Amendoim engorda? Ajuda a emagrecer e faz bem ao coração!

Amendoim é uma fruta oleaginosa, assim como as nozes e castanhas. Sua ingestão traz muitos benefícios por suas propriedades e nutrientes. Confira agora quais são eles.

O amendoim é um dos alimentos mais nutritivos e tem origem antiga na América Latina. Porém, ele só começou a ser mais consumido em meados do século XX.

Esse alimento possui diversas vantagens e benefícios para a alimentação. Auxilia na perda de peso, no controle da pressão cardiovascular, no estoque energético. Seu consumo de forma adequada faz muito bem para o organismo. Veja a seguir se ele ajuda a emagrecer e se há mais benefícios.

O que é amendoim e para que serve?

 

O amendoim é advindo de uma planta com origem latina. Essa espécie possui frutos que são o amendoim, rico em proteína e gorduras. O amendoim é um alimento extremamente versátil e pode ser consumido de várias formas:

  • Amendoim cru ou torrado
  • Com casca e sem casca
  • Pasta de amendoim
  • Farinha de amendoim
  • Óleo de amendoim
  • Paçoca
  • Leite de amendoim

E ainda possui várias outras utilidades. A ideia de que amendoim engorda é errada. Mas o amendoim deve ser consumido de forma equilibrada para que não venha a fazer mal para a saúde.

 As propriedades do amendoim vão de proteção do sistema cardiovascular a prevenção de câncer.

Cada forma do amendoim possui propriedades diferentes por estarem combinados com outros alimentos e temperos.

O óleo do amendoim é mais benéfico por ter uma digestibilidade bem alta e ter os nutrientes que o tornam uma das principais fontes de óleo vegetal.

Mas, assim como tudo, o consumo do amendoim exige alguns cuidados e precauções. Ele pode causar alergia e dependendo da quantidade consumida pode levar a outras doenças.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Conheça os 5 Benefícios do amendoim para a saúde

 

O amendoim é consumido de várias formas diferentes, salgado, doce, em pasta. Ele é rico em proteínas e gorduras, com um alto teor calórico e pouco carboidrato.

Mas ainda assim, o amendoim não engorda a não ser que seja consumido em excesso, afinal tudo que em  cesso faz mal. Confira agora 5 benefícios do amendoim para a saúde:

·       Formação de músculos:

Por ser rico em proteínas o amendoim ajuda na construção de músculos. Os aminoácidos presentes nas proteínas são responsáveis pelo crescimento muscular, então a junção da ingestão de proteínas mais exercício físico vão garantir um fortalecimento muscular.

·       Auxilia o sistema cardiovascular:

O amendoim ajuda no controle da pressão arterial e também possui uma substância chamada resveratrol, que é responsável por defender o sistema cardiovascular.

·       Rico em antioxidantes:

O amendoim é rico em polifenol, substância que possui efeito antioxidante. O efeito antioxidante consiste na proteção da célula dos radicais livres, isso faz com que doenças como câncer, problemas cardíacos sejam prevenidos.

·       Fonte de gorduras boas:

Assim como o ovo, o amendoim também possui gorduras boas. Essas gorduras ajudam em dietas saudáveis que buscam tanto o emagrecimento ou aumento do peso. Gorduras boas são imprescindíveis em uma dieta, é recomendado sempre priorizar sua ingestão a gordura ruim, o LDL.

·         Melhora o humor:

O amendoim possui uma substância chamada triptofano. Ela ajuda a diminuir o estresse e a melhorar o humor porque ela produz hormônios que vão dar a sensação de bem-estar.

Amendoim ajuda a emagrecer?

 

A gordura presente no amendoim é a chamada gordura boa. Essa gordura ajuda sim a emagrecer e ao contrário do que dizem, diminuir o seu consumo pode levar a aumento do peso, por isso adicionar o amendoim na dieta é bastante benéfico e vantajoso.

Muitos pensam que amendoim engorda por possuir gorduras boas, mas elas vão aumentar o processo metabólico do corpo e assim levar ao emagrecimento e perda de peso. As gorduras do amendoim serão as responsáveis por acelerar o metabolismo do corpo.

Além disso, o amendoim também auxilia na manutenção da insulina que reduz os picos de glicemia corporais e consequentemente diminuindo o aumento da massa corporal.

O consumo do amendoim vai proporcionar uma sensação de saciedade que vai ajudar ainda mais no emagrecimento e perda de peso.

Cuidados com o amendoim

 

Algumas pessoas podem ter alergia ao amendoim e, por isso não devem consumi-lo. As reações alérgicas do amendoim podem ser:

  • Asfixia
  • Úlceras bucais
  • Diarreias
  • Colapso cerebral
  • Em situações extremas, até morte

Por isso, é muito importante saber se o seu corpo não possui nenhuma reação alérgica a amendoim antes de consumi-lo.

Mas mesmo sem alergia, não é recomendado exagerar na dose diária de amendoim para não engordar e por que pode ser prejudicial à saúde.

O amendoim, em semente, possui fatores anti nutricionais, assim como a soja, feijão e grão-de-bico.

Portanto, esses alimentos têm que ser deixados de molho antes do seu consumo para liberar os fitatos, que causam inchaço, gases e reduzem o valor nutricional dos alimentos.

Receitas com amendoim

 

Se consumido de maneira saudável e equilibrada o amendoim não engorda. Confira agora algumas receitas utilizando amendoim:

Paçoca saudável

Ingredientes:

  • 2 xícaras de amendoim torrado sem casca e sem sal
  • 1 xícara de farelo de aveia
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de açúcar (de preferência demerara)
  • Sal a gosto

Depois de torrar o amendoim, coloque ele ainda quente no processador junto com a manteiga e bata até obter uma pasta. Adicione açúcar e bata mais. Por fim, coloque a aveia e o sal, bata mais um pouco. Então, está pronta a paçoca e é só fazer do formato de sua preferência.

Cookie de amendoim

Ingredientes:

  • 1 xícara de amendoim em farinha
  • 1 clara de ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de nibs de cacau

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture até obter uma massa homogênea. Depois que a massa estiver pronta, faça bolinhas e coloque em uma forma untada. Por cima das bolinhas coloque o nibs de cacau. Então, basta colocar no forno em uma temperatura média por 15 minutos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios