças como câncer, problemas cardíacos e na pele.

Lembrando que sempre é importante, antes de dar a fruta ao seu cachorro, conversar com um veterinário e ter a certeza de que a mesma não tem casca ou sementes/caroço sempre observando alguma reação que possa vir a ocorrer.

Já que na maioria dos casos os riscos para a saúde do animal encontram-se na casca das frutas ou nas sementes e caroços.

Como por exemplo, a manga, que em seu caroço contem o ácido cianídrico (HCN), cianureto, que pode matar seu cachorro por envenenamento.

A inserção das frutas no cardápio canino deve ocorrer com cerca de 15% ou 20% dos alimentos ingeridos sejam frutas ou verduras.

Nada, além disso, pois se o número aumentar as chances de as frutas e verduras prejudicar seu animalzinho são enormes.

Sempre higienize qualquer tipo de fruto, afim de que as impurezas dos componentes tóxicos das plantações sejam eliminadas, além disso, faça porções pequenas para que também aja melhor digestão do alimento.

Animal não é igual ao ser humano!

 

Precisa-se levar em conta que o organismo do cachorro não é igual ao organismo do ser humano, não precisando da ingestão de frutas e verduras na mesma quantidade que um homem.

Um exemplo disso é a dificuldade que eles possuem em digerir o açúcar e muitas frutas possuem um grau altíssimo de açúcar.

As frutas são importantes e precisam estar presentes na alimentação, basta se adequarem as necessidades de cada animalzinho e estarem sempre atentas às orientações do medico veterinários, evitando assim complicações e deixando seu cachorro sempre na melhor forma possível.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios