Alho poró o que é? Emagrece? Para que serve? Quais os benefícios?

De receitas deliciosas a benefícios importantes para a saúde, saiba tudo nesse artigo sobre alho poró e suas particularidades que o fazem ser mais que um tempero e sim um excelente remédio.

Amado principalmente em países orientais, o alho poró tem sido apreciado também na culinária brasileira. Seja com arroz, batata, ou feito em creme e quiche, o vegetal é um alimento versátil que tem fama de emagrecedor.

Seu poder de antibiótico o transforma em um importante combatente de infecções virais e além disso fortalece e dá mais saúde para as mulheres gestante, descubra logo a seguir nesse artigo os segredos desse delicioso temper.

O que é alho poró?

 

Você já viu um alho poró no supermercado? Parece uma cebolinha gigante, porém sem suas folhas. Possui um sabor semelhante a cebolinha, porém, possui maior sutileza e suavidade, mas é característico e facilmente reconhecido por seus apreciadores.

Também chamado de alho porro, seu nome científico é Allium porrum. Quando bem cultivado, pode atingir até 13 centímetros de comprimento e 2 centímetros de diâmetro.

O alimento possui importante elementos como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, vitamina K, vitaminas de complexo B, vitamina C, vitamina A e vitamina E, além de ferro, fibra e ômega-3. Logo devido a essa completa fonte nutricional, é bastante utilizado em dietas emagrecedoras.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Alho poró emagrece mesmo?

 

Esse alimento tem baixa caloria, comparado a outras folhas da mesma família. Carregam somente 60 calorias em 100 gramas, e por esse motivo, é um excelente substituto do sal na cozinha para quem pretende emagrecer.

Porém não é apenas isso, o vegetal é rico em fibras, substâncias que quando consumidas regularmente ajudam no controle do sistema digestivo, que resulta na perda de peso de forma saudável.

É um excelente diurético e assim elimina líquidos em excesso do corpo além de eliminar muitas toxinas, o alho poró é considerado um emagrecedor saudável por causa dessa eliminação de toxinas.

Para que serve o alho poró?

 

Esta folha, atua como antioxidante, entardecendo assim o envelhecimento e reduz o surgimento de doenças crônicas, como diabete, Alzheimer, hipertensão arterial e câncer.

Além disso, possui alto teor de vitamina C, presente em frutas como acerola, kiwi e morango. Nutriente esse capaz de fortalecer o sistema imunológico, tornando-o resistente a gripes e resfriados.

Sua quantidade significante de ácido fólico é uma característica colaboradora durante o período de gestação. Pois essa vitamina garante o desenvolvimento do bebê e previne doenças como anencefalia, espinha bífida e anemia. Além disso, na culinária serve para a criação de diversos pratos saborosos.

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Quais os benefícios do alho poró para a saúde?

 

Tradicionalmente, o alho poró é utilizado principalmente para a saúde da mulher. Ele é conhecido como fertilizante natural e forte combatente contra cansaço e falta de ar.

Também atua como antibiótico, prevenindo assim infecções virais e doenças do fígado. E devida a liberação de óxido nítrico, o vegetal reduz as chances do crescimento de coágulos sanguíneos.

Além disso, é responsável por limpar o corpo, eliminar toxinas e sódio, aumenta o volume do urinário por ser diurético, características que resultam do combate a retenção de líquido e problemas como a pressão arterial.

Há contraindicação do alho poró?

 

Apesar de trazer diversos benefícios para a saúde, o alho poró, assim como qualquer alimento, possui contraindicações. Então é importante estar alerta para evitar o aparecimento de efeitos colaterais.

A folha não é indicada para quem sofre de úlcera ou de gastrite. Seu consumo também deve ser evitado para quem possui problemas renais devido seu alto teor de potássio.

É importante lembrar que deve ser ingerido com moderação, pois em excesso pode acarretar em tonturas, vômitos, irritação estomacal, fadiga e dificuldade respiratória.

Como usar o alho poró?

 

Que o alho poró é um grande amigo já foi bastante esclarecido. Mas como consumir este alimento da maneira correta? Confira 3 receitas fáceis e nutricionais para você preparar em casa!

1ª – Sopa

Ingredientes:

  • 2 talos de alho-poró
  • 1 Cenoura
  • 1 Cebola média
  • 1 Dente de alho amassado
  • Pimenta a gosto
  • Sal a gosto ou 1 Caldo de legumes light.

Refogue o alho poró, cortado em rodelas. Adicione restante dos ingredientes. Quando tiver cozido, acrescente a cenoura e o caldo. Deixe por aproximadamente 30 minutos fervendo.

2ª – Salada

Ingredientes:

  • Alho-Poró
  • 1 Tomate
  • Azeitonas
  • Champignons
  • Chia
  • Castanha
  • Azeite a gosto

Corte o alho poró, acrescente o tomate, as azeitonas, champignons, castanha e depois aplique a chia e o azeite a gosto.

3º – Quiche

Ingredientes:

  • 1 Talo de alho-poró
  • 1/3 Xícara de farinha de trigo
  • 5 Colheres de sopa de água gelada
  • ½ Xícara de manteiga gelada
  • ¾ Xícara de leite
  • ¾ Xícara de creme de leite
  • Sal
  • 1 Xícara de queijo ralado
  • 5 Ovos
  • 1 Limão.

1º – Misture o sal, a farinha de trigo, a manteiga e depois adicione a água aos poucos para fazer a massa.

2º – Quando atingir o ponto, faça uma bola e cubra com papel filme, deixando-a 30 minutos na geladeira.

3º- Enquanto isso, refogue o alho poró, tenha cuidado nessa parte para que não se cozinhe demais pois poderá perde um pouco o sabor se você passar do ponto.

4º – Logo em seguida, abra a massa, e coloque em forno pré-aquecido, por 10 minutos. Bata os ovos, o sal, o creme de leite, e o leite. Acrescente 1 colher de sopa de limão e as raspas.

5 º – Adicione o queijo e o alho poró. Coloque a mistura na fôrma e aqueça por aproximadamente 40 minutos. Por fim, deixe esfriar por 5 minutos para desenformar e sirva.

O alho poró é um importante aliado para a saúde, aproveite essas dicas e mude o seu habito, saúde nunca é demais!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios