Planta Medicinal ARANTO: Para que serve? Como usar?

Aranto é uma planta medicinal de origem africana e muito popular no Brasil. Conheça melhor todas as suas propriedades.

O aranto planta medicinal é vastamente encontrada na América do Sul. Principalmente na região da Amazônia. Porém é visto de forma abundante em praticamente todas as regiões do Brasil

O aranto já vem passando por estudos para comprovar suas capacidades medicinais aqui no Brasil, entretanto também tem sido amplamente estudado em outros países como Argentina e Colômbia.

Essa planta tem sido muita citada por suas capacidades curativas, e até mesmo para o tratamento de câncer. Pois se enquadra nos casos em que o conhecimento de suas propriedades é passado de geração em geração.

Continue lendo e conheça mais dessa planta medicinal nativa da ilha de Madagascar.

Aranto planta medicinal ajuda a curar câncer? Conheça suas propriedades medicinais!

 

O Aranto planta medicinal tem sido amplamente divulgado como um tratamento alternativo para o câncer. Porém, mesmo que muitos acreditem no poder de cura dessa planta isso ainda não ficou comprovado.

Seu nome científico é kalanchoe daigremontiana, e pertence a uma família de plantas que tem o bufadienolídeo como uma de suas propriedades. Assim, acreditam que essa substância seria a responsável pelo combate ao Câncer.

Já existem alguns estudos, inclusive na USP – Universidade de São Paulo, sobre esse assunto. Entretanto o fato do aranto curar o câncer ainda não foi comprovado cientificamente.

Sendo assim ainda é necessário aguardar um pouco mais o avanço de estudos e pesquisas científicas.

Vale ressaltar que um possível tratamento com o aranto planta medicinal não substitui outros tratamentos. Pois é necessário trata-lo apenas uma forma complementar.

Aranto o que é?

O Aranto é uma planta também conhecida como Backbone diabo, ela costuma brotar espontaneamente, não sendo necessário muitos cuidados para o seu cultivo.

No entanto, existem várias espécies porém algumas não são próprias para consumo.

Nos dias de hoje é comumente encontrado em todo o país, pois sua reprodução ocorre de forma fácil e rápida. Porém caso você deseje utilizar o aranto para fins medicinais é aconselhável que procure um médico.

Mesmo sendo considerada uma planta medicinal é necessário alguns cuidados no seu uso, pois o excesso pode acabar causando intoxicação. Também não é indicado o consumo para pessoas que possuem pressão baixa.

Para que serve a incrível planta

Aranto planta medicinal chegou no brasil ainda na época da colonização trazida por escravos. Logo começou a ser utilizado para fazer sucos ou Chás. Além disso, algumas pessoas já o comem cru, adicionado a folha a saladas.

Suco de aranto

Para fazer suco de aranto será necessário 1 folha e 200ml de água. Depois de separar e lavar a folha bata tudo no liquidificador e o suco já estará pronto.

Entretanto é aconselhado que o suco seja consumido logo após o preparo pois ainda mantém as suas propriedades.

Chá de Aranto

Nesse caso serão necessárias 3 folhas de aranto e 200ml de água. Assim, é só ferver a água já com as folhas e depois deixar descansando por 2 minutos. Depois retire a folha e adoce, caso ache necessário.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

5 maiores benefícios da planta medicinal aranto

 

O aranto planta medicinal produz alguns efeitos positivos no nosso corpo e alguns podem até salvar vidas. Então veja abaixo os principais benefícios:

Reduz o estresse

Os compostos chamados flavonoides e ácidos fenólicos estão presente no aranto planta medicinal e tem propriedades antioxidantes.

Sendo assim, proporcionam a eliminação dos radicais livres do organismo combatendo os efeitos gerados pelo estresse.

Preserva a visão

Para manter a sua córnea em bom estado é recomendado que combine o uso do extrato de aranto com o consumo de betacaroteno. Logo, isso te ajudará a manter uma boa visão

Protege o coração

O Aranto tem um substância chamada polifenóis, ela ajuda a elevar os níveis do colesterol considerado bom e a abaixar o mau colesterol. Sendo assim auxilia a sua saúde cardiovascular.

Além de prevenir o surgimento de trombos que podem levar a ataques cardíacos caso tenha as venhas bloqueadas por placas de gordura.

É adstringente e cicatrizante

A sua função adstringente é muito útil e acaba auxiliando no tratamento principalmente de doenças do trato digestivo.

Por exemplo, inflamações intestinais, problemas no estômago, cólicas intestinais e até gastroenterite.

É Fungicida e bactericida

Após muitos testes laboratoriais ficou comprovada a eficiência do aranto planta medicinal para o combate de diversos tipos de fungos e bactérias.

 

Outros benefícios do Aranto

Além dos benefícios citados acima ainda podemos ressaltar o aranto planta medicinal como um ótimo antibiótico, antiviral e anticoagulante, veja.

Antibiótico

O poder antibiótico do aranto planta medicinal vem sendo utilizado para o tratamento de feridas externas e até mesmo infecções na garganta.

Nesses casos geralmente é indicado que seja feito o gargarejo ou a compressa diretamente no local ferido.

Antiviral

Em laboratório o aranto mostrou-se muito eficaz para o tratamento de vírus como Herpes (tipo 1 e 2). Recomenda-se nesses casos que ele seja utilizado em forma de compressa.

Muitas pessoas a utilizam em outros tratamentos cutâneos, na forma popular antes de ter uma consulta mais detalhada com o médico. Mas vale ressaltar que o diagnóstico do médico sempre é necessário para a cura das doenças.

Anticoagulante

O aranto planta medicinal também auxilia na diminuição da ação das plaquetas, diminuindo a coagulação do sangue dentro de artérias ou veias. Por isso vem sendo utilizado para auxiliar ao tratamento da trombose.

Já que a trombose é uma doença silenciosa e pode levar a morte quando há deslocamento dos trombos. Podendo causar embolia pulmonar, ataque cardíaco e até acidente vascular cerebral (AVC)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios