Cosplay o que é? Como fazer? Origem e Significado

Cosplay vem se tornando um termo popular, principalmente, na internet e entre o público adolescente. Mas você sabe realmente o que significa um cosplay?

E mais! Sabe como criar um cosplay, qual é a origem desse termo e de forma pode se caracterizar fielmente a um personagem?

Se você quer saber mais sobre essa interessante, divertida e recente tendência, fique por aqui e saiba tudo sobre os cosplays!

O que é Fazer um Cosplay?

 

Fazer um cosplay se trata de se fantasiar de um personagem, geralmente, da cultura pop japonesa. O termo cosplay vem do idioma inglês.

Como Montar um Cosplay?

 

Para criar um cosplay o mais próximo do personagem desejado, você precisa representar. Ou seja, não basta apenas se fantasiar, é preciso incorporar o personagem escolhido.

Porém, a caracterização é algo realmente importante. É partir dela que você dará vida ao personagem, se assemelhando a ele.

A seguir, você confere algumas dicas valiosas de como montar um cosplay bem próximo ao seu personagem favorito. Confira abaixo:

  • Separe imagens do personagem que você irá querer representar. Quanto mais referências, melhor. Procure na internet ou nos mangás (revistas japonesas de histórias em quadrinhos)
  • Pesquise sobre como o personagem escolhido se veste, suas vestimentas mais características, como o personagem se comporta, coisas que mais fala, etc.
  • Também é importante saber que, para montar um bom cosplay, você gastará um pouco, pois terá que adquirir adereços. Faça um orçamento de até quanto poderá gastar com roupas e acessórios para o personagem.
  • Fazer a roupa do personagem vai depender de como ele se veste: com peças usuais ou mais parecidas com fantasias. Nesse caso, se você tiver talento com tecidos, pode produzir as vestimentas do personagem em casa ou, então, mandar fazer em uma costureira.

Dependendo do personagem, você ainda pode encontrar fantasias prontas – há muitas região em todo o pais que possuem centros comerciais especializados em artigos de festas e fantasias e, nesses locais, você, provavelmente, poderá comprar uma fantasia pronta por preços interessantes, além dos acessórios do personagem.

  • O cabelo do personagem também é importante. Muitos personagens têm cabelos coloridos, nesses casos, é possível adquirir uma peruca ou colorir os seus próprios cabelos com papel crepom colorido molhado. A tinta do papel sai facilmente dos fios, ao serem lavados.
  • Também procure deixar o cabelo bem parecido com o do personagem escolhido – pois costuma ser uma das características mais marcantes deles. O segredo é treinar a arrumação dos cabelos antes do dia do evento ou da festa onde você comparecerá de cosplay.
  • Outro detalhe importante é a maquiagem, principalmente, para personagens femininos. A dica também é treinar antes o make, para ficar bem parecido no dia em que você aparecerá de cosplay. Use e abuse de bases, pancakes, sombras, tintas para a pele, lápis de olhos, etc.
  • Dias antes do evento em que você participará fantasiado de seu personagem escolhido, faça uma prova de tudo. Prepare-se como se fosse o dia do cosplay – assim você terá tempo hábil para fazer mudanças, caso considere que a versão do personagem deixou a desejar.
  • Saiba que algumas vezes o personagem que você desejará imitar poderá ser muito difícil de ser criado no estilo cosplay. Caso isso aconteça, escolha outros personagens, que você também goste, mas que a caracterização seja mais simples e fácil de ser feita.
  • Depois de tudo pronto, não se esqueça de incorporar o personagem. Entre no clima e se sinta mesmo como ele. Esse é o segredo dos melhores cosplays.

Confira, agora, algumas dicas para o dia do evento ou da festa em que você apresentar o seu cosplay:

  • Não descuide da higiene. Geralmente, as caracterizações são repletas de roupas que poderão fazer você sentir calor, então lembre-se , antes, de tomar um banho completo e não deixe de usar desodorante do tipo anti-transpirante. Se possível, leve o desodorante com você, para reaplicá-lo durante a ocasião.
  • Caso o evento seja pela manhã, mesmo se maquiando, capriche o uso do filtro solar (fator mínimo 30 de proteção) nas partes expostas do corpo, sobretudo no rosto.
  • Hidrate-se. Mesmo se não estiver calor, as fantasias costumam pesar, assim, é importante manter o corpo fortalecido, hidratando-o. Consuma bastante água durante o evento.
  • Caso a ocasião se trate de uma festa que vire a noite, tire alguns minutinhos para se sentar e descansar. Lembre-se que, além da fantasia, você provavelmente estará calçando sapatos que não costuma usar no dia a dia, podendo machucar os pés. Se puder, leve um par de sapatos mais confortáveis, caso o calçado da caracterização do cosplay lhe machuque durante o evento.
  • Os acessórios são fundamentais para criar um bom cosplay, porém, invista, se possível, em peças leves – como as feitas em plástico. Peças de ferro, por exemplo, costumam ser muito pesadas e até mesmo, desagradáveis de serem usadas.
  • Depois do evento, não vá dormir com o rosto maquiado. Retire qualquer pintura da face com um bom demaquilante, lave-a em seguida com água (e com um sabonete facial, se puder) e passe um hidrante leve no rosto, para regenerar a pele que foi maquiada. Isso porque maquiagens para cosplay costumam ser carregadas.
(Foto: Divulgação/Google/Imagens – Imagens livre de direitos autorais)

Qual a Origem do Cosplay?

 

Tudo indica que o cosplay tenha origem norte-americana, quando Forrest J. Ackerman – um fanático por ficção científica – tornou-se conhecido por participar de convenções e eventos caracterizado de personagens de séries do gênero. Isso em 1939.

Depois disso, a tendência caiu no esquecimento e volta a surgir na década de 1980, no Japão, através de Nobuyuki Takahashi. O jovem visitou uma feira nos Estados Unidos e se encantou com a tendência dos cosplays. A partir daí, divulgou a arte de se fantasiar de personagens, geralmente de histórias em quadrinhos e desenhos animados, para a participação de festa, feiras e eventos em geral.

Qual o significado do cosplay?

 

A palavra vem do idioma inglês. Trata -se da junção de dois termos: interpretação ou brincadeira (roleplay) com costume ou fantasia (costum/fantasy). Ou seja, significa brincar de se fantasiar.  Em geral, o cosplay é se fantasiar de personagens que fazem parte da cultura pop japonesa, embora, os personagens da Disney também são bem usados para criar-se cosplays.

Monte o seu Cosplay

 

Com esse texto, você tem tudo para montar um excelente cosplay do seu personagem preferido – basta se atentar, por exemplo, no tópico “Como montar um cosplay?”. Ele ensina você a se caracterizar e ainda dá dicas para a sua saúde e como cuidar-se depois do evento ou festa.

Vale ressaltar que o melhor cosplay é aquele que você faz com dedicação e afinco. E o mais importante: além da caracterização, você tem que realmente se identificar com o personagem que escolheu para o seu cosplay. Fazendo tudo isso, seu cosplay será um sucesso certo! Não tem como errar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios