Água destilada: O QUE É? PARA QUE SERVE? COMO FAZER EM CASA?

A água destilada é alcançada através de destilação da água e depois a condensação da mesma. A destilação ajuda a separar os gases, sais minerais e outras substâncias presentes na água impura.

A água destilada é utilizada geralmente em laboratórios como solvente ou reagente. Ela é uma substância quase pura, porém ainda possui resquícios de sais minerais porque não é possível os extrair por completo.

Não é recomendado beber água destilada sem recomendação médica, sua utilização se dá mais no campo laboratorial. Pois ela não possui os benefícios que a água comum possui.

Ela não tem diferença na cor da água potável, então logo se deve ter cuidado ao manuseá-la, não deixar perto de crianças e animais, afim de que não se venha a consumir. Saiba agora tudo sobre a água destilada, suas propriedades e como fazê-la em casa.

O que é água destilada e onde ela é usada

A água destilada, como diz o nome, é obtida por meio do processo de destilação da água impura e da condensação da mesma. Essa água não é totalmente pura porque não é possível separar todos os sais minerais dela. Ela pode ser produzida em laboratório e encontrada naturalmente como água de chuva.

Essa água é usada em laboratórios e indústrias e serve como solvente e reagente. Além disso, também pode ser utilizada no ferro de passar roupa a vapor porque ela impede a formação de calcário.

Sua utilidade não se resumo apenas a isso, sendo usada em baterias de automóveis, reservatório de limpa-vidros e radiadores. E pode ser utilizada na pulverização de plantas.

A água destilada não serve para consumo, sua ingestão pode desequilibrar os sais minerais do organismo. Por isso, caso acabe a ingerindo é essencial balancear a alimentação e a ingestão de água mineral para que o corpo não reaja de uma forma ruim.

Como fazer água destilada em casa

(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Existem várias maneiras de fazer água destilada em casa, conheça algumas delas:

  • Destilação com tigela de vidro:

Pegue uma panela com capacidade de 20 litros e encha até a metade de água. Coloque a tigela na água, ela não deve encostar no fundo da panela. A água da panela não deve ferver, caso ela comece a ferver abaixe o fogo.

Agora é necessário fazer a condensação através de um choque térmico, uma maneira de criá-lo é colocando a tampa da panela ao contrário e por gelo em cima dela. Após começar a condensação, aumente a temperatura e comece a ferver a água.

Esse processo deverá seguir até que alcance a quantidade de água destilada necessária, após isso basta desligar o fogo e destampar a panela. Tire o pote com a água destilada de dentro da panela, se preferir pode esperar esfriar para não se queimar. Depois é só deixar a água destilada esfriar para usá-la.

Lembrando que a agua destilada não possuem os benefícios e sais minerais tradicionais, então não deve ser consumida. Caso haja contato, procure auxílio médico urgentemente.

  • Destilação com garrafas de vidros:

Separe 2 garrafas de vidro e encha uma até a metade. Coloque as duas garrafas juntas pelo gargalo e cole com fita adesiva. Pegue uma panela grande, a encha com água e coloque para ferver. Quando a água estiver fervendo coloque a garrafa com a água dentro.

Coloque a garrafa dentro da panela de forma inclinada num ângulo de 30°. Pegue um pacote de gelo, de ervilha ou carne congelada para fazer o choque térmico e coloque sobre a garrafa que se encontra do lado de fora da panela.

A água que está na garrafa dentro da panela se transferirá para a que está fora. E então basta esperar até ter água destilada o suficiente na garrafa fora da panela e pode desligar o fogo.

Tenha cuidado com esse tipo de manuseio para evitar acidentes como queimaduras. Sempre realize em um local controlado e adequado para esse tipo de procedimento. Geralmente isso ocorre em laboratórios especializados. As informações nesse texto são educativas e sempre se deve ter atenção ao realizar.

  • Água destilada da chuva:

Também é possível recolher água destilada da chuva de forma natural. A água da chuva já é destilada e para recolhê-la basta colocar uma tigela ou vasilha do tamanho desejado na chuva e esperar até o pote ficar cheio.

Depois de cheio, deixe a tigela em repouso por algum tempo até os minerais irem para o fundo. E pronto, basta tirar a água da tigela anterior e armazenar em uma nova, ela estará pronta para ser utilizada.

Cuidados e precauções com água destilada

Como dito anteriormente, a água destilada não é própria para consumo devido a sua propriedade pura. Ela deve ser usada em laboratórios, indústrias e outros usos caseiros. A água que deve ser ingerida é a água mineral que possui os sais minerais e propriedades corretas que irão beneficiar o organismo.

Porém, pode se em uma ida ao médico ele solicitar a ingestão de água destilada devido algum problema de saúde, o seu consumo é liberado. Mas evite fazer isso sem antes consultá-lo porque pode resultar em problemas como diarreia, falta de íons e minerais no corpo, além de dificultar a absorção de certos nutrientes.

Alguns profissionais que trabalham com fisiculturismo e estética tem o costume de beber água destilada antes de competições e apresentações.

Essas pessoas fazem isso porque a substância, conhecida como água destilada, vai diminuir a aparência que seus músculos estão inchados. Isso acontece porque o organismo está desidratado e, por isso dá esse visual aos músculos.

Sempre tenha muita atenção com esse tipo de consumo e sempre realize com o aval de um médico nutricionista. Afim de que não se prejudique sua saúde.

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios